Memória Descritiva
A descrição da imagem que serve como o nosso logótipo

 

    Um logótipo é mais que uma simples imagem! É um conjunto de ideias que se misturam e interligam num ambiente gráfico, com o intuito de proporcionar e transmitir ao seu observador a(s) ideia(s)-chave do assunto em questão. Foi isso que tentamos concretizar quando nos foi requerido a elaboração de um logótipo relativo ao nosso tema de Área de Projecto, “Desenvolvimento do Ciberespaço”.

Se for observado com atenção, pode-se concluir que este logótipo é formado por 3 elementos: a “@” (arroba ou at, em inglês), o título “Desenvolvimento do Ciberespaço” e ainda uma sugestiva imagem de background. É por esta ordem que iremos abordar e explicar as bases de realização desta parte do projecto.

 

    Para um assíduo utilizador de um computador e da Internet, sem dúvida que rapidamente se é confrontado com as formas curvilíneas de uma “@”. É um dos símbolos ou caracteres por excelência da Internet, presente em tão variados sítios como todos os endereços de correio electrónico ou mesmo na substituição da letra “a” para um efeito visual mais criativo. Deste modo, achámos por bem incluir o símbolo no nosso logótipo, principalmente por ser, na mossa opinião, o elemento em maior destaque quando se observa a imagem de relance.

 

    Constatámos que apenas um elemento para além do background seria excessivamente insuficiente, decidimos inserir o tema do nosso projecto na imagem, recorrendo para isso a uma fonte de letras que se ajustasse. Assim, as letras utilizadas foram retiradas dos títulos da famosa saga cinematográfica “The Matrix”. A partir desta informação adicional, pensamos que se torna óbvio a relação entre a fonte e o tema, já que a trilogia retrata um mundo dominado pelas máquinas, onde os humanos são controlados e enganados por um mundo virtual, o qual é praticamente indistinguível do mundo supostamente real.

    Por último, iremos explicitar o conteúdo do background. Tal como é esclarecido pelo autor da imagem no site em que disponibilizava os seus trabalhos ao público, são imagens que usam e se baseiam na geometria fractal, uma das geometrias fulcrais na Matemática, que por sua vez serve como base para a linguagem do ciberespaço.

 

    Em sintonia com esta vertente, o background também transmite a sensação de um mundo abstracto e irreal, o mundo onde se desenvolve o ciberespaço. Para além disso, poderia ser perfeitamente interpretado com um conjunto de sinais luminosos e impulsos eléctricos, os quais permitem a transmissão e recepção de informação entre computadores e redes ou sistemas informáticos

    É como todos estes motivos como ponto de partida que iniciámos a criação do logótipo. Temos o desejo sincero de que o trabalho dispensado não tenha sido em vão e que, consequentemente, tenhamos atingido um patamar de grande qualidade com a elaboração desta imagem que será marca e identidade que nos acompanhará até ao final do ano.