Estudo de Viabilidade 


Cálculo de consumos.xls    Orçamento.xls

      Actualidade Vs Futuro.xls

 

O desenvolvimento do estudo de viabilidade para a instalação de equipamentos de captação de energia solar visam o aquecimento de águas sanitárias no refeitório e no balneário.

Este projecto teve as seguintes etapas:

  • Recolha de informação sobre os gastos energéticos da escola (luz, gás e água);
  • Recolha sobre os vários consumos dos aparelhos que a escola tem ao dispor para aquecimento de água;
  • Pesquisa sobre os equipamentos solares existentes no mercado e qual a melhor solução a adoptar;
  •  Elaboração de um orçamento para a aquisição desses equipamentos (pesquisa efectuada na Internet).

Os equipamentos actualmente instalados na escola não são compatíveis com o sistema solar de forma que, decidiu-se que o aquecimento de água seria feito exclusivamente  pelo sistema solar.

Elaborou-se os custos médios anuais dos consumos dos aparelhos existentes na escola, tendo como base a facturação da água, electricidade e gás.

Confrontou-se os custos dos aparelhos existentes actualmente com a aquisição dos novos aparelhos. Em seguida, elaborou-se uma estimativa de quando haveria um retorno do investimento efectuado na aquisição dos equipamentos de energia solar.

         Concluí-se que face aos custos actuais os custos futuros seriam mais elevados no 1º Ano devido à aquisição dos novos equipamentos. No final do 2º Ano, a despesa anual da escola já teria reduzido significativamente sendo que nos anos seguintes a despesa anual seria reduzida em cerca de 2.000 €. Os equipamentos inicialmente adquiridos encontravam-se pagos no final do 4ºAno de utilização.

          Aconselha-se que a instalação dos equipamentos do refeitório e balneário seja feita em anos distintos, pois assim os benefícios fiscais seriam melhor aproveitados (a soma do custo dos dois equipamentos excedem o limite máximo de benefício fiscal cedido pelo Estado).  

 

         Exemplo de um sistema solar de aquecimento de águas: