HOME


Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação - PETI


Perante os desafios resultantes da crescente diversificação da oferta formativa no ensino secundário, designadamente em termos de ensino profissional e/ou profissionalizante e da integração das tecnologias nos processos de ensino reconheceu-se a necessidade de desenvolver uma investigação que analise os processos descritos e, ao mesmo tempo, que identifique situações que possam ser apontadas como boas práticas. Por sua vez, os vários usos da tecnologia em contextos educativos têm-se vindo a complexificar de forma a integrar inovações tecnológicas e novas conceções teóricas de aprendizagem. Estes usos têm vindo a ser impulsionados não apenas por imperativos de actualidade, mas também políticos. O Plano Tecnológico (2002; 2010) é um destes instrumentos de acção política que reforça a importância de estreitar a relação entre tecnologias e sistema educativo. Para tal, assenta a sua estratégia de ação em três eixos fundamentais: conhecimento; tecnologia; inovação.

Tendo por base o know-how adquirido com alguns estudos que têm resultado da investigação realizada no âmbito dos mestrados em Administração e Gestão Educacional, Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares e Supervisão Pedagógica, mais particularmente, na sequência de questões discutidas em investigação que focalizou a descontinuidade na oferta de ensino profissionalizante, a inconsistência na aplicação das tecnologias nos processos de ensino e adequação da formação de professores para a inovação entendeu-se arquitetar um projeto que permita identificar e clarificar as causas maiores e definir linhas orientadoras de ação assumindo-as como possíveis perspetivas que marquem a eficácia da relação entre os processos de ensino, inovação e tecnologia em ofertas educativas alternativas.

Objectivos

(i)     Aprofundar conhecimento em processos de ensino, tecnologia e inovação no âmbito de ofertas educativas alternativas;

(ii)  Analisar políticas europeias e nacionais para ofertas educativas alternativas;

(iii)  Evidenciar/caracterizar inovação no uso das tecnologias em processos educativos;

(iv)  Contribuir para a divulgação de perspectivas e dinâmicas de inovação no contexto das ofertas educativas alternativas.

 

Vídeo do YouTube



Laboratório de Educação a Distância  (LEAD)  http://lead.uab.pt
Universidade Aberta
Campus do Taguspark
Edifício Inovação I
2740 - 122 Oeiras
Portugal


Universidade Aberta


Comments