Cade


Historia do site de busca Cade


Gustavo Viberti começou catalogando algumas páginas na internet e disponibilizando-as em sua página pessoal, seu amigo Fabio de Oliveia acreditou no potencial comercial do serviço e lançaram em 1995 o primeiro site de buscas brasileiro. Lembro da época que tínhamos que cadastar o nosso site manualmente e esperar a confirmação umas 3 semanas depois.

O Cadê? era o Google de sua época. “Quer achar alguma coisa na internet? Vai no Cadê!”

cade




O Cadê? foi o primeiro buscador brasileiro, criado em 1995 nos moldes do Yahoo!, ou seja, funcionava como um diretório de páginas que tinham que ser catalogadas manualmente.


Uma pergunta simples, Cadê?, é sinônimo do ato de tentar buscar algo na Internet para muitos brasileiros. O site (www.cade.com.br), um dos pioneiros nacionais, ficou na memória do internauta e, apesar de há alguns anos não receber investimentos de mídia, permanece como um dos mais acessados do país quando o assunto é busca. Ainda com uma porção significativa das páginas de busca do Yahoo!, o Cadê? ganha a partir desta semana cara nova, novas funcionalidades e será plataforma de lançamento para novas tecnologias de busca no Brasil.

O Cadê foi o maior caso de sucesso entre os primeiros empreendimentos brasileiros na gustavo_fabio_cadeinternet. Foi a primeira iniciativa em buscadores nacionais, fundado em 1995 por Gustavo Viberti e Fábio Oliveira.

O site era visivelmente inspirado no norte-americano Yahoo, a começar pela interface e pela categorização em hierarquias e subseções para buscas mais específicas. Nos bastidores, conta-se que Viberti teve a idéia inicial e Oliveira foi quem acreditou na possibilidade do sucesso comercial do Cadê, buscando anunciantes e investido em propagandas para divulgar os serviços do portal.

No início, era tudo bem precário. Os sites que eram incluídos no banco de dados do Cadê precisavam ser verificados manualmente, enquanto no exterior os sistemas de buscas já trabalhavam com sistemas automáticos, como era o caso do Altavista, na época o principal mecanismo de busca utilizado no mundo.
Uma viagem no tempo, Cadê?, onde você encontrava tudo, sim, tudo. Muito antes das tecnologias utilizadas hoje pelo Google ou Yahoo, foi um marco na internet brasileira, depois que foi comprado pelo Yahoo, virou mais uma porta de entrada para este.

Mais reportagens do Especial IDG Now! 10 anos:
> Qual é o futuro da web, segundo o seu criador
> Fotos: quais os melhores hardwares e softwares?
> As 10 principais inovações dos últimos 10 anos
> 5 empresas que sobreviveram ao estouro da bolha
> Como a Mozilla construiu uma comunidade gigante
> Ouça: você está preparado para a computação invisível?
> Blog: saiba como a internet pode descomplicar sua vida
> Quais as pessoas que fizeram a diferença nos últimos 10 anos
> Linha do tempo: os fatos que marcaram a internet

Com o tempo, o Cadê se tornou uma potência da internet brasileira, inclusive, seguindo o exemplo estrangeiro de criar departamentos próprios de produção de conteúdo.

Com uma equipe de conteúdo de alta qualidade e profissionais de marketing, o time de jornalismo do Cadê deu cria a uma das iniciativas mais bacanas em matéria de conteúdo nacional, a revista Aqui!, que contava com vários colaboradores em todo o Brasil para os mais diversos assuntos, sempre antecipando novidades e tendências da sociedade em rede.

Em 1999, o Cadê foi adquirido pela StarMedia, de Fernando Espuelas, que chegou ao Brasil em processo de expansão nos mercados latino-americanos.

A empreitada não durou muito e, logo após, com o estouro da bolha, a audiência do Cadê passou a cair vertiginosamente, mas o portal conseguiu se manter no ar por um tempo, sendo depois incorporado pelo Yahoo Brasil, que adotou o sistema do Cadê para os resultados de busca do portal.



cadeO Yahoo! Cadê? mudou de cara. Descobri isto por alguns banners que estão veiculando uma campanha sobre o que você ganha usando a Busca do Yahoo!. O banner direciona para o hotsite www.oqueeuganhocomisso.com.br que mostra as novidades como a sugestão de pesquisa em AJAX e um box de personalização com os itens como Yahoo! Respostas, dica do dia e top 10 da semana.

Para quem não sabe, o Cadê? é a única marca diferente no mundo do Yahoo! para buscas. Que bom que o Yahoo! está preocupado com soluções de busca para o país. Este parece ser o primeiro de alguns investimentos previstos para o pais este ano. Conheço pessoas que tem na cabeça URL do Cadê para buscar informações. Para elas ter um auto completar pode ser uma boa.

A busca do Yahoo continua igual. O que é mudou foi a home do Cadê. A cara do Cadê já era diferenciada, mas agora ela está bem mais bonita. Compare a versão atual com a versão antiga e veja o que acha:

cade-velho.gif cade-novo.gif


O trio Cadê?, Yahoo! e Altavista dominaram o mercado de buscas brasileiro até 1999, quando o Google começou a ganhar popularidade por aqui.

Cadê

antes…

cade-antigo

Como era um diretório, o Cadê listava as diferentes categorias de websites na página principal.

…e depois

cade-novo

Em 2002 foi adquirido pelo Yahoo! Brasil, passando a ser chamado de Yaho! Cadê?, que existe até hoje, apesar de ser muito pouco usado.


O que é CADE e para que ele serve?

Se você estiver se referindo ao CADE, site de pesquisa (www.cade.com.br), ele tem um funcionamento muito semelhante ao Google (www.google.com.br), onde se digita um ítem para pesquisa, e ele se encarrega de localizar, com base em muitas variáveis, os sites que podem interessar de acordo com a palavra digitada. O site www.cade.com.br é um buscador online da empresa e site Yahoo! é menos visitado e conhecido do que o Google, os resultados nao sao tao refinados e nao tao objetivos, ele se asemelha com o Bing da microsoft, entre cade e google, prefiro o google.
O Cadê? (atualmente, Yahoo! Cadê?) foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, fundada em meados de setembro de 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira. Trata-se hoje de um sítio de buscas eletrônicas pertencente ao Yahoo! Brasil.

Como posso apagar os sites procurados pelo cadê?


Para excluir os Hístóricos pesquisados na Internet você deve clicar com o Botão direito do mouse sobre o Icone da Internet e depois em excluir histórico.

Leia mais sobre Hístóricos


Para divulgar seu site de forma gratuita no Cadê


O Cadê? durante muito tempo reinou de forma absoluta no segmento de sites de busca no Brasil, porém após ser adquirido pelo grupo do Yahoo! que trocou seu layout e conteúdo, ele perdeu grande parte da sua identidade regional e a qualidade de buscar bem por sites no Brasil, o Cadê? hoje nada mais é do que uma outra porta de entrada para o banco de dados do Yahoo!. Mas partindo do princípio de que "quem já foi rei nunca perde a majestade" o Cadê? aqui no Brasil, apesar de não ter a fama que tinha, ainda é mais forte que o próprio Yahoo! perante aos brasileiros, o que faz dele uma opção interessante e indispensável na hora de divulgar o seu site.


Para divulgar seu site de forma gratuita no Cadê? acesse: http://cade.search.yahoo.com/free/request


Para poder incluir a URL de seu site no Cadê? ou Yahoo! é necessário que você seja um usuário cadastrado no Yahoo, mas isto não é problema, basta você realizar um cadastro gratuito conforme as orientações da própria página, e assim que terminar o cadastro basta incluir a sua URL e aguardar algumas semanas para que os robôs do Yahoo! comecem a varrer o seu site para publicação.


O mesmo procedimento pode ser feito no Yahoo! através da URL: http://br.search.yahoo.com/free/submit



Qual a origem da palavra "cadê"?



UM BOM DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO PODERÁ LHE DAR A RAZÃO MAIS EXATA.

DO POUCO QUE CONHEÇO É UMA VARIANTE DAS EXPRESSÕES E PALAVARAS: QUEDE (Ê), QUE É (FEITO) DE; QUEDÊ.

TEM O SIGNIFICADO DE "ONDE ESTÁ?" E "QUE É DE?"

SÃO FORMAS FAMILIARES DE SE REFERIR.

QUEDE, QUEDÊ E CADÊ, SÃO "EVOLUÇÕES" ASSEMELHADAS AO QUE OCORREU COM A EXPRESSÃO:

VOSSA MERCÈ=VOSSEMECÊ=VOSMECÊ=VOCÊ.

Simplificando, com duas sílabas se diz muita coisa:
Cadê
O que é de
O que é feito de












Comments