História de charles babbage

Durante a história da tecnologia e do computador sempre houve um interesse do homem em construir mecanismos que realizassem tarefas como nós fazemos e que possuísse inteligência (implicitamente). Um grande aliado para tal realização foi o computador, que manipula grande quantidade de dados com rapidez e acerto, fato esse que levou a inteligência artificial, que estuda os meios de construir tais mecanismos, tornar-se uma área da Computação. Frente a essa inegável importância do computador no desenvolvimento da IA, citamos aqui a pessoa que é considerada por alguns o "pai da computação", pela contribuição no projeto do computador através de sua máquina analítica.

A História de charles babbage

Charles Babbage naceu em Londres no dia 26 de Dezembro de 1792, filho de Benjamin Babbage, um banqueiro em Londres. Com Herschell, Peacock, e outros, Babbage fundou Sociedade Analitica (Analytical Society) para promover a matematica continental e, reformar a matematica de Newton, que era utilizada na universidade.[veja]

Fundou a “Analytical Society”, juntamente com Herschel e Peacock e durante alguns anos dedicou-se à elaboração de vários artigos e ensaios sobre matemática. Foi eleito membro da Royal Society em 1816 e teve um papel proeminente na fundação da Astronomical Society. Durante os anos 20, realizou em conjunto com John Herchel, algumas experiências sobre magnetismo. A sua grande paixão era a construção e o desenvolvimento de calculadores mecânicos e a ela dedicou grande parte da sua vida.

Aos vinte anos, Babbage trabalhou como matematica, principalmente no calculo de funções. Ele foi eleito como Fellow of the Royal Society, em 1816. Foi neste periodo que Babbage começou a ter interesse em maquinas de calculo, consumindo com isto, grande tempo de sua vaida.

Durante a sua vida, Babbage trabalhou em muitas areas intelectuas tipicas daquela época, e contribuiu em varias areas, inclusive nas ferramentas para Calculo Analitico e Diferencial. Publicou varios trabalhos:

  • A Comparative View of the Various Institutions for the Assurance of Lives - 1826
  • Table of Logarithms of the Natural Numbers from 1 to 108.000 - 1827
  • Reflections on the Decline of Science in England - 1830
  • On the Economy of Machinery and Manufactures - 1832
  • Ninth Bridgewater Treatise - 1837
  • Passages from the Live of a Philosopher - 1867 (Autobiografia)

Charles ocupou a "Lucasian chair of mathematics at Cambridge" do periode de 1828 ate 1839. Depois de muito estudo, e desapontado com a folta de crédito por parte do governo, esquecido, Babbage nos seus anos de declinio, morreu na sua casa em Londres, no dia 18 de Outubro de 1871.

Em omenagem a Charles Babbage, foi criado um Instituto[veja], que tem por objetivo promover o estudo e a preservação da historia do processamento de informações.

Matemático britânico (26/12/1791-18/10/1871). Inventor de uma máquina de calcular considerada precursora do computador. Nasce em Teignmouth, no condado de Devon, e estuda em Cambridge, onde, depois de formado, leciona matemática e realiza pesquisas.

Charles Babbage Em 1811 decide desenvolver um aparelho de calcular capaz de eliminar os freqüentes erros produzidos pelo método manual, usado nas tabelas astronômicas e de navegação feitas com a supervisão de matemáticos.

Pronto em 1822, o equipamento protótipo de Babbage trabalha com oito posições decimais e calcula diferenças finitas. Em 1833 cria o projeto da máquina analítica, capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar, efetuar operações em seqüência e armazenar os resultados intermediários de até mil números de 50 dígitos, antecipando o futuro computador.

Depois de executar o processamento dos dados, a máquina reproduz os resultados em cartões perfurados ou em relatório impresso. O governo inglês considera a invenção - muito avançada para a época - de utilidade duvidosa, e o projeto não sai do papel. Morre em Londres.

Em 1820, iniciou a construção de uma máquina que seria a primeira aproximação de um computador, a “Difference Machine”. Em 1822 demonstrou uma pequena versão da sua máquina num artigo, e recebeu a 13 Julho de 1823 uma medalha de ouro da Astronomical Society, que lhe permitiu obter financiamento do governo necessário para se dedicar à construção de uma versão mais evoluída. No entanto surgiram inúmeras dificuldades e custos adicionais, tendo o governo em 1834 recusado-se a continuar a financiar o projecto.

Nessa altura Babbage já estava a trabalhar numa nova máquina, a “Analytical Engine”. Na concepção da sua segunda máquina, Babbage baseou-se nos cartões do tear mecânico para armazenamento de informação e instruções. A “Analytical Engine” tinha uma memória constituída por grupos de 50 rodas contadoras, que podiam conter 1000 números de 50 dígitos cada (podendo, mediante perfuração e posterior releitura de cartões, estender a memória indefinidamente), e era constituída pelo moinho (a unidade aritmética da máquina, que fazia os cálculos), pela unidade de controlo (que controlava a ordem pela qual as operações eram feitas) e por mecanismos de entrada e saída. Esta estrutura profecia os modernos computadores electrónicos.

Charles Babbage foi ainda economista político, filósofo e escritor. Fundou a “British Association for the Advancement of Science” e “Statistical Society of London“ e contribuiu para o desenvolvimento de ambas.

Em ”On the Economy of Manufactures and Machinery”, Babbage fornece uma versão pioneira da Investigação Operacional.

Faleceu em Londres, no dia 18 de Outubro de 1871.


Linha do tempo da História de Charles Babbage

  1.  1791
    26. 12. 1791 - Charles Babbage nasceu em 26 de Dezembro de 1791, em Londres, Inglaterra. Estudou matemática no Trinity College, Cambridge e foi professor de matemática na University of Cambridge (1828-1839), onde teve um papel importante na reestruturação do ensino da disciplina.
    De Charles Babbage (Personalidades) | e-escola - Páginas da web relacionadas
    www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome ...
  2.  
    1812

    1812 -
    O primeiro computador de uso específico foi projetado em 1812, portanto há mais de 180 anos atrás, por Charles Babbage (1791-1871), que batizou sua máquina de Difference Engine. A motivação de Babbage era resolver polinômios pelo método das diferenças.O primeiro computador de uso específico foi projetado em 1812, portanto há mais de 180 anos atrás, por Charles Babbage (1791-1871), que batizou sua máquina de Difference Engine. A motivação de Babbage era resolver polinômios pelo método das diferenças. Naquele tempo as tábuas astronômicas e outras tabelas eram calculadas por humanos, em métodos tediosos e repetitivos. Charles Babbage Charles Babbage difference engine.
    Mostrar mais


    De Introdução - Páginas da web relacionadas
    equipe.nce.ufrj.br/adriano/algoritmos/apostila ...
  3.  1822
    1822 - Ø Idealizada por Charles Babbage, em 1822. Ø Vocacionada para calcular funções complexas, tais como logaritmos, funções trigonométricas, sem intervenção de qualquer operador. Ø O protótipo não correspondeu às expectativas.
    De Escola Secundária de Camarate - Turma 10ºC (ano lectivo 2003/2004) - Páginas da web relacionadas
    camarate10c.no.sapo.pt/informatica/informatica ...
  4.  1830
    1830 - Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o fato de que o seu computador deveria ser mecânico, ea outra ...Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o fato de que o seu computador deveria ser mecânico, ea outra era a precariedade da engenharia da época. Apesar dos problemas, Charles Babbage construiu um aparelho que impressionou o governo inglês.

    Mostrar mais
    Mostrar menos

    De Guia: Guia da EVOLUÇÃO DOS PROCESSADORES - MercadoLivre - Páginas da web relacionadas
    guia.mercadolivre.com.br/guia-evoluco ...
  5.  1832
    1832 - Engrenagens da mudança: Charles Babbage produziu um protótipo funcional de sua Máquina Diferencial em 1832. Embora tenha demonstrado a viabilidade de sua ideia, era muito pequeno para ter uso prático. A primeira versão funcional completa da Máquina Diferencial ...Engrenagens da mudança: Charles Babbage produziu um protótipo funcional de sua Máquina Diferencial em 1832. Embora tenha demonstrado a viabilidade de sua ideia, era muito pequeno para ter uso prático. A primeira versão funcional completa da Máquina Diferencial seria construída apenas em 1991, 159 anos mais tarde, pelo Museu de Ciências de Londres, que seguiu as anotações detalhadas do projeto de Babbage.

    Mostrar mais
    Mostrar menos

    De CONTROVÉRSIA (Blog) » 2009 » Outubro » 28
    blog.controversia.com.br/2009/10/28/
  6.  1833
    1833 - Em função disso, charles Babbage é considerado por muitos como Pai da Computação.Item 01- Conceitualmente, o que diferencia um computador de uma calculadora eletrônica programável é a sua capacidade de armazenar programas e dados em uma unidade de memória de massa, usualmente na forma de um disco magnético; Item 02 – A dominada máquina analítica, concebida em 1833 por Charles Babbage, um engenheiro e matemático inglês, embora fosse uma máquina puramente mecânica, continha os princípios básicos de um computador moderno. Em função disso, charles Babbage é ...

    Mostrar mais
    Mostrar menos

    De Perícia Área 3 - Preparação para o concurso - ISTF - Páginas da web relacionadas
    www.istf.com.br/vb/mercado-de-trabalho/12349 ...
  7.  1834
    1834 - Faltavam ainda outros dois passos, e quem primeiro conseguiu equacioná-los foi um inglês, Charles Babbage, em 1834. Babbage chamou seu projeto de aparelho analítico e anteviu os passos que até hoje são a base do funcionamento de um computador: • Alimentação de dados ...Sozinhos não, mas foram um passo crucial. Eles eram uma maneira eficiente de alimentar a máquina com milhares de dados em poucos minutos, eliminando a lentidão humana. Faltavam ainda outros dois passos, e quem primeiro conseguiu equacioná-los foi um inglês, Charles Babbage, em 1834. Babbage chamou seu projeto de aparelho analítico e anteviu os passos que até hoje são a base do funcionamento de um computador: • Alimentação de dados, através de cartões perfurados.

    Mostrar mais
    Mostrar menos

    De O homem que calculou - SUPERINTERESSANTE - Páginas da web relacionadas
    super.abril.com.br/superarquivo/2001 ...
  8.  1837
    6. 3. 1837 - 1 A temporada em Londres estava em plena agitação e assim, em 6 de março de 1837, sexta-feira, Darwin chegou de Cambridge e foi para a casa de Eras.Lyell disse a Darwin que deveria chegar a tempo para um dos saraus de sábado promovido por Charles Babbage no West End, onde encontraria "o melhor de Londres, em matéria de literatos" e, mais interessante ainda, muitas "mulheres bonitas".1 A temporada em Londres estava em plena agitação e assim, em 6 de março de 1837, sexta-feira, Darwin chegou de Cambridge e foi para a casa de Eras.

    Mostrar mais
    Mostrar menos

    De Darwin a vida de um evolucionista atormentado. - Páginas da web relacionadas
    books.google.com/books?id=JHMXetmshPUC&pg ...
  9.  1842
    10/1842 - Ada Lovelace é historicamente considerada a primeira programadora. Ela foi a primeira a desenvolver um algoritmo para implantação em um computador, a máquina de análise de Charles Babbage, em outubro de 1842. Os que possuem excelentes habilidades em programação de ...Ada Lovelace é historicamente considerada a primeira programadora. Ela foi a primeira a desenvolver um algoritmo para implantação em um computador, a máquina de análise de Charles Babbage, em outubro de 1842. Os que possuem excelentes habilidades em programação de computadores podem se tornar famosos, apesar disto ser normalmente limitado aos círculos da engenharia de software. Muitos dos mais notáveis programadores são chamados algumas vezes de "hackers ...

    Mostrar mais
    Mostrar menos

    De Programador - Wikipédia, a enciclopédia livre - Páginas da web relacionadas
    pt.wikipedia.org/wiki/Programador
  10.  1871
    1871 - Charles Babbage morreu em 1871 sem ver seu invento ganhar forma, já que as limitações tecnológicas da época nunca permitiram que sua Máquina Analítica se concretizasse. Muitas partes da máquina só puderam ser construída alguns anos depois da morte de Babbage, o que ...Charles Babbage morreu em 1871 sem ver seu invento ganhar forma, já que as limitações tecnológicas da época nunca permitiram que sua Máquina Analítica se concretizasse. Muitas partes da máquina só puderam ser construída alguns anos depois da morte de Babbage, o que prova que ele era um inventor à frente do seu tempo. Máquina Analítica Outra pessoa que auxiliou muito Charles Babbage no seu invento foi Augusta Ada Byron. Mas isso é outra história, que veremos amanhã!

    Mostrar mais
    Mostrar menos

    De [JUVENAL] O Pai dos Computadores | Guanabara.INFO - Páginas da web relacionadas
    www.guanabara.info/2008/04/juvenal-charles ...



Fonte:
http://www.algosobre.com.br/biografias/charles-babbage.html
http://www.din.uem.br/ia/precursores/babbage.html
http://www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=babbage-charles
http://www.infopedia.pt/$charles-babbage
http://www.google.com.br/#q=Charles+Babbage











Comments