Painel Solar Reciclado


 

          José Alcino Alano, 54 anos, conseguiu juntar diversos materiais na construção de um invento simples, mas revolucionário: um sistema de aquecimento solar de água feito com garrafas de plástico, tubos velhos e pacotes de leite.

O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termossifão. A diferença está justamente do material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para a aquecer a água. As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto fosco para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa.

Na sua residência, o sistema abastece duas casas de banho num investimento total de 40€. Apesar de hoje estar precisando de uma ampliação, Zé Alano, como é mais conhecido, consegue economizar até 120 quilowatts de energia eléctrica por mês.

 

 

         Este sistema de aquecimento de aguas não passará de um protótipo construído a pensar em todos nós, pois a sua produção e comercialização encontra-se hipotecada por falta de apoios e também por quem queria comprar!