A Importância do Ciberespaço
Por Tiago Matias e Ivo Correia

         Os computadores nunca foram encarados da mesma forma que são hoje em dia. Muitos receavam utilizá-los, com medo que pudessem tomar conta dos destinos do mundo e escravizar a raça humana. Mas esta perspectiva foi drasticamente alterada, e actualmente são poucos aqueles que nunca os utilizaram nem dependem deles, isto claro, nos países mais desenvolvidos.

            Para qualquer lado que nos viremos os computadores (não necessariamente os computadores pessoais a que estamos habituados a ver em cima das nossas secretárias) e o conceito de ciberespaço estão presentes.

            Novas áreas do estudo e novas profissões apareceram. A informática invadiu as áreas científicas e não só vale por si própria, mas também pela ajuda e melhoramentos que veio trazer a outras disciplinas, como a Matemática, Física, Química e Arquitecturas.

            Os estudantes passaram a escrever os seus trabalhos recorrendo a processadores de texto, efectuam as suas pesquisas na Internet, discutem e trocam opiniões e pontos de vista de uma forma rápida através de e-mails ou sistemas de mensagens instantâneas, permitindo uma maior divulgação dos seus feitos.

          Programadores e designers informáticos vieram trazer novo impulso às mais diversas artes e formas de publicidade. O cinema está cheio de efeitos especiais, a música é gravada e transmitida de forma inovadora, os museus passaram a estar acessíveis virtualmente, tudo isto à distância de um clique.

        Por outro lado as indústrias desenvolveram-se e tornaram-se mais produtivas. Com maior eficiência e precisão, a máquina foi substituindo progressivamente o homem nas operações mais delicadas, destacando-se a indústria automóvel, metalúrgica e alimentar.

            Para além disso, a sociedade tornou-se cada vez mais dependente do ciberespaço. As enormes bases de dados são imprescindíveis ao normal funcionamento de qualquer empresa ou mesmo dos governos que encabeçam a organização de cada país. Foi possível encurtar distâncias, facilitando a comunicação entre as diversas entidades, levando a um crescimento exponencial dos mercados financeiros.

            O tráfego aéreo e marítimo é constantemente monitorizado por inúmeros sistemas operativos que auxiliam o fluxo dos meios de transporte e evitam acidentes e choques entre estes. Os meios militares também beneficiáram com o desenvolvimento do ciberespaco, obtendo armamento de maior precisão e devastação controlada.

       O entretenimento sofreu uma autêntica revolução com o aparecimento dos vídeojogos, presentes no imaginário e dia-a-dia de milhões de crianças, adolescentes e adultos.

 A saúde obteve novos equipamentos de maior fiabilidade no controlo de doenças e deficiências. Cientistas e ambientalistas podem efectuar um maior número de medições com maior regularidade, com vista à detecção de alterações climáticas e desastres ambientais. No desporto, os atletas beneficiam de treinos mais adequados às suas características e uma maior segurança da sua integridade física. Os meios judiciais trocam dados sobre suspeitos mais rapidamente, possibilitando a existência de uma justiça mais eficaz.

           Enfim, o Mundo muda a cada dia e sem dúvida que a Informática é uma das grandes responsáveis por este desenvolvimento. A cada dia que passa, aparecem novas aplicações e programas que são a solução de problemas muito antigos, ajudando à criação de um mundo melhor. Comprova-se assim o quão importante o Ciberespaço se tornou para todos nós!