Tecidos Conjuntivos

INTRODUÇÃO

Os tecidos conjuntivos formam um arranjo tridimensional composto por células residentes e transitórias e, em maior parte, por matriz extracelular (MEC). Esta conformação permite preencher os espaços corporais, conectar outros tecidos além de oferece suporte estrutural e funcional. Mas, dentre as inúmeras funções, destacam-se a reparação após a lesão, proteção, transporte e armazenamento de substâncias. A maior parte dos tecidos conjuntivos origina-se do mesoderma (células mesenquimatosas), mas, porém, outros também são originados a partir de outras estruturas embriológicas como a crista neural.

 

CLASSIFICAÇÃO

A classificação exata dos tecidos conjuntivos ainda é um assunto controverso e que possui diversas propostas apresentadas pelos diferentes autores. No entanto, a maioria converge para a ideia de que os tecidos conjuntivos possuem três classificações principais, que são: TECIDOS CONJUNTIVOS EMBRIONÁRIOS, TECIDOS CONJUNTIVOS ADULTOS (também chamados TECIDOS CONJUNTIVOS PROPRIAMENTE DITOS) e TECIDOS CONJUNTIVOS DE PROPRIEDADES ESPECIAIS.

 

TECIDOS CONJUNTIVOS EMBRIONÁRIOS

Originam os tecidos conjuntivos adultos. Ocorrem duas variações de acordo com a localização e constituição.

 

Tecido conjuntivo mesenquimatoso: trata-se de um tipo de tecido que somente está presente no embrião, sendo constituído de células mesenquimatosas suspensas em uma substância fundamental gelatinosa que contém fibras reticulares dispersas. As células mesenquimatosas possuem núcleo oval com uma rede de cromatina fina e nucléolo proeminente. O citoplasma, escasso e de coloração clara, projeta pequenos prolongamentos em várias direções. Por se tratar de um tecido embrionário, e por isso em constante crescimento e diferenciação, diversas figuras mitóticas são observadas com freqüência nas células mesenquimatosas, sendo essas células responsáveis por originarem a maioria das células do tecido conjuntivo frouxo. Acredita-se que, de modo geral, uma vez dispersas pelo embrião, a maioria das células mesenquimatosas, se não todas, sejam, eventualmente, exauridas e não mais existam como tal no adulto, exceto na polpa dentária. Entretanto no adulto, pericitos pluripotentes que estão presentes ao longo de capilares sanguíneos, podem diferenciar-se em outras células do tecido conjuntivo. O mesênquima surge a partir do mesoderma intra-embrionária.

 

Tecido mucoso: é um tecido conjuntivo frouxo, amorfo, de uma matriz extracelular composta basicamente por ácido hialurônico e, em menor densidade, fibras colágenas do tipo I, II e por fibroblastos (célula típica do tecido conjuntivo). Este tecido também denominado geléia de Wharton, somente é encontrado no cordão umbilical e no tecido conjuntivo subdérmico do embrião.

 

TECIDOS CONJUNTIVOS ADULTOS

 Os tecidos conjuntivos adultos possuem diferentes proporções dos componentes básicos (células e MEC). Essa diferença, que em alguns casos é significativa, é o ponto de corte para a subclassificação dos tecidos conjuntivos adultos. De acordo com a densidade de fibras, podemos subclassificá-lo em: Tecido conjuntivo frouxo, Tecido conjuntivo denso (Modelado e Não-modelado), Tecido conjuntivo reticular e Tecido conjuntivo elástico. O tópico TECIDOS CONJUNTIVOS ADULTOS apresenta uma abordagem mais aprofundada de cada uma destas variedades.

 

TECIDOS CONJUNTIVOS DE PROPRIEDADES ESPECIAIS

 Compreende as variedades teciduais que, ao longo da escala evolutiva, se desenvolveram e se especializaram em uma determinada função. São tecidos conjuntivos de propriedades especiais: adiposo, sanguíneo, hematopoiético, cartilaginoso e ósseo. Armazenar triglicerídeos como fonte de energia é função do tecido adiposo. O sangue é o tecido de consistência fluida que percorre o corpo distribuindo substâncias e nutrientes, bem como recolhendo resíduos. O tecido hematopoiético consiste em um aglomerado de células-tronco pluripotentes que originam as células sanguíneas. As cartilagens e os ossos por sua vez conferem molde e sustentação para as demais estruturas do corpo. Cada um dos tecidos conjuntivos de propriedades especiais é discutido com mais propriedade em seus respectivos tópicos.

 


AJUDE A MANTER NOSSO SITE NO AR... ADQUIRA OS PRODUTOS DE NOSSOS COLABORADORES!!!