Padrão americano da raça sharpei

Padrão americano da raça sharpei


SHAR-PEI 
PADRÃO OFICIAL AMERICANO DA RAÇA 
(Padrão Americano - Revisado em 28/02/1998) 


AKC - AMERICAN KENNEL CLUB




APARÊNCIA GERAL 
É um cão alerta, compacto, de tamanho médio e sólido; o perfil é quadrado, fechado e acoplado; a cabeça bem proporcionada ligeiramente maior em relação ao corpo. A pelagem de revestimento curto, áspero, a pele frouxa que cobre a cabeça e o corpo, as orelhas são pequenas, o formato do focinho é de " hipopótamo " e a cauda elevada sobre o dorso, o olhar do Shar-Pei é único, original e peculiar. A pele e os enrugamentos frouxos que cobrem a cabeça, a garganta e o corpo são superabundantes nos filhotes dos cachorro mas estas características podem ser limitadas à cabeça, à garganta e a cernelha no adulto. 

TAMANHO, PESO E PROPORÇÃO 
O tamanho é 18 a 20 polegadas, da terra a altura da cernelha. O peso é 45 a 60 libras. O macho é geralmente maior e tem o corpo mais quadrado do que a cadela mas ambos parecem bem proporcionados. A altura do Shar-Pei da terra aos cernelha é aproximadamente igual ao comprimento do ponto do osso do peito ao ponto mais extremo da anca/garupa. 

A CABEÇA E O CRÂNIO 
A cabeça é grande, ligeiramente carregada, mas não excessivamente, de modo altivo e coberta com o profundas rugas na testa que continuam lateralmente moldando a cara. 

Olhos 
Escuros, pequenos, de forma amendoada, indicando uma expressão carrancuda. Nos cães coloridos diluídos a cor do olho pode ser mais clara. 

Orelhas 
Extremamente pequenas, triangulares de forma eqüilátera, preferivelmente grossas, ligeiramente arredondada nas pontas; as bordas da orelha podem ondular. As orelhas são lisas posicionadas de encontro à cabeça, e ajustada elevada, largamente distante uma da outra, diante do crânio, apontando para os olhos. As orelhas têm a habilidade de mover-se. Orelhas levantadas são desqualificantes. 

Crânio 
Liso e largo, de Stop moderado. 

Focinho 
Uma das características distintivas da raça. É largo e cheio com nenhuma sugestão do snipiness. (o comprimento do nariz é aproximadamente o mesmo do batente ao occipital.) 

Nariz 
Grande e pigmentado largamente e escuro, preferivelmente preto mas toda a cor combinada a cor geral do revestimento do cão é aceitável. Em cores diluídas, preferencialmente o nariz tem cor uniforme. O Shar-Pei creme escuro pigmentado pode ter algum pigmento claro no centro do nariz ou no nariz inteiro. Os lábios e o alto do focinho são bem acolchoados e podem causar uma protuberância ligeira acima do nariz. 

Língua, Céu da boca, Gengiva e Beiços Grossos 
O preto-azulado sólido é preferido em todas as cores do revestimento exceto nas cores diluídas, que têm um pigmentação sólida lavanda. Uma língua cor-de-rosa manchada é uma falha principal. Uma língua cor-de-rosa sólida é um desqualificante. (as cores da língua podem mudar devido ao stress de calor; deve ser tomada cuidado para não confundir a pigmentação diluído com uma língua cor-de-rosa.) 

Dentes 
Fortes, encontrando-se em uma mordida da tesoura. O desvio de uma mordida da tesoura é uma grande falha. 



PESCOÇO, LINHA SUPERIOR E CORPO 
O pescoço 
Tem comprimento médio, perfeitamente bem jogado nos ombros. Há moderadas dobras, pesadas de pele frouxa da barbela/papada sobre todo o pescoço. A linha superior mergulha ligeiramente atrás da cernelha, levantando-se ligeiramente sobre o lombo curto, largo. Um nível curvo ou um linha superior oscilante serão faltas. 

Tórax 
Largo e profundo com a carne do peito que estende ao cotovelo e que levanta-se ligeiramente sob o lombo. Parte 

Traseira 
Curta e acoplada. 

Garupa 
Lisa, com a base da cauda ajustada extremamente elevada, expondo claramente um anus acima-inclinado. 

Cauda 
A cauda elevada e montada na garupa é uma característica importante do Shar-Pei. Uma cauda baixa Cconstitui falta. A cauda é grossa e redonda na base, afilando-se a um ponto fino e ondulando sobre a parte traseira. A ausência completa de cauda é uma desqualificação. 

Exemplo de tipos de rabos corretos 
 
(Imagem gentilmente cedida pelo Shar-Pei Club of America) 

Exemplo de tipos de rabos incorretos (indesejáveis) 
 
(Imagem gentilmente cedida pelo Shar-Pei Club of America) 



QUARTO DIANTEIRO 
Musculados, bem colocados e inclinados. 
 
Pés Dianteiros 
Quando visto da parte dianteira, em linha reta e espaçamento moderado, com os cotovelos perto do corpo. Quando vistos de lado, os pés são retos, as quartelas são fortes e flexíveis. O osso é substancial mas nunca pesado e é de comprimento moderado. A remoção dos esporões dianteiros é opcional. 
Os pés 
Moderados no tamanho, compactos e firmes, aberto obliquamente. 


QUARTOS TRASEIROS 
Musculados, fortes, e moderadamente angulados. O metatarso (jarrete) é curto, perpendicular à terra e paralelo se visto da parte traseira. Os esporões (dedo rudimentar de alguns cães) devem ser removidos. Os pés são como na parte dianteira 

 

PELAGEM/REVESTIMENTO 
O revestimento extremamente áspero é uma das características distintas da raça. O revestimento é absolutamente reto e não colado ao tronco, mas encontra-se geralmente um tanto mais liso nos membros. O revestimento parece saudável sem ser brilhante ou lustroso. Os comprimentos aceitáveis do revestimento podem variar do "Horse Coat" (revestimento extremamente curto como o do cavalo) 

 

até o "Brush Coat" ( revestimento de escova), 

 

porém não pode exceder a uma polegada no comprimento na cernelha. Um revestimento macio, um revestimento ondulado, um revestimento em um excesso de uma polegada no comprimento na cernelha ou um revestimento que seja aparado são uma falha grave. O Shar-Pei é mostrado em seu estado natural. 

CORES 
Somente as cores sólidas e sable são aceitáveis e devem ser julgados em uma base igual. Um cão da cor sólida pode ter a linha dorsal, a parte traseira e as orelhas mais escuras. A tonalidade deve ter variações da mesma cor do corpo e pode incluir uns pelos mais escuros durante todo a pelagem/revestimento. As seguintes cores são desqualificantes : Albino; uma cor não sólida, isto é: malhado; Parti-colorido; Manchado; Modelado em alguma combinação de cores. 


MOVIMENTAÇÃO 
A movimentação do Shar-Pei deve ser julgada em um trote. A movimentação é livre e equilibrada com os pés que tendem a convergir em uma linha central da gravidade quando o cão se move em um trote vigoroso. A movimentação combina um bom alcance adiante e uma movimentação forte nos quartos traseiros. A movimentação apropriada é essencial. 


TEMPERAMENTO 
Nobre, alerta, inteligente, digno, majestoso, carrancudo, soberbo e snobe, essencialmente independente e um tanto o reservado com desconhecido, mas é extremoso em sua devoção a sua família. O Shar-Pei é firmemente determinado, territorial, calmo e muito confiável. 


MAIORES FALTAS 
O desvio de uma mordida de tesoura. 
Língua manchada. 
Uma pelagem/revestimento macio, uma pelagem/revestimento ondulado, uma pelagem/revestimento acima de 1 " (uma polegada) no comprimento na cernelha ou uma pelagem/revestimento que fosse aparada/tosada. 


FALTAS DESQUALIFICANTES: 
Orelhas levantadas 
Solido com a língua cor-de-rosa 
Ausência completa de cauda; 
Albino; uma cor não sólida, isto é: malhado; Parti-colorido; Manchado; Modelado em alguma combinação de cores. 


Fonte:  Lunaleone

Comments