BR-Making a Kathiskos in honour of Zeus Ktesios

Fazendo um Kathiskos em honra de Zeus Ktesios
(por Zoe McMac, tradução de Alexandra Nikasios)

Kathiskos significa "pequeno balde" e é um jarro pequeno e selado usado para guardar uma porção da comida da família em oferta a Zeus Ktesios.

De Anticleides (140 F22) - "É necessário fazer um símbolo a Zeus Ktesios (protetor dos bens domésticos, responsável pela prosperidade do lar). Nós fazemos um novo Kathisko com duas orelhas (alças) através das quais enrolamos lã branca e fio amarelo os quais passamos por sobre o ombro direito para que se pendure na frente. Colocamos nele tudo o que encontrarmos e também ambrosia. A ambrosia é de água pura ou óleo e todos-os-frutos. É isso que colocamos dentro."


Escolha um pote novo e limpo, com uma tampa que vede firmemente. O pote pode ser feito de qualquer material à prova d'água - latas também funcionam bem. Cuidado: o conteúdo do pote pode fermentar ou apodrecer e, se o jarro não estiver bem selado, você corre o risco de estragar suas outras comidas com bolor. E no mínimo ele vai feder.

Ponha uma pequena quantidade de azeite de oliva no pote junto com um pouco de comida que a família tiver. Isso pode incluir uma pitada de farinha, pedaços pequenos de fruta, arroz, lentilha, mel, ervas e/ou chocolate.

Encha o pote até o topo com água. Você decide que tipo de água usar, se água de torneira, de rio, mineral engarrafada etc.

Feche vedando bem o pote com a tampa.

Opcional: amarre fios brancos e amarelos em torno da tampa ou das alças do pote. Pessoalmente, eu tenho uma pequena imagem de jade de Zeus Ktesios que eu amarro em volta da tampa do pote. Outros pintam uma cobra do lado do pote.

O Kathiskos é pessoal do seu lar, então variações são bem-vindas.


Em cada Noumenia, um kathiskos recém-preenchido é colocado na despensa ou onde a comida é guardada na sua casa, mas não em um armário onde o lixo ou coisas inúteis ficam. Como alternativa, ele pode ser mantido no altar da sua família.

A cada Deipnon de Hécate, o pote pode ser esvaziado e limpo. O conteúdo pode ser esvaziado do lado de fora, de preferência no seu jardim ou em um composto de adubo. Uma planta de vaso funciona bem - especialmente uma cujas ervas ou comida para a família crescem nela. Isso ajuda a completar um ciclo onde a Zeus Ktesios é oferecida a comida da sua família em agradecimento à proteção dele e as ofertas são então usadas para crescer mais comida para a família consumir. Se isso não é algo que dê para você fazer, não se sinta como se estivesse fazendo algo errado. Faça o melhor que pode, mas - mais importante - faça com constância. Você ganha mais fazendo um culto regular de coração aberto do que fazendo um culto esporádico "perfeitinho".



A Gitana tem a foto de um no site dela.

E é discutível sobre a ambrosia não ser água corrente e sim algo tipo hidromel.

------

Alex's note: If you want to see pictures of our (Brazilian) kathiskoi, click here: http://sites.google.com/site/helenismo/Home/festivais/agathos-daimon
Comments