COMO FAZER UMA BOA PESQUISA

Elaborando um bom Trabalho Escolar

Orientações importantes 

» Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.

» Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.

» Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.

» Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela todas as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.

» Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais.

» Peça para algum amigo ou parente para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segunda opinião é sempre bem vinda.

» Quando utilizar imagens procure sempre colocar legenda. As fotos e figuras não servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimas referências  e fontes de informação.

» Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman (tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.


» Divida seu trabalho em partes:

1º - Índice: relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.

2º - Introdução: neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
 

Fale sobre o objetivo do trabalho (investigar ou mostrar os conhecimentos em... etc).
Fale também sobre as etapas de desenvolvimento do trabalho, isto é, como você o fez. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você foi à biblioteca ou pesquisou na Internet? Não deixe de citar também as fontes (nomes de sites, livros etc).
Depois escreva sobre onde você quer chegar com este trabalho ou qual a tese que será defendida no final.

Dicas importantes:
* Não use gírias ou linguagem muito informal
* Não tente ser sofisticado e escrever "difícil", utilizando vocabulário pouco comum.
* Evite desviar o assunto do trabalho para outros.

 
3º - Desenvolvimento: é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.
4º - Conclusão: coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
 

Coloque na conclusão tudo aquilo de importante no trabalho... não comece com termos como "enfim" ou "então" pois os professores sempre reclamam! Comece como se fosse um conteúdo do trabalho como, por exemplo:" A Mineração foi uma atividade muito importante para a colônia na época, porém causou muitos conflitos como a Revolta de Beckman, A guerra das Emboabas, entre outras. A mais importante delas foi a Inconfidência Mineira que teve como destaque Tiradentes... "Faça da conclusão um RESUMÃO do trabalho de + ou - 10 linhas!!

 
5º - Bibliografia: não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.
 

NORMAS DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 Um autor ou mais autores - livros

Seqüência – sobrenome todo em letras maiúsculas, o nome somente com inicial maiúscula. Título do livro em itálico. Se houver subtítulo escrever com letra normal. Local de publicação: nome da editora, seguido pelo ano de publicação.

Exemplo:

- Um autor

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

- Dois autores

LOURENÇO, Eva; MARCONI, Maria. Ensino Superior. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Referencias obtidas na internet (rede eletrônica)

Seqüência – Autor, título, produto, indicações de responsabilidade, endereço eletrônico e data de acesso.

Exemplo:

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE. 4.ed. 1996. Recife. Anais eletrônico. Recife: UFPE, 1996. em: < http:// www.propesq.ufpe.br/ anais / anais. htm >. Acesso em 21 jan. 1997.

//www.suapesquisa.com/trabalho.htm

http://www.coladaweb.com/como-fazer/bibliografia 

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071112101931AA5ocGE

 

 

 

Comments