A história do desenvolvimento dos sites de busca na Internet



             A história do desenvolvimento dos sites de busca na Internet 

 

Em 1993, um aluno do MIT Matthew Gray criou o que é considerado o

primeiro robô, chamado de World Wide Web Wanderer. Foi inicialmente utilizado para a contagem de servidores Web para medir o tamanho da web. The Wanderer funcionou de 1993 a 1995. Mais tarde, foi utilizado para obter URLs, formando o primeiro banco de dados de indexação de sites chamado Wandex.

Um robô é um programa que automaticamente atravessa a estrutura do hipertexto da Web, recuperando todos os documentos que são referenciados. Robôs da Web são por vezes referido como andarilhos da web, crawlers ou spiders. Estes nomes são um pouco enganadores porque dá a impressão que o software se move entre os locais como um vírus, este não é o caso, um robô simplesmente visita sites pora solicitar os documentos deles. "
Inicialmente, os robôs criaram um pouco de controvérsia, como se cosumava grandes quantidades de largura de banda, às vezes causando nos servidores. Os robôs mais recentes são otimizados e agora são usados para a construção de índices nos msites de busca.

Em 1993, Martijn Koster cria o Aliweb (Archie-Like Indexing da Web). Aliweb permitiu que os usuários enviem suas próprias páginas a serem indexadas para ser usada na internet. Segundo Koster, "Aliweb foi um site de busca com base na meta automatizada de coleta de dados, para a web."
Eventualmente,como parecia a Web poderia ser rentável, os investidores começaram a se envolver.E os sites de busca tornarão-se um grande negócio.

Excite foi introduzido em 1993 por seis estudantes da Universidade de Stanford. E dentro de um ano subimetido a análise de estatística de relações de palavra para auxiliar no processo de busca., Excite foi construida e entrou em operação em dezembro de 1995. Hoje é uma parte da empresa AskJeeves.

Galaxy foi criada em 1994 como parte do Consórcio de Pesquisa MCC na Universidade do Texas, em Austin. Ele acabou por ser usado na Universidade e, depois foi transferido por várias empresas. Foi criado como um diretório, usando, Telnet recursos de pesquisa para sua melhor funcionalidade de busca na web.

Jerry Yang e David Filo criarão o Yahoo criado em 1994. Ele começou como uma lista de seus sites favoritos. O que fez a diferença foi que cada entrada, além da URL, teve uma descrição da página. Dentro de um ano a dois financiamentos foram recebidos e Yahoo, a empresa, foi criada.

WebCrawler foi desenvolvido. Foi o primeiro site de pesquisa de texto completo na Internet, todo o texto de cada página foi indexada pela primeira vez.

Lycos apresenta recuperação de relevância, a correspondência de prefixo, e da proximidade de palavras, em 1994. Foi um grande mecanismo de busca, indexou mais de 60 milhões de documentos em 1996, foi o maior de qualquer site de busca, ao mesmo tempo. Como muitos dos outros sites de busca, Lycos foi criado em um ambiente universitário da Universidade Carnegie Mellon pelo Dr. Michael Mauldin.

Infoseek entrou em operação em 1995. E ele realmente não traz nada de novo à cena dos sites de busca. É agora propriedade da Walt Disney Internet Group e o domínio Go.com.

Alta Vista também começou em 1995. Foi o primeiro site de busca a permitir investigação a linguagem natural e avançadas técnicas de investigação.Ele também fornece uma pesquisa de multimídia para fotos, músicas e vídeos.
Inktomi começou em 1996 na Universidade de Berkeley. Em junho de 1999 Inktomi introduzido um mecanismo de pesquisa de diretório powered by "indução" conceito de tecnologia. "Indução Concept", segundo a empresa, "tem a experiência de análise humana e aplica os mesmos hábitos de uma análise computadorizada de vínculos, uso e outros padrões para determinar quais sites são mais populares e os mais produtivos." Inktomi foi comprado pelo Yahoo em 2003.

AskJeeves e Northern Light foram ambos lançados em 1997.

Google foi lançada em 1997 por Sergey Brin e Larry Page, como parte de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford. Ele usa as ligações de entrada para classificar sites. Em 1998, o MSN Search e o Open Directory também foram iniciados. O Open Directory, de acordo com seu site, "é o maior, e mais completo diretório da web editado. Ele é construído e mantido por uma vasta comunidade global de editores voluntários." Pretende-se tornar o "catálogo definitivo da web." O diretório é mantido pela contribuição humana.

Conclusão

Isso termina nosso breve olhar sobre a história dos sites de pesquiza.

Um  vídeo está na rede para assistirmos e até é possível fazer o download. Trata-se do documentário do Discovery Channel “Internet – A busca”. Um documentário de 42:40 min que conta a história do desenvolvimento dos sites de busca (Yahoo, Excite, AltaVista e Google) e, paralelamente a isso, um pedaço da história da Grande Rede, com alguns de seus maiores protagonistas (universidades, investidores, professores universitários e, claro, os “inventores”) e o desenvolvimento de tipos de negócio no ciberespaço.

bing

Como mostra o documentário do Discovery sobre as empresas que produzem ferramentas de pesquisa/busca na Internet estas geralmente começaram como pequenos negócios, de jovens empreendedores, até tornaram-se gigantes como o Google e o Yahoo. Porém, o recente lançamento do buscador Bing, da Microsoft, modifica essa tendência. Criado para competir com o Google, principalmente, o Bing substitui outros motores de busca da Microsoft (Live Search e MSN Search). Muitos serviços também já desapareceram ou perderam importância: Altavista, Cadê e Miner, até a atual hegemonia do Google. O Bing se mostrará útil aos usuários e irá sobreviver? Um teste interessante deste buscador pode ser feito neste site aqui, que divide a tela em dois (veja imagem abaixo) e faz a busca no Bing e no Google, ao mesmo tempo. Com o termo "mídias na educação", no Bing, este blog ficou em primeiro; já no Google, aparece no terceiro lugar. Nada mal, nos dois, não?




Comments