bíblia

Pensamentos sobre a Bíblia


INÍCIO         BÍBLIA 

Testemunho de grandes escritores

e pensadores Portugueses

 

 

“A Bíblia é a glória imortal da humanidade”.

Dr. António José d’Almeida (Médico, escritor e estadista português - grande orador republicano - 1866-1929)

 

“... Deste Deus-Homem, alto e infinito,

Os Livros que tu pedes, não trazia,

Que bem posso escusar trazer escrito

Em papel o que na alma andar devia.”

Camões, Luís Vaz de (1524-1580 - Canto I - Estância 66 dos Lusíadas, o maior poeta português. Um dos maiores vultos da literatura da Renascença)

 

“Para o povo ser livre, é necessário que seja religioso e honesto; não que seja crédulo. Para que ele seja religioso e honesto é necessário que conheça as doutrinas das Escrituras Sagradas.”

Alexandre Herculano (Historiador, romancista e poeta português - 1810-1878)

 

“O Evangelho responde às necessidades da nossa alma com o amor de Deus, de outro modo não se salvaria o mundo.”

Camilo Castelo Branco (Romancista português - o mais profundo conhecedor, em todos so tempos, do tesouro da língua portuguesa)

 

“A leitura... é de todas as artes a que menos custa, e a que mais rende. Apresentando uma lista de vinte livros de sua escolha e preferência, colocou as Sagradas Escrituras em primeiro lugar.”

Castilho, António Feliciano de (1800-1890, célebre poeta e prosador português)

 

“A influência da Bíblia sobre a vida e conduta humana, prova a sua inspiração. Os lares tornam-se felizes, as vidas limpas e as nações prósperas e justas, quando se submetem aos preceitos da Santa Palavra de Deus.”

Fernando Pessoa, António Nogueira (poeta português - 1888-1935)

 

“A Bíblia prepara os crentes para serem úteis na terra e terem uma morada no Céu. Ensina quanto vale a alma ao revelar quanto custou a sua redenção. Dá a conhecer o único antídoto contra o pecado e apresenta o único código perfeito de moral.”

Alexandre Herculano (poeta, escritor e político português - 1810-1878)

 

“Em regra, a leitura da Bíblia, quando feita com as devidas disposições de espírito, é hábito que dá lugar a todas as virtudes cristãs, sendo a mais eficiente força formadora do carácter que se conhece.”

Joaquim António de Aguiar (1792-1874 - Estadista português - natural de Coimbra)

 

“Aprecio a beleza da Santa Bíblia. A Bíblia, a grande lição e a grande consolação. Fazíamos, por vezes, achados bem singulares: - e ainda recordo o meu deslumbramento quando descobri esta imensa novidade - a Bíblia.”

Eça de Queirós, José Maria de (1845-1900 - grande contista e romancista português)

 

“A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da Salvação, a condenação dos pecadores, e a felicidade dos crentes. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas Histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Leia a Bíblia para ser um sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustê-lo, e consolo para animá-lo.”

Padre António Vieira (1606-1697 - nasceu em Lisboa. Um dos maiores prosadores da língua portuguesa; é considerado um autor barroco. Orador sacro)

 

Extraído de Samuel Pinheiro; Pesquisa "Apologética"

Colocado em 11.06.2008