como se mede a velocidade da internet
















Saiba como se mede a
velocidade da internet




Como funciona e se mede a velocidade da internet

A diferença básica entre Bytes e bits:
Cabe primeiramente esclarecer uma nomenclatura que pode causar ambiguidade, preste atenção que a letra "b" (referindo-se aos bits) tem diferentes significados quando representada por um caracter maiúsculo ou minúsculo:

B - Byte
b - Bit

Como sabemos, 1 Byte é um octeto de 8 bits. Isto significa que para um conjunto de 8 bits, temos 1 Byte. Partindo-se desse princípio, conferimos que 1KB (KiloByte) corresponde à 8Kb (Kilobit), aplicando a mesma regra, verificamos que 1MB (MegaByte) corresponde a 8Mb (Megabit).
Portanto, pode-se perceber que para passarmos de bit para Byte, basta dividir por 8 e para passarmos de Byte para bit basta multiplicarmos por 8.

Unidade de tempo:
A unidade de tempo que utilizamos para fazer as medições é o "segundo" (s) e a letra "p" representa a palavra "por". Logo, quando escrevemos 2mbps. Lê-se dois Megabit por segundo.

Taxa de transferência (KB/seg) x Velocidade de conexão (kbps):
Quando dizemos que estamos fazendo um download a 32KB/s por exemplo, significa que, para cada segundo de conexão, 32KB são transferidos. Isto chama-se taxa de transferência. Com isto, pode-se afirmar que a velocidade da conexão é de 256kbps. Pois é o resultado da multiplicação de 32 por 8.

 

Tendo estes conhecimentos acima você pode entender como é feito o cálculo da velocidade da sua conexão!

Na prática:
Quando o usuário clica em "iniciar teste", um arquivo de 100KB é transferido e juntamente ao início da transferência desse arquivo é iniciado um cronômetro que pára quando o arquivo for completamente transferido. Tendo estes dados, fazemos um cálculo simples de tamanho do arquivo (kb) sobre tempo (s) gerando a notação kbps (kilobit por segundo) que é mostrada para você.

A partir daí fazemos outros cálculos simples para exibir os outros valores. Para "estatísticas de sua conexão", basta dividirmos o resultado em kbps por 8, pois como vimos acima, passa o valor de kbps para KB/s.

A qualidade da conexão é mostrada de acordo com a velocidade obtida em kbps. Se for inferior a 56kbps, são mostrados os valores "baixa/baixa", se forem acima de 56kbps porém abaixo de 128 kbps são mostrados os valores "alta/média", caso a velocidade seja superior a 128kbps, são mostrados os valores "alta/alta".

Medir a velocidade da sua conexao nao confunda kbit com kbyte

Eu tenho visto muita gente medir a conexão com a Internet de forma errada. A confusão é feita basicamente pelo fato de algumas medidas usarem bit e outras usarem byte. Estas informações que serão dadas abaixo são válidas para qualquer tipo de acesso a Internet, seja ele 3G da Claro, EDGE da Tim e da Oi, ADSL Brasiltelecom e GVT, Net Cabo, Velox, Vivo Zap entre outros.

Quando se contrata um plano de acesso a Internet a velocidade utilizada é em megabit por segundo ou mbps ou
kbit por segundo kbps. Quando se está fazendo um download por exemplo a media utilizada muitas vezes é kByte. Neste caso é preciso fazer a proporção para ter a velocidade correta.

B maiúsculo é o símbolo de byte
b minúsculo é o símbolo de bit

1 Byte é igual a 8 bits

Vamos a um exemplo prático: Se sua conexão com a Internet é de 500kbps e você vai fazer um download, a velocidade máxima que você vai alcançar é 500/8, ou seja 62.5KBytes.

Aproveitando para esclarecer as medidas 1MB (megabyte) = 1.000KB (kilobyte).

Para medir a velocidade da sua conexão você pode usar serviços como o www.testesuavelocidade.com.br que já trará a velocidade certinha da sua conexão em kbits.


Eu tenho acesso a esse arquivo de 100KB?


Não, pois o seu conteúdo está embutido na página do velocímetro e o mesmo muda a cada vez que o velocímetro é carregado, esta mudança ocorre porque cada vez que seu navegador abre uma página, ele coloca os elementos da mesma em um cache (você que é cliente da RJNET, pode saber o que os termos técnicos significam acessando a "Ajuda" na Central do Assinante e clicando em "Glossário"). Para que este cache não seja carregado da sua máquina e sim do servidor do velocímetro (repetição do teste), o conteúdo do mesmo muda a cada vez que um teste é feito.

O que são os "exemplos de download"?
São estimativas de tempo de acordo com a velocidade obtida em kbps para fazer a transferência de um arquivo de instalação de um determinado software.

Porque eu devo fechar as transferências correntes?
Para que a medição de velocidade seja mais precisa possível, é necessário que não esteja ocorrendo nenhum tipo de tráfego na placa de rede a não ser a página do velocímetro RJNET aberta, pois caso estejam ocorrendo outras transferências, a velocidade será dividida para atender a transferência do arquivo de 100KB que o velocímetro envia.

Medidor de Velocidade da Internet

Hoje em dia é comum ver gente reclamando da velocidade da sua Internet, muitos usuários pensam assim “aumentei a velocidade do meu plano de ADSL para 4mb mas os vídeos do Youtube continuam travando“. Afinal, a culpa é realmente do provedor que oferece o serviço de ADSL/CABLE? A resposta é sim e não. Pois vejam só, a maioria dos servidores (inclusive do Youtube) estão localizados fora do Brasil, e por causa dessa distância geográfica o tráfego de dados precisa passar por vários roteadores até chegar ao seu destino final, e se um desses roteadores estiver congestionado com certeza seu vídeo vai travar. E esses roteadores não são de responsabilidade de apenas uma empresa, e sim de várias.

Porém você também pode estar sofrendo de problemas como o Traffic Shaping, que algumas prestadoras de serviço fazem para tentar controlar o tráfego em sua rede. O Traffic Shaping funciona regulando os dados que são trafegados pela rede, por exemplo, se a empresa prestadora de acesso a internet ver que o tráfego através do protocolo p2p ou VoIP está muito alto, eles podem diminuir a prioridade para esse protocolo, e assim diminuir a qualidade/velocidade da sua conexão, dando mais folga para tráfego de outros protocolos, como o http e ftp.

Existem varias formas de se medir a velocidade da sua internet, uma delas são esses sites que oferecem scripts que fazem o download de um arquivo e mensuram a velocidade da sua conexão. O problema é que, se estes sites estiverem localizados fora do Brasil o resultado pode não ser muito confiável, pois as chances de algum roteador estar congestionado é muito grande. A melhor maneira de se medir a velocidade da sua conexão é usando sites que estejam hospedados aqui no Brasil. Aqui vai um link para medir sua velocidade de um servidor nacional, hospedado no Data Center da Brasil Telecom em Curitiba.

Clique aqui para testar a sua Velocidade da Internet em um servidor Nacional.

Não deixe nenhum programa como o Emule, Bittorrent, Kazza rodando enquanto você faz o teste de velocidade, pois eles podem consumir uma boa parte da sua conexão e assim o teste pode não lhe apresentar dados reais da sua internet.

Outro site bem interessante para se testar a velocidade é o Numion. O Numion faz o download de imagens de varios sites localizados em todas as partes do mundo, inclusive do Brasil. Os resultados são bem interessantes, faça um teste.


Teste de conexão e velocidade com a internet através do ping

O site testeseuping.com.br mede a qualidade da sua conexão com a internet. Assistir vídeos, falar pelo VoIP e jogos online requerem mais do que apenas uma conexão rápida. Requerem um tempo de resposta (ping) baixo, estável e sem perdas.

Além de mostrar o ping da conexão, o site analisa a perda, o jitter e a velocidade de transmissão e recepção de pacotes, tudo em uma interface simples e intuitiva que conta com um osciloscópio para ajudar o internauta a identificar as variações da sua conexão.

Brasil é 450 no ranking anual que mede a qualidade da banda larga.

HELSINQUE (Reuters) - A Coreia do Sul ultrapassou o Japão e a Suécia e assumiu a liderança em ranking anual que mede a qualidade da banda larga dos países, ajudada por incentivos do governo para tornar a nação como líder no mundo de tecnologia da informação, mostrou um estudo.

A pesquisa, conduzida pelas universidades de Oxford e Oviedo e patrocinada pela Cisco, mostrou que 62 de 66 países analisados melhoraram a qualidade dos serviços de Internet rápida voltada do ano passado para cá.

A relevância da banda larga com qualidade está aumentando, já que novos aplicativos de Internet --como TV de alta definição-- precisam de conexões mais rápidas e melhores, segundo o levantamento.

Os nove países melhores colocados --Coreia do Sul, Japão, Suécia, Lituânia, Bulgária, Letônia, Holanda, Dinamarca e Romênia-- já possuem banda larga com qualidade para tais aplicações.
O Brasil aparece na 45a posição no estudo, atrás de dois dos outros três países que compõem o grupo dos Bric: Rússia está em 18o lugar e China na 43a colocação, enquanto a Índia ocupa a 63a posição.

Na classificação por cidades, os municípios japoneses Yokohama e Nagoya aparecem no alto da lista, à frente de Kaunas, na Lituânia.

Complementando a notícia, um novo recurso foi adicionado ao
testesuavelocidade.com.br a média de velocidade por provedor. Além da média geral que já esta no ar há algum tempo, passamos a divulgar as médias de cada provedor, atualizadas a cada 15 minutos com base nos resultados dos testes realizados no dia. Estas médias estão disponível no medidor completo.

Fonte:

http://www.mundohitech.com/

blog.mcsx.net/medidor-de-velocidade-da-internet/




Comments

Home

Videos

SItemap

Navegação

Ueba

Atividade recente no site