História do Século 20

 Com a introdução do som em 1927, os filmes tornam-se mais populares do que nunca. Filmes de entretenimento logo forma os valores das pessoas, comportamento e vestuário, e filmes de propaganda influencia as crenças das pessoas sobre outras culturas e países.

Temas unidade e tópicos: 


A Grande Depressão
Entretenimento
Propaganda
Surgimento de uma sociedade global
Valores e cultura popular

 

 Nos anos 20, dá-se o crescimento de uma nova forma de diversão: o cinema. Com a chegada do som, esta indústria conhecerá um desenvolvimento sem precedentes.
Os primeiros filmes com cenas simples do quotidiano atraíram largas multidões, fascinadas pela novidade.
Uma forma barata de diversão, o cinema iria ganhar cada vez mais público, à medida que os desenvolvimentos técnicos traziam para junto das pessoas mundos e imagens de uma riqueza inatingível, fornecendo uma forma de escape à monotonia do dia-a-dia.
Com o cinema vieram as estrelas, adoradas por milhões, desejosos de copiar a forma Como viviam. As indústrias de produtos de beleza e outras usavam as imagens das vedetas para dinamizar as suas vendas.
Mesmo nos piores momentos de depressão, havia dinheiro para fugir às privações e entrar no mundo maravilhoso do cinema, e quanto piores fossem os tempos, mais arrebatadores e grandiosos eram os filmes.
O cinema tornou-se ainda uma forma poderosíssima de propaganda, usada em todos os regimes totalitários para veicular as suas mensagens.
O Século do  Povo
A grande evasão [registo vídeo] : os testemunhos directos dos seus protagonistas O Século do Povo 1900-1999 . - Lisboa : Ediclube, 1997. - 1 cassete video (vhs) (ca 69 min.) : p&b em caixa 20x13x3cm. - (O Século do Povo) ; 6. - Maiore s de12 anos.-
História mundial --Séc. 20 / Séc. 20--Análise histórica / Documentário / Anos 20 / Cinema--1920
791.43:94(100) BBC SÉC_VI - 0803/VHS












Comments