Helder Bastos

Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Director da Licenciatura em Ciências da Comunicação da UP

    Novidades

  • 24.11.2016. Dei hoje uma conferência sobre "Os ciberjornalistas portugueses em 2016: uma aproximação a práticas e papéis". Foi durante o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • 15.07.2016. Participei, como arguente, no júri das provas de doutoramento de Ivan Satuf Resendes , que defendeu a tese "Aplicativos agregadores de informação jornalística para dispositivos móveis: Uma exploração pela Teoria Ator-Rede". As provas tiveram lugar na Universidade da Beira Interior.
  • 28.01.2016. Participei, como arguente, no júri das provas de doutoramento de Dora Santos Silva , que defendeu a tese "Cultural Journalism in a Digital Environment - New Models, Practices and Possibilities". As provas tiveram lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • 04.12.2015.
    A segunda edição, revista e aumentada, do meu livro Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal, que agora abarca a história das primeiras duas décadas de jornalismo na Internet (1995-2015), foi apresentado hoje, durante as III Jornadas de Ciberjornalismo, que tiveram lugar no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Nestas Jornadas também dei uma conferência, intitulada "Duas décadas de ciberjornalismo: Utopias, conquistas e decepções". 


  • 16.11.2015. Participei, como arguente, no júri da prova de mestrado de Joana Lamoso, que defendeu a dissertação "Os média sociais como fator de mudança no jornalismo: análise quantitativa entre os jornais ibéricos e latino-americanos". As provas tiveram lugar no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.
  • 27.10.2015. Dei ontem uma conferência, sobre os 20 anos de ciberjornalismo em Portugal, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. Também apresentei o livro Ciberjornalismo de Proximidade do meu colega Pedro Jerónimo. 
  • 15.10.2015. O último número da revista Jornalismo & Jornalistas (Abril/Setembro 2015) tem como tema de capa um artigo meu, intitulado "Duas décadas de jornalismo na Internet". Pode ser lido aqui
  • 08.07.2015. Participei, como arguente, no júri da prova de mestrado de Heidi Maarit Anneli Rasi, que defendeu a dissertação "Personal Branding in Social Media Platforms: a comparative study between nordic and iberian journalists". Foi no dia 8 de Julho de 2015, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
  • 29.11.2014. Participei, como arguente, no júri das provas de doutoramento de Carlos Tourinho, que defendeu a tese "Telejornalismo Interativo: entre a promessa e a realidade - Análise dos contextos do Brasil e de Portugal". Foi no dia 27 de Novembro de 2014, na Universidade do Minho.
  • 03.11.2014. Participei, como arguente, no júri da prova de mestrado de Joana da Costa Carvalho, que defendeu a dissertação "A interatividade nos sites noticiosos e a contribuição do utilizador: Estudo de caso, limites e desafios". Foi no dia 3 de Novembro de 2014, no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.
  • Aceitei o convite para fazer parte do Conselho Científico da revista científica de comunicação social Parágrafo, do FIAM-FAAM Centro Universitário, de São Paulo. Faço também parte, desde meados de 2014, da Comissão Científica da revista Prisma.com, da Universidade do Porto.
  • Participei no júri da prova de doutoramento de Pedro Sigaud-Sellos, que defendeu a tese "Periodismo multiplataforma en dispositivos móviles". Foi no dia 17 de Junho de 2014, na Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha.
  • Fiz parte da Comissão Científica do V Seminário Internacional do CIMJ, que se realizou, nos dias 10 e 11 de Novembro de 2014, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa. O tema do seminário foi Media, Democracia e Cidadania na era digital.
  • Uma entrevista que me foi feita sobre o jornalismo, presente e futuro, pode ser lida na íntegra num blogue do estudante Diogo Pereira. A entrevista faz parte de uma reportagem em vídeo que pode ser vista aqui.
  • Participei no júri da prova de doutoramento de Pedro Jerónimo, que defendeu a tese, orientada por mim, "Ciberjornalismo de proximidade: A construção de notícias online na imprensa regional em Portugal". Foi no dia 27 de Janeiro de 2014, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • Participei, como arguente, no júri da prova de mestrado de Ana Praça, que defendeu a dissertação "As agências de notícias e a forma como influenciam o jornalismo online português". Foi no dia 18 de Novembro de 2013, no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.
  • Participei, como arguente, no júri da prova de mestrado de Romiana Oyama, que defendeu a dissertação "O processo de produção da notícia, a convergência digital e a integração entre dois meios: Um estudo de caso do jornal Público". Foi no dia 16 de Outubro de 2013, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • O último número da revista Jornalismo & Jornalistas (Abril/Junho 2013) tem como tema de capa um artigo, escrito por mim e pelos meus colegas da Universidade do Porto Helena Lima, Isabel Reis e Nuno Moutinho, intitulado "Os jornalistas e a Internet: Como os profissionais avaliam o impacto da rede no jornalismo". Pode ser lido aqui.
  • Participei no programa Voz do Cidadão, da RTP, sobre "Candidatos e equidade". O programa foi emitido no dia 16 de Março de 2013 e pode ser visto aqui.
  • O livro Ciberjornalismo: Modelos de negócio e redes sociais, organizado por mim e pelo meu colega Fernando Zamith, foi lançado durante o III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2012. A obra reúne uma selecção de conferências e de comunicações – a que se juntam alguns textos originais – apresentadas no II Congresso Internacional de Ciberjornalismo, realizado na Universidade do Porto, em Dezembro de 2010.


Comments