Questão Contemporânea

(UFC-CE) A respeito do anarquismo, é correto afirmar que:a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.b) seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado.c) condenava a violência como meio de ação, angariando, assim, o apoio da Igreja católica.d) a sua difusão representou a primeira ruptura surgida no Partido Comunista da Rússia.e) o movimento restringiu-se aos países da América do Sul
(Pucmg) O chamado socialismo científico, formulado por Marx e Engels no século XIX, propunha:a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno da Internacional Socialista.b) a redução do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.c) a supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.d) a realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo avançado.
O conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais do século XIX, surgiram doutrinas e correntes ideológicas. Uma delas foi o Anarquismo que pregava:a) o respeito à propriedade privada, o controle demográfico e a observância da lei natural da oferta e da procura;b) a revolução socialista, o controle do Estado pela ditadura do proletariado, o comunismo;c) a erradicação do Estado, das classes, das instituições e tradições visando à imediata instalação do comunismo;d) a necessidade de um contrato entre os governados e o Estado, o imperativo da moral e do bem comum como fundamentos do poder político;e) a religião como instrumento de reforma e justiça social, além da formação de comunidades coletivistas.
Que função teve o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) no governo do Estado Novo?a) criminalizar aqueles que apoiavam o nazismo, o fascismo e os países totalitários da Europa.b) construir grandes redes de jornais e revistas por todo o país com irrestrita liberdade de expressão.c) construir uma máquina de propaganda que tivesse impacto apenas no exterior.d) difundir uma imagem paternalista de Getúlio Vargas, enaltecendo-o como grande líder das massas..e) difundir uma imagem negativa de Getúlio Vargas, mostrando todo o seu viés autoritário.
No período do Estado Novo, Vargas impulsionou o desenvolvimento da indústria de base no Brasil. Para tanto, foi necessário:a) o desmantelamento do setor agroindustrial e a desapropriação dos grandes latifúndios.b) o enfraquecimento do controle estatal e o direcionamento da atividade industrial para o setor privado.c) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco..d) a criação de comunas rurais ao longo do sertão brasileiro.e) a criação de laços econômicos com companhias latino-americanas, visando assim a uma associação pan-americanista industrial.


(PUC-RIO 2007) -Durante o governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), o setor socioeconômico caracterizou-se pelo desenvolvimentismo , expressado pelo Plano de Metas, que continha trinta e um objetivos estratégicos para o desenvolvimento do país.Com base no exposto, examine as afirmativas abaixo.I - A energia, a educação e a indústria básica foram três dos setores estratégicos do governo JK.II - A agricultura de exportação foi o setor econômico de maior expansão durante os anos JK, permitindo acumulação de divisas estrangeiras.III - O desenvolvimento industrial foi possível pela conjugação de investimentos estatais e privados, dentre os quais merece destaque a presença de capital estrangeiro.IV - A construção da nova capital – Brasília – foi considerada a meta síntese, pois expressava, de um lado, os esforços de integração do território brasileiro e, de outro, a modernidade do momento vivido.Estão corretas:A) Somente as afirmativas I e II e III.B) Somente as afirmativas II e IV.C) Somente as afirmativas I, III e IV.D) Somente as afirmativas II, III e IV.E) Todas as afirmativas.
1) (MACKENZIE) O governo Juscelino Kubitschek foi responsável:
a) pela eliminação das disparidades regionais;b) pela queda da inflação e da dívida externa;c) por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro; d) pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia;e) por práticas antidemocráticas como a violenta repressão às rebeliões de Jacareacanga e Aragarças;
A bossa nova, o programa “50 anos em 5” e a implan­tação da indústria automobilística correspondem:
a) ao governo de João Goulart, e expressam a esperança no programa de reformas de base.b) ao período dos governos militares pós-64, e refletem a expectativa de modernização do Brasil.c) à segunda presidência de Getúlio Vargas, e ma­nifestam a adesão às posições nacionalistas que nela imperavam.d) ao governo de Juscelino Kubistchek, e expressam o clima de otimismo que marcou esse período.
Durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, a política econômica predominante foi o nacional-desenvolvimentismo, que teve como característica:
a) a adoção de uma política de substituição das importações, de caráter nacionalista, em que o Es­tado assumia a produção de bens não-duráveis.
b) o incentivo à ampliação do parque industrial, por meio de ações combinadas envolvendo o Estado, as em­presas privadas nacionais e o capital estrangeiro.
c) a implementação de reformas no serviço público e de controle dos meios de comunicação como ainda não se vira antes, destinadas a racionalizar a máquina estatal e a divulgar as obras do governo.
d) a criação de incentivos fiscais voltados para a diversificação da produção agrícola, visando a tornar concreto o mito de que o Brasil era o grande celeiro do mundo.
e) o controle estatal da infra-estrutura (transportes, comunicação e energia) e da indústria básica, ficando as outras áreas de atividade econômica com a empresa privada nacional.
1 - Os dois governos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) ficaram marcados por diversos fatos de grande exploração midiática, seja a favor ou contra o governo. Assinale a alternativa que indica incorretamente um destes fatos:
a Denúncia do caso do mensalão no Congresso Nacional.b Criação do Programa Bolsa Família.c Criação do Programa Fome Zero.d Denúncia de corrupção na privatização do sistema de telecomunicação nacional.e Envio de tropas de paz no Haiti.
2 - Na história da República brasileira, a eleição de Lula foi um fato inédito em decorrência:
a de haver setores do exército nacional interessados em realizar um golpe para impedir sua posse.b de ter sido ele um grande intelectual acadêmico, criando grandes esperanças no desenvolvimento econômico e cultural do país.c de ter sido ele o primeiro operário, membro de um partido de esquerda, a governar o país.d de ter conseguido se eleger em sua primeira tentativa de concorrer ao cargo.e de ter sido o único candidato a prometer acabar com a desigualdade no Brasil.

1. (Fgv) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE);

b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;

c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;

d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária européia, devastadas durante a II Grande Guerra;

e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.


2. (Cesgranrio) Com o final da 2 Guerra Mundial, os países vitoriosos procuraram criar vários mecanismos internacionais que buscassem o desenvolvimento do planeta de forma mais harmônica. É dessa época a criação do seguinte organismo:

a) ONU- para a constituição de um exército internacional para pôr fim às guerras.

b) OTAN - para a desmilitarização dos países ocidentais e a diminuição das zonas de conflito.

c) GATT - para a implantação de uma tarifa única sobre os produtos e serviços internacionais.

d) UNESCO - para a melhoria da qualidade alimentar das populações miseráveis do Terceiro Mundo.

e) FMI - para ajudar financeiramente aos países membros, quando em dificuldades.


3. (Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz."

(Plano Marshall - 5.VI.1947)


O Plano Marshall se constituiu

a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente.

b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.

c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.

d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.

e) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias européias.


4. (Fatec) A ocupação da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial. A tentativa de manter a paz a qualquer custo, como foi feito em Munique, se revelou impossível. Hitler não se dava por satisfeito com a reconquista do "espaço vital", queria mais e mais. Sobre a Segunda Guerra, é correto afirmar:

a) A Itália, aliada da Alemanha desde a assinatura do Pacto de Aço, declarou guerra à Inglaterra e à França em junho de 1940. Em setembro do mesmo ano, a Itália atacou o Egito e a Turquia.

b) Em 1941, tropas alemãs invadiram o território soviético e dominaram definitivamente Leningrado e Moscou.

c) A partir dos sucessos na frente ocidental, da invasão e conquista da Bélgica, Holanda e França e do recuo inglês para o outro lado do canal, Hitler voltou sua atenção para a Polônia.

d) O sucesso definitivo alemão deveu-se à sua tática militar, conhecida como "guerra relâmpago"; essa consistia no uso de forças motorizadas, tanques e aviação, conjugados e combinados entre si, em uma ação defensiva.

e) A partir da declaração de guerra, feita por Inglaterra e França contra a Alemanha, outros países foram entrando no conflito, de ambos os lados. A cada novo beligerante, a relação de forças se alterava, e a guerra entrava em uma nova fase. Inicialmente uma guerra européia, estendeu-se paulatinamente à Ásia e a África.


5. (Fei) Não pode ser considerado um fator que propiciou a eclosão da Segunda Guerra Mundial:

a) A ascensão de regimes totalitários na Itália e na Alemanha nos anos 20 e 30.

b) Os efeitos da crise de 29 na economia européia.

c) As cláusulas punitivas do Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial.

d) A vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola barrando o avanço do fascismo na Espanha.

e) A união entre a Áustria e a Alemanha empreendida por Hitler.


6. (Fuvest) O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano após a Segunda Guerra Mundial, visava à:

a) ratificação do Tratado do Atlântico Norte.

b) preservação da paz mundial com a formação da Organização das Nações Unidas (ONU).

c) concessão de apoio político e econômico aos países do Terceiro Mundo.

d) recuperação econômica da Europa para neutralizar o expansionismo soviético.

e) formulação de princípios que impediam a intervenção dos EUA nas questões internacionais.


7. (Fuvest-gv) "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior."

(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).


A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos:

a) crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

b) desenvolvimento do imperialismo chinês na Ásia, com abertura para o Ocidente.

c) os antagonismos austro-ingleses que giraram em torno da questão Alsácia-Lorena.

d) oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

e) a divisão da Alemanha que levou a uma política agressiva de expansão marítima.



8. Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que

a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses.

b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.

c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.

d) iniciam uma seqüência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.

e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.


9. Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a

a) confirmação da supremacia do Eixo.

b) reversão da II Guerra Mundial com a ofensiva passando para os aliados.

c) ruptura entre os EUA e a URSS, dando origem à Guerra Fria.

d) conquista da Polônia e da Hungria pelos nazistas.

e) ascensão do poderio militar soviético.


10. (Mackenzie) Sobre fatos antecedentes à Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta.

a) Os E.U.A. cortaram o envio de ferro, aço, petróleo e borracha e bloquearam capitais japoneses na América do Norte por causa da invasão da Manchúria pelo Japão.

b) Passando por cima das disposições dos tratados do pós-guerra, em 1938, Hitler, com o apoio de fascistas austríacos, ordenou a ocupação da Áustria.

c) Em 1936, um grupo de generais, chefiados por Franco, iniciou uma revolta contra o governo de esquerda, legalmente constituído, na Espanha.

d) A euforia econômica decorrente da valorização da Bolsa de Nova Iorque em 1929 favoreceu a recuperação econômica e a consolidação das democracias na Europa.

e) Em 1939, Stálin conseguiu se aproximar da Alemanha através do Pacto Germano-Soviético, negociado por Ribbentrop e Molotov.


11. (Mackenzie) A Guerra da Bósnia-Herzegovina provocou cerca de 250 mil mortos e milhares de refugiados. Acerca do conflito uma jovem sérvia refugiada na Croácia escreveu:

"Nós somos o único povo justo e bom, mas a injustiça furiosamente persegue a nossa inocente nação sérvia".

(Gordana lgric, LE MONDE DIPLOMATIQUE)

Assinale a alternativa que apresenta as origens deste conflito.

a) A fragmentação da Iugoslávia integrante da extinta URSS e o sentimento nacionalista russo que se opôs à criação da "Grande Sérvia".

b) O nacionalismo eslavo que desejou ocupar os territórios outrora pertencentes às Repúblicas Bálticas, governadas pelo Marechal Tito.

c) O colapso da Iugoslávia, fragmentada pelos nacionalismos étnicos de cinco grupos rivais e três religiões, iniciado após a morte de Josip Broz Tito.

d) As tensões nacionalistas provocadas pelos protestantes croatas em oposição à política de tolerância e pluralidade étnica, defendida pelos sérvios e curdos.

e) As diferenças étnicas entre curdos, sérvios, tchetchenos e croatas, acirradas pela partilha do território do Império Austro-Húngaro.


12. (Mackenzie) A batalha que aconteceu em Stalingrado, durante a II Guerra Mundial, marcou:

a) a consolidação das posições alemãs na Rússia, decorrente da expansão fulminante das potências do Eixo (Itália-Alemanha-Japão).

b) a neutralização do exército de Stálin, obrigando-o a assinar o Pacto Germano-Soviético de não agressão e neutralidade.

c) a inversão da situação militar da II Guerra, dando início ao recuo nazista na Europa Oriental e à decadência do Terceiro Reich.

d) a vitória da Blitzkrieg - guerra relâmpago que consistia em ataques maciços, com o uso de carros blindados, aviões e navios.

e) o desembarque aliado nas praias da Normandia - o Dia D, que conteve a ofensiva alemã, destruindo pela primeira vez o mito da invencibilidade da Wehrmacht.


13. (Ufpe) Em 24 de outubro próximo passado, chefes de Estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50 anos de aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa esta organização?

a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.

b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.

d) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes.

e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.


14. (Unitau) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:

a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.

b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.

c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.

e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.


15. (Uel) A economia japonesa do pós-guerra apresentou um dos maiores índices de crescimento da renda nacional de todo o mundo, tornando o Japão o segundo país em importância dentro do capitalismo, devido, dentre outros aspectos,

a) ao crescimento da indústria de bens de consumo duráveis, à vocação agrícola e ao controle dos capitais internacionais oriundos dos planos de recuperação pós - 1945.

b) à estabilidade da moeda, ao crescimento populacional e à grande quantidade de mão-de-obra barata com baixo grau de exigência salarial.

c) ao excelente nível de produtividade agrária, à exportação de matérias-primas baratas - fio de seda, minério de ferro, etc. - e à importação de tecnologia.

d) ao excesso de produtos essenciais - petróleo, gás natural, etc. - à alta taxa de escolaridade e o crescimento do mercado consumidor interno.

e) à importação em larga escala, ao desenvolvimento da indústria pesada - siderurgia, produtos químicos, automóveis, etc. - e ao alto índice de exportação.


(PUC-RS) Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava:

a) a formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira.

b) a mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais.

c) a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes.

d) a formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista.

e) a retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.


Que função teve o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) no governo do Estado Novo?

a) criminalizar aqueles que apoiavam o nazismo, o fascismo e os países totalitários da Europa.

b) construir grandes redes de jornais e revistas por todo o país com irrestrita liberdade de expressão.

c) construir uma máquina de propaganda que tivesse impacto apenas no exterior.

d) difundir uma imagem paternalista de Getúlio Vargas, enaltecendo-o como grande líder das massas.

e) difundir uma imagem negativa de Getúlio Vargas, mostrando todo o seu viés autoritário.

Os Estados Unidos entraram fundamentalmente na Segunda Guerra Mundial no ano de 1941. Quais foram os principais fatores que causaram a entrada dos Estados Unidos na guerra?

a) A ocupação nazista da Rússia em 1941.

b) O confronto dos Estados Unidos com a marinha japonesa na Batalha de Midway no ano de 1942.

c) A incorporação dos territórios poloneses pela Alemanha perdidos pelos alemães durante o Tratado de Versalhes em 1919.

d) A derrota russa pelos alemães no ano de 1942 na Batalha de Stalingrado.

e) Os acordos de solidariedade com a Inglaterra na chamada Carta do Atlântico e os ataques japoneses à base de Pearl Harbor.

(FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:


a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.


b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.


c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.


d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.


e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.



(TERESA D’ÁVILA) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:


a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.


b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.


c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.


d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.


e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.


(Fgv) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE);

b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;

c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;

d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária europeia, devastadas durante a II Grande Guerra;

e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.



( modificar) Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência desse muro?



A - O Muro de Berlim foi construído na década de 1940 para impedir a invasão da capital alemã pelo exército aliado.


B - A Muro de Berlim foi uma linha imaginária para dividir as duas Alemanhas (uma socialista e outra capitalista).


C - Em 1961 foi construído o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.


D - O Muro de Berlim foi construído, com financiamento soviético, ao redor da cidade para proteger a capital alemã da influência capitalista.



A Guerra da Coreia iniciou-se em 1950 a partir do ataque promovido pelos norte-coreanos. O desejo dos norte-coreanos de levar o comunismo para toda a península foi fortemente influenciado pelos eventos da:


a) Derrota dos japoneses em 1945


b) Guerra Civil Grega


c) Guerra da Indochina


d) Revolução Chinesa de 1949


e) Morte de Stalin

Leia os itens a seguir, que contêm informações sobre as causas do golpe de 1964.

I. Vários setores políticos acusavam o presidente João Goulart de querer instalar, no Brasil,

um regime comunista.

II. As promessas do governo federal de fazer a reforma agrária e urbana estimularam as inten-

ções golpistas de setores conservadores.

III. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em 19 de março de 1964, na cidade de São

Paulo, buscava dar apoio político ao presidente João Goulart.

Quais, dentre as afirmações, são verdadeiras?

a) Apenas I.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) I, II e III.


Em relação à luta armada que fazia oposição ao regime militar, não podemos afirmar que:

a) pode ser considerada uma resposta às medidas repressivas tomadas pelo governo.

b) algumas organizações realizaram sequestros de autoridades estrangeiras para trocá-las pela

liberdade de prisioneiros políticos.

c) algumas organizações realizaram movimentos de assaltos a bancos para conseguir recursos para a

guerrilha.

d) representou uma verdadeira ameaça à segurança nacional, pois chegou a reunir cerca de dez

milhões de adeptos.

e) algumas organizações realizaram movimentos de guerrilha em zonas remotas do território

nacional.


Em resposta aos movimentos da oposição política, os governos militares ditatoriais:

a) não utilizavam tortura como meio de obter depoimentos.

b) não tinham conhecimento da morte e do desaparecimento de prisioneiros políticos.

c) usavam o Serviço Nacional de Informação (SNI) como órgão a serviço do aparato repressivo.

d) garantiam liberdade de expressão e de imprensa, apesar da estrutura repressiva.

e) não interferiam nos conflitos políticos entre os militares, o movimento estudantil e os movimentos de luta armada.

Com as medidas da Perestroika e da Glasnost, a URSS pretendia, a um só tempo:

a) reestruturar as forças armadas e prosseguir na ocupação de outras regiões da Europa Ocidental.

b) reformar o sistema de mísseis balísticos que tinham por alvo os países-membros da OTAN.

c) resolver a crise econômica e acabar com a tensão político-militar da Guerra Fria.

d) integrar Cuba no Pacto de Varsóvia

e) Anexar a China aos seus domínios.


A expressão “Glasnost” significa algo próximo de “transparência” e foi aplicada por Gorbachev no âmbito político. O sentido da Glasnost, no contexto do fim da Guerra Fria, indicava:

a) o fortalecimento do Politiburo, isto é, o sistema político centrado na burocracia estatal soviética.

b) o fortalecimento da KGB e da política secreta soviética como forma de garantir o controle sobre a população.

c) o aperfeiçoamento do sistema de espionagem soviético.

d) a transparência no processo de abertura política, passando de um sistema fechado, centrado no Partido Comunista, para um sistema com proeminência democrática.

e) o aperfeiçoamento de um programa político baseado em uma sociedade disciplinar e militarizada.


PUC-PR) Sob a liderança de Mikhail Gorbachev, a "perestroika" buscou criar nova economia na URSS e a "Glasnost" buscou abertura política. Desapareceu a URSS e foi criada a CEI (Comunidade de Estados Independentes). Na política externa, o resultado mais importante das reformas no Leste Europeu foi:

a) o aumento do poderio bélico americano com a "Guerra nas Estrelas".

b) a militarização do Japão em função das ameaças da Coreia do Norte.

c) o enfraquecimento da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

d) o fim da Guerra Fria.

e) a reestruturação do Pacto de Varsóvia.