História da tecnologia


Introdução sobre a história da tecnologia

O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história da tecnologia de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas.


Acompanhe abaixo um histórico da história da evolução tecnológica:

1291 - Na Itália surgem os primeiros espelhos.
1440 - Foi criada a tecnologia da impressão por GUTENBERG.
1454 - O alemão Johann Gutenberg. inventa a máquina chamada de Imprensa. Com está máquina o homem passou a produzir de forma mais rápida e eficiente, os livros. Esse invento causou uma revolução na cultura da época.
1590 - O holandês Zacharias Janssen (1580-1638?) fabrica o microscópio, utilizando técnicas usadas na fabricação de lentes para óculos.
1592 - O astrônomo e inventor italiano cria o primeiro termômetro utilizando o sistema de água para a medição de temperatura.
1643 - O cientista italiano Evangelista Torricelli inventa o barômetro para medir a pressão atmosférica.
1707 - O físico inglês John Floyer inventa o relógio de pulso.
1712 - O engenheiro inglês Thomas Newcomen inventa a máquina a vapor.
1800 - O físico italiano Alessandro Volta cria a bateria elétrica.
1822 - Foi produzida a primeira imagem reconhecida como fotografia pelo francês JOSEPH NICÉPHORE NIÉPCE
1839 - O artista e pesquisador francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre tira a primeira fotografia, com sua máquina chamada daguerreótipo
1860 - O inventor belga Jean-Joseph-Etienne Lenoir desenvolve o primeiro motor a explosão.
1874 - Foi inventado o rádio
1876 - O americano Alexander Graham Bell inventa o telefone, possibilitando a comunicação entre pessoas situadas a longas distâncias.
1879 - O americano Thomas Alva Edison inventa a lâmpada elétrica.
1895 - Foi criado o cinematógrafo pelos irmãos LUMIÉRE.
1901 - É criado o rádio pelo italiano Guglielmo Marconi.
1903 - Os irmãos  Wright  pilotam o primeiro avião.
1904 -  Criadas pelo engenheiro inglês John Ambrose Fleming surgem as válvulas eletrônicas.
1906 - O brasileiro Alberto Santos Dumont voa em paris no 14 bis e passa também a ser considerado um dos pais da aviação junto com os irmãos Wright.
1941 - O engenheiro inglês Frank Whittle desenvolve o avião a jato.
1943 - A empresa japonesa Motorola lança no mercado o walkie-talkie.
1945 - Os EUA detonam no deserto do Novo México a primeira bomba atômica.
1946 - O engenheiro americano Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio.
1947 - A televisão começa a chegar nos lares de pessoas de todo o mundo.
1948 - Começam a ser utilizados os chips de silício e as válvulas eletrônicas.
1956 -O pager é lançado nos Estados Unidos.
1961 - Lançada a Vostok, a primeira nave espacial tripulado por ser humano a sair da atmosfera terrestre.
1965 - Lançados os primeiros satélites de comunicação. Inaugura uma nova era na transmissão de dados eletrônicos.
1972 - Os discos laser são lançados revolucionando a indústria fonográfica.
1977 - Lançado nos Estados Unidos o primeiro telefone celular.
1981 - Primeira viagem de um ônibus espacial.
1995 - Dave Wineland e Chris Monroe desenvolvem o primeiro transistor do tamanho de um átomo.
1998 - Lançado no Brasil os primeiros DVDs.
1999 - A Internet cresce no mundo todo em velocidade impressionante. Os arquivos de MP3 começam a ser usados e transmitidos pelas ondas da

Durante o período conturbado pela Segunda Guerra Mundial – 1939 / 1945 – foi desenvolvida investigação e implantação de projectos de electrónica e computadores das quais uma pequena parte é publicamente conhecida. Só a partir de 1996 a NSA – National Security Agency USA – liberta os denominados “segredos de guerra” e começam a ser conhecidos publicamente fatos que conduzem ao refazer de uma “história oficial” há vários anos repetida e induzida na área da Ciência da Computação. Tradicionalmente a origem dos Computadores electrónicos tem sido atribuída ao ENIAC - Electronic Numerical Integrator and Automatic Computer - construído na Moore Scholl of Electrical Engineering da University of Pensylvania nos USA entre Maio 1943 (31 de Maio de 1943 com contrato assinado em 5 de Junho de 1943
com o USA Army - Ordnance Department; Ballistic Research Laboratory) e Novembro de 1945. O ENIAC foi formalmente apresentado à Imprensa no dia 15 de Fevereiro de 1946 na Moore School of Electrical Engineering. O ENIAC foi entregue oficialmente ao USA Army em 30 de Junho de 1946. Desligado em 9 de Novembro de 1946 arrancou, nas suas novas instalações em Aberdeen - USA -, a 29 de Julho de 1947. Foi utilizado até ao dia 2 de O utubro de 1955, data a partir da qual foi desmantelado e algumas das suas peças foram entregues a Smithsonian Institution em Washington, D.C. para exposição pública. Também tradicionalmente se considera que o ENIAC teria sido concebido por John von Neumann e construído segundo a denominada Arquitectura von Neumann.



História da tecnologia

John Napier nasceu em 1550 e morreu em 1617, escocês inventor dos logaritmos, também inventou o Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.

A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard nasceu em 1592 e morreu em 1635, sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal nasceu em 1623 e morreu em 1662 a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.

http://www.alanclements.co.uk/History/MechanicalComputers_files/image001.gif

Pascaline, máquina calculadora feita por Blaise Pascal

A máquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França. O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu em 1646 e morreu 1726, que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.

Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.

História da tecnologia: Charles Babbage

A História da tecnologia tem muito a ver com a origem da idéia de programar uma máquina e vem da necessidade de que as máquinas de tecer produzissem padrões de cores diferentes. Assim, no século XVIII foi criada uma forma de representar os padrões em cartões de papel perfurado, que eram tratados manualmente, Joseph Marie Jacquard nasceu em 1752 e morreu em 1834 ele inventa um tear mecânico, com uma leitora automática de cartões.

http://agmetalminer.com/wp-content/uploads/2009/12/DifferenceEngine_450pxls_011.jpg
Calculador Diferencial criado por Charles Babbage

A ideia de Jacquard atravessou o Canal da Mancha, onde inspirou Charles Babbage que nasceu em 1792 e morreu em 1871, um professor de matemática de Cambridge, a desenvolver uma máquina de “tecer números”, uma máquina de calcular onde a forma de calcular pudesse ser controlada por cartões.

Tudo começou com a tentativa de desenvolver uma máquina capaz de calcular polinômios por meio de diferenças, o calculador diferencial. Enquanto projetava seu calculador diferencial, a idéia de Jacquard fez com que Babbage imaginasse uma nova e mais complexa máquina, o calculador analítico, extremamente semelhante ao computador atual.

Sua parte principal seria um conjunto de rodas dentadas, o moinho, formando uma máquina de somar com precisão de cinquenta dígitos. As instruções seriam lidas de cartões perfurados. Os cartões seriam lidos em um dispositivo de entrada e armazenados, para futuras referências, em um banco de mil registradores. Cada um dos registradores seria capaz de armazenar um número de cinquenta dígitos, que poderiam ser colocados lá por meio de cartões a partir do resultado de um dos cálculos do moinho.

Além disso tudo, Charles Babbage imaginou a primeira máquina de impressão, que imprimiria os resultados dos cálculos, contidos nos registradores. Charles Babbage conseguiu, durante algum tempo, fundos para sua pesquisa, porém não conseguiu completar sua máquina no tempo prometido e não recebeu mais dinheiro. Hoje, partes de sua máquina podem ser vistas no Museu Britânico, que também construiu uma versão completa, utilizando as técnicas disponíveis na época.

Junto com Charles Babbage, trabalhou a jovem Ada Augusta, filha do poeta Lord Byron, conhecida como Lady Lovelace e Ada Lovelace. Ada foi a primeira programadora da história, projetando e explicando, a pedido de Babbage, programas para a máquina inexistente. Ada inventou os conceitos de subrotina, uma seqüência de instruções que pode ser usada várias vezes, loop, uma instrução que permite a repetição de uma seqüência de cartões, e do salto condicional, que permite saltar algum cartão caso uma condição seja satisfeita.

Ada Lovelace e Charles Babbage estavam avançados demais para o seu tempo, tanto que até a década de 1940, nada se inventou parecido com seu computador analítico. Até essa época foram construídas muitas máquinas mecânicas de somar destinadas a controlar negócios (principalmente caixas registradoras) e algumas máquinas inspiradas na calculadora diferencial de Babbage, para realizar cálculos de engenharia (que não alcançaram grande sucesso).

História da tecnologia: A máquina de tabular

O próximo avanço dos computadores foi feito pelo americano Herman Hollerith nasceu em 1860 morreu em 1929, que inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados (pelos seus furos). A máquina de Hollerith foi utilizada para auxiliar no censo de 1890, reduzindo o tempo de processamento de dados de sete anos, do censo anterior, para apenas dois anos e meio. Ela foi também pioneira ao utilizar a eletricidade na separação, contagem e tabulação dos cartões.

A empresa fundada por Hollerith é hoje conhecida como International Business Machines, ou IBM.


História da tecnologia: Os primeiros computadores de uso geral

O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse nasceu em 1910 e morreu em 1995. Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.

http://neatorama.cachefly.net/images/2009-01/z1-computer.jpgO primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse o Z1


Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.

Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator  ENIAC, capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.

http://teeksaphoto.org/Archive/DigitalTimeline/Images/eniac.gif

ENIAC, computador desenvolvido pelo Exército Americano.


No ENIAC, o programa era feito rearranjando a fiação em um painel. Nesse ponto John von Neumann propôs a idéia que transformou os calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”: modelar a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, eles teriam que ter três características:

  1. Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros.
  2. Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e
  3. Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.
Este é o conceito de programa armazenado, cujas principais vantagens são: rapidez, versatilidade e automodificação. Assim, o computador programável que conhecemos hoje, onde o programa e os dados estão armazenados na memória ficou conhecido como Arquitetura de von Neumann.

Para divulgar essa idéia, von Neumann publicou sozinho um artigo. Eckert e Mauchy não ficaram muito contentes com isso, pois teriam discutido muitas vezes com ele. O projeto ENIAC acabou se dissolvendo em uma chuva de processos, mas já estava criado o computador moderno.


História da tecnologia: O primeiro Computador digital

O Atanasoff-Berry Computer computador eletrônico foi o primeiro do mundo digital. Foi construído por John Vincent Atanasoff e Clifford Berry em Iowa State University, durante 1937-42. Ela integra diversas inovações importantes em computação, incluindo o uso de aritmética binária, memória regenerativa processamento paralelo, ea separação das funções de memória e de computação.

http://www.cs.iastate.edu/jva/images/abc-1942.gif

Computador digital criador por John Vincent Atanasoff e Clifford Berry

História da tecnologia: Quebrar um código alemão, o Enigma


Enigma é usado para embaralhar todas mais alto da Alemanha comunicações secretas. É a cifra de mais avançado já projetado e foi, até agora, o pensamento absoluto.

http://www.etherfeat.com/i/enigma_machine.jpg
Enigma

Em 1938, Turing publicou um artigo intitulado Sobre matemática computacional Números no qual ele apresentou a teoria do chamado Universal Turing Machines, dispositivos mecânicos capaz de ser configurado a fim de resolver qualquer problema matemático imagináveis. Turing usou este conceito engenhoso para criar precisamente configurável grandes máquinas chamadas "bombas", capaz de aplicar a enorme quantidade de esforço matemático necessário para quebrar o código Enigma pela força bruta.

História da tecnologia: Primeiro programa totalmente automático

Konrad Zuse foi o criador do primeiro programa totalmente automático, controlado e livremente programáveis, em aritmética de ponto flutuante binário de trabalho do computador. O Z3 foi terminado em 1941

. http://www.computerhistory.org/timeline/images/1941_zuse_z3_large.jpgPrimeiro programa totalmente automático O Z3



História da tecnologia: Computador totalmente eléctrico (Colossus)


Colossus reduziu o tempo para de semanas para horas. Foi apenas o tempo para a decifração das mensagens que deu a informação vital para Eisenhower e Montgomery antes do Dia-D. Estas mensagens decifradas mostrou que Hitler tinha engolido as campanhas de artifício, o exército fantasma no sul da Inglaterra, os comboios fantasma que se deslocam para leste ao longo do canal; que Hitler estava convencido de que os ataques foram chegando em todo o Pas de Calais, e que ele mantinha divisões Panzer na Bélgica. Depois do dia D da resistência francesa e britânica e americana a Força Aérea bombardeiam e destroem todas as linhas de telefone e de telex no norte da França, obrigou os alemães a utilizar comunicações de rádio e de repente o volume de mensagens interceptadas subiu rapidamente.

http://www.codesandciphers.org.uk/virtualbp/fish/colossus_files/colrakss.jpgComputador totalmente eléctrico (Colossus)


História da tecnologia: Operações de programa armazenado


O Interesse de Von Neumann em computadores diferentes existi por perceber rapidamente a aplicação de computadores para a matemática aplicada, para problemas específicos, em vez da sua mera aplicação para o desenvolvimento de tabelas. Durante a guerra, a perícia de Von Neumann na hidrodinâmica, balística, meteorologia, teoria dos jogos, e estatísticas, foi usada em vários projetos. Este trabalho levou a considerar o uso de dispositivos mecânicos de cálculo, e, embora as histórias sobre Von Neumann implica que seu encontro com o primeiro computador foi o ENIAC, na verdade ele estava com Howard Aiken em Harvard Mark I (ASCC) calculadora.

http://ysfine.com/wigner/neum/vnc01.jpgVon Neumann

História da tecnologia: Computador baseado em reles Mark 1


O Mark I foi construído a partir de comutadores, relés, eixos de rotação e embreagens, e foi descrito como soar como uma sala cheia "de senhoras tricotando". A máquina continha mais de 750.000 componentes, foi de 50 metros de comprimento, 8 metros de altura e pesava cerca de 5 toneladas!

http://www.supinfo-projects.com/2006/hist_ordi/2/hist-mark1.jpg
Computador baseado em reles Mark 1

História da tecnologia: Transistor

William Shockley e Walter Brattain ambos tinham sido trabalhar com semicondutores desde o início dos anos 1930, e em 1939, Shockley teve uma idéia, para usar um pedaço de tela de cobre em um pedaço de material semicondutor. Embora esse experimento em particular tenha fracassado, em 1940, Russell Ohl acidentalmente descobre a junção PN de silício no Bell Labs.

http://archive.computerhistory.org/resources/physical-object/mullard/X278-83C.lg.jpg



Transistor


História da tecnologia: Computador UNIVAC 1

   
O primeiro computador UNIVAC foi entregue ao Censo em junho de 1951. Ao contrário do ENIAC, o UNIVAC processado cada dígito em série. Mas a sua velocidade muito maior que lhe permitiu somar dois números de dez dígitos, a uma taxa de quase 100.000 adições por segundo. Internamente, o UNIVAC operado a uma freqüência de clock de 2,25 MHz, que não foi tarefa fácil para os circuitos de tubos de vácuo. O UNIVAC empregado também demora mercúrio memórias linha. Linhas de atraso não permitir que o computador para acessar imediatamente qualquer item de dados, realizada em sua memória, mas dada a problemas de confiabilidade da alternativa tubo de raios catódicos (CRT) de tecnologia, esta era uma boa opção técnica.

http://www.info-ab.uclm.es/labelec/solar/elementos_del_pc/Microprocesadores(2005)/Archivos/UNIVAC-1.jpgComputador UNIVAC 1


História da tecnologia: Computador transistorizados
  

Tom Watson, Jr., levou a IBM introduzir o modelo de computadores 604, o primeiro com transistores, que se tornou a base do modelo 608, de 1957, é o primeiro computador sólido para o mercado comercial. Transistores eram caros por serem recem inventados, em primeiro momento, custou US $ 8 vs 75dólarespara um tubo de vácuo.

http://archive.computerhistory.org/resources/still-image/ibm/IBM_Card_Computing/IBM.CardComputing.19xx.102645462.lg.jpgComputador 604 IBM


História da tecnologia: TRADIC um computador totalmente transistorizado


TRADIC representa TRAnisitor Digital Computer, e como o nome sugere, esta foi a primeira máquina a utilizar todos os transistores e diodos e não tubos de vácuo. Foi construído pela Bell Labs para a força aerea dos Estados Unidos, que estava interessado na natureza leve, como um computador para utilização aeronáutica. A máquina consistia de 700 pontos de contato com transistores e diodos de germânio 10.000. Durante dois anos de funcionamento contínuo, somente 17 destes dispositivos falharam, uma taxa de insucesso muito menor do que máquinas de tubo de vácuo do tempo.

http://library.thinkquest.org/18268/Good%20gifs/1955-tradic.gif
TRADIC um computador totalmente transistorizado



História da tecnologia: Circuito integrado

Era um aparelho relativamente simples que Jack Kilby mostrou a um grupo de colegas de trabalho, se reuniram no laboratório de TI de semicondutores há mais de 40 anos - apenas um transistor e outros componentes em uma fatia de germânio. Mal sabia este grupo de curiosos que a invenção de Kilby, 7/16-by-1/16 é chamado de circuito integrado, eles estavam prestes a revolucionar a indústria eletrônica.

http://regmedia.co.uk/2005/06/21/ic_large.jpgCircuito integrado Kilby, 7/16-by-1/16


Historia da tecnologia: Modem

Inventado pela Bell Labs, os esforços de desenvolvimento dos primeiros modems digitais parecem ter se originado a partir da necessidade de transmitir dados para a defesa aérea norte-americana durante a década de 1950.

First modem

Primeiro modem inventado pela Bell Labs

História da tecnologia

O primeiro computador eletromecânico foi inventado em 1936 por KONRAD ZUSE

Em 1943 durante a II guerra mindial foi desenvolvido o ENIAC que pesava 30 toneladas e tinha 5;5 metros de altura,25 metros de comprimento e 70 mil resistores e 17.468 válvulas.

eniac1

A história da tecnologia começou a ganhar forma com o primeiro computador digital eletrônico de grande escala: o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). O computador foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company.

Acima você pode ver uma imagem do primeiro computador do mundo, que ocupava uma sala toda, cheio de fios e aparelhos, já com o avanço da tecnologia, hoje existe até mesmo computador de mão.

Na época, o ENIAC se destacou por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à de seus antecessores. Hoje, se comparado com os computadores atuais, o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso. O computador começou a ser feito em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída.

ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepçao do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert.
Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construçao deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisao necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusao em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registo n.o 3,120,606.

Diposiçao em U da sala do ENIAC

O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) preenchia esta sala, incomparável com os miniaturizados e mais potentes computadores actuais.

Equipa que construiu o ENIAC

J. Presper Eckert, Jr.; Professor J. G. Brainerd; Sam Feltman; Captain H. H. Goldstine; Dr. J. W. Mauchly; Dean Harold Pender; General G. M. Barnes; Colonel Paul N. Gillon.










O ENIAC era uma grande máquina para efectuar cálculos e baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos, como as sofisticadas máquinas de cálculos matemáticos de Charles Babage, as calculadoras mecânicas de Blaise Pascal, Leibniz e Charles Xavier Thomas, nas relés electromagnéticas, nas válvulas e nas máquinas perfuradoras de cartoes. Uma válvula é, de forma simples, um tubo metálico de meia polegada, selado em vácuo dentro de um tubo de vidro, onde uma corrente de electroes pode passar entre os eléctrodos. Os tubos de vácuo foram fundamentais para o desenvolvimento da rádio, televisao e gravaçao de sons. Eram também peças grandes e muito frágeis que tinham uma grande perda de energia por calor.

Pormenor do ENIAC - o primeiro computador
O ENIAC foi construído com 17 468 tubos de vácuo, 70 000 resistencias, 10 000 condensadores, 1 500 relés e 6 000 interruptores.

O ENIAC pesava 30 toneladas, consumia 200 000 watts de potencia e ocupava várias salas. Quando em operaçao produzia tanto calor que necessitava de um sistema de ar forçado para arrefecimento. Era tao grande que tinha de ser disposto em U com tres painéis sobre rodas, para que os operadores se pudessem mover a volta dele.

Um dos gigantes paíneis laterais do ENIAC

Quando em operaçao, os complexos cálculos de balística passaram a realizar–se nuns alucinantes 30 segundos, quando com as calculadoras manuais que até aí se usavam demorava 12 horas até se obter o mesmo resultado.

O centro de processamento tinha uma estrutura muito simular a dos processadores mais básicos que actualmente utilizamos nas nossas calculadoras de bolso. Tinha 20 registos de dez dígitos cada, onde se podiam efectuar somas, subtracçoes, multiplicaçoes, divisoes e raízes quadradas.

As programadoras do ENIAC

O ENIAC era programado através de milhares de interruptores, podendo cada um dele assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado.
Para o programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruçoes necessárias para computar, ou seja, calcular.
Existia uma equipa de 80 mulheres na Universidade da Pensilvânia cuja funçao era calcular manualmente as equaçoes diferenciais necessárias para os cálculos de balística. O exército chamava a funçao destas pessoas: computadores.

Quando o ENIAC ficou pronto 6 mulheres computador foram escolhidas para testarem a nova máquina.

Pormenor da sala do ENIAC
Versao modernizada do ENIAC

Curiosamente, o termo deixou de estar associado as pessoas que operavam a máquina para dar nome a máquina propriamente dita, uma vez que de facto a máquina passou a realizar as contas que antes eram realizadas por essas pessoas.

O ENIAC torna-se obsoleto e economicamente inviável de manter após 10 anos de operaçao, tendo sido desmontado. Hoje encontram-se peças do ENIAC por muitos museus do mundo, incluindo o Smithsonian em Washington D.C. e no local preciso onde foi construído, na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia.

O ENIAC serviu de inspiraçao para muitos outros computadores que se seguiram como: o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer; SEAC (Standards Automatic Computer) e o UNIVAC, este último também construído por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da populaçao americana.

Em 1955, um computador já só pesava 3 toneladas e consumia 50 kwatts de potencia, tendo um custo de $200 000. Uma máquina destas podia realizar 50 multiplicaçoes por segundo. Assim, os primeiros computadores eram também eles máquinas que só estavam ao alcance de grandes empresas ou instituiçoes que tinham necessidades de cálculo muito exigentes e que possuíam as condiçoes económicas para tao grande investimento.

Com o rápido desenvolvimento dos transístores entre 1952 e 1960, os tubos de vácuo tornaram-se obsoletos e foi este avanço tecnológico que permitiu a criaçao de máquinas muito mais rápidas, mais pequenas e mais baratas.

Com o tempo, os transístores passaram a ser a base da electrónica, seguindo-se a VLSI (Very Large Scale Integration), ou seja, a construçao de circuitos cada vez mais pequenos por forma a que possam ser mais leves e dispender menos energia, por terem menos superfície para a dissipaçao de energia por calor. Esta miniaturizaçao permitiu que se tivesse a mesma capacidade de cálculo de um ENIAC na palma de uma mao. A diminuiçao do tamanho fez também diminuir a quantidade de energia necessária e o custo caiu com a produçao em série dos novos processadores.

Em 1977 uma calculadora manual pesava menos de meio quilo e consumia meio watt e podia realizar 250 multiplicaçoes por segundo, custando $300.
Hoje uma calculadora pesa poucos gramas podendo ser incorporada em réguas ou agendas, funciona até a energia solar e custa menos de $5.

Um Pentium a 150Mhz é capaz de realizar 300 milhoes de somas por segundo, enquanto o ENIAC apenas conseguia realizar 5 000. A memória do ENIAC apenas permitia guardar 200 bits, enquanto qualquer computador tem pelo menos 128 Mbytes, ou seja, 1 073 741 824 bits.

Nos meados da década de 70 os computadores começaram a ter preços cada vez mais acessíveis. Em 1981 a IBM lançou no mercado o PC (Personal Computer).

O PC distinguia-se das máquinas existentes até entao por estar dirigido a utilizadores individuais que poderiam passar a ter na sua secretária uma máquina para uso exclusivo, quando até aí esse conceito nao existia... Os computadores eram mainframe, centralizados, e os utilizadores tinham apenas um monitor e um teclado sendo todo o processamento realizado no servidor.

O PC tinha ainda outra característica que o tornou revolucionário que era o facto de ter uma arquitectura aberta, ou seja, qualquer fabricante poderia criar peças adaptáveis aquela máquina dando-lhe uma funcionalidade mais especializada, o que até aí era sempre privilégio reservado para o fabricante do computador. Assim o PC passou a ser o standard de facto na indústria.

Uma regra estatística que se tem verificado desde a invençao do primeiro computador é a Lei de Moore que diz: “A cada 18 a 24 meses é lançada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho”.

Isto significa que em 2010 os processadores terão a velocidade de 50Ghz e em 2020 terão uma velocidade de 2000Ghz. Para os menos conhecedores desta área, os melhores computadores actuais (Novembro/2004) funcionam a 3,2Ghz... O desempenho dos computadores não se mede somente pela velocidade do processador, mas este exemplo simplista torna mais clara a evolução futura previsível.



APLLE COMPUTER:

Em 1976 foi criado o primeiro computador pessoal por STEVE JOBS e STEVE WOZNIACK


apple-i

Em 1985 nasceu o MACINTOSH:

Com o conceito DTP(DESKTOP PUBLISHING) juntando as idéias de STEVE JOBS com as de GUTENBERG em 1440

primeiro macintosh


Theodor Nelson:

Theodor Nelson filósofo e sociólogo dos EUA, nascido em 1937, que inventou os termos hiperlink e hipermídia em 1963.

ted nelson



THEODOR NELSON criou o projeto XANADU em 1960, com o objetivo de criar uma rede de computadores de interface simples. A diferença de uma interface de texto e uma interface gráfica. O link é o elo de ligação que faz com que a hipermídia funcione, e sua função é promover a inter-relação entre os conteúdos.



História da tecnologia: O que é uma interface

”interface é o ponto de contato homem-maquína, onde tudo acontece.

interface


A história da interface gráfica:

Desenvolvida em 1960 por pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Stansford através de um sistema baseado em ponteiros chamado SKETCHPAD, e que na década de 70 foi desenvolvido pela XEROX PARC, usam interface que vai além da interface de texto, chamado interface gráfica, o primeiro computador a usar uma interface grafica foi o XEROX ALTO

xerox_alto


Microsoft entrou no mercado:

Em 1981 com o lançamento do Windows 1.0, em 1984 a APLLE lançou o Macintosh,,em 1985 foi lançado o AMIGA ,com uma interface chamada Workbench.

amiga5001

Apartir de então a Microsoft e a Aplle vem dominando o mercado de computadores. microsoft criou o Windows Seven (7) e o ultimo lançamento da Aplle foram o System 7 e o Mac OSx.


Leia e entenda melhor a história da tecnologia e o computador nesse artigo abaixo em PDF.
http://www.di.ubi.pt/~prog/fich/t/aula1.pdf







Fonte:
http://laccczem.blogspot.com/2009_03_01_archive.html