Apresentação



KADJÓT
  é o nome dado pelos índios caiapós da Amazônia para o jogo dos fios, jogo da linha ou cama de gato. Consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir alterando as figuras formadas. O ato de tecer o fio criando as mais diversas combinações inspira os estudos desenvolvidos pelo Grupo, que intenta compreender e apreender a dinâmica e a complexidade das relações que se configuram entre as tecnologias e a educação. Além do entrelaçamento de campos do conhecimento, o KADJÓT  nos traz a ideia de um fio, estabelecendo um continuum entre o homem e o objeto técnico.





KADJÓT é um Grupo - cadastrado no diretório do    CNPQ - IFG - que se dedica a leituras, estudos, pesquisas e a produção acadêmica sobre as relações entre as tecnologias e a educação, considerando que tais relações se configuram numa questão de ordem epistemológica.    



Os estudos, pesquisas e produções do Grupo se desenvolvem com base em três eixos: (1) uma percepção crítica e contextualizada da tecnologia, buscando a superação das concepções determinista e instrumental para explicar o lugar ocupado pela tecnologia no mundo e suas consequentes apropriações pelo discurso educacional; (2) a adoção de uma abordagem sociotécnica para análise das relações entre as tecnologias e a educação, afirmando a necessidade de tomar tais relações como objeto de estudo e (3) deslocamento do foco da prescrição de transformação das práticas docentes pela inovação para a compreensão da formação do professor enquanto processo contínuo. 

 A organização das informações está sendo feita em ambiente virtual Moodle
Somente os pesquisadores cadastrados possuem acesso a esta área.



Contato:grupokadjot@gmail.com


                     LogotipoBráulio Vinícius Ferreira.
 Fotos: Júlio Vann