Novo site de busca pode ameaçar Google


Internet: Novo motor de busca pode ameaçar Google
O Wolfram Alpha responde a perguntas directas dos utilizadores

Internet: Novo site de busca pode ameaçar Google

Chama-se Wolfram|Alpha e tem métodos de pesquisa inteligentes. O novo site de busca na Internet foi lançado esta segunda-feira e já é visto como sério concorrente do Google.

Está desde ontem em testes o novo parceiro de quem pesquisa na internet. Baseado na tecnologia de "web semântica", o Wolfram|Alpha contextualiza e interpreta de forma inteligente os conceitos da procura, e já é apontado como o “carrasco” do Google.

O site de busca "inteligente"

O Wolfram|Alpha foi criado em Abril por Stephan Wolfram e está ainda a ser testado pelo público. O motor de busca realiza cálculos e estatísticas e até responde a perguntas directas dos utilizadores. Para já todos os resultados são apresentados em inglês.
Nuno Silva, professor do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), aprova projectos como o Wolfram|Alpha, mas não acredita no fim da Web 2.0.

Para o investigador, os avanços "trazem coisas novas" que só complementam o que já existe. "Quando surgiu a Web 2.0 nós não deixámos a Web 1.0 de lado", lembra.

O professor do ISEP explica ainda que, com a Web 3.0, "os conteúdos passam a ter um significado consumível pelas máquinas, para que elas passem a fazer um serviço que nós não gostamos de fazer". O objectivo é "fazer com que os dados que existem na Web possam ser processados de forma simples por qualquer pessoa", diz.


Por Marta Maia - jpn@icicom.up.pt



Comments