Introdução


Uma Pequena Introdução ao Nosso Projecto

Acerca da linguagem "Python"

 

A linguagem “Python” é uma das linguagens de alto nível, usadas na criação de programas informáticos, mais acessíveis e mais fáceis de escrever. O seu código é parecido com o de muitas outra linguagens informáticas, mas para criação de jogos tal como o nosso ainda é necessária a instalação de uma extensão do programa, denominada de “Pygame”.

            O ‘download’ do “Python”, assim como alguns guias e informações adicionais, pode ser feito a partir de  < http:\\www.python.org >, enquanto os ‘downloads’ relativos, jogos ou o executável, ao “Pygame” podem ser encontrados em < http://pygame.org >.

 

Uma pequena introdução ao nosso Projecto…

Estávamos no início de ano e havia uma enorme expectativa em torno desta área disciplinar, denominada de Área de Projecto.

Era preciso arranjar um tema e um grupo. Ao mesmo tempo que o grupo se foi formando, surgiu a ideia de trabalhar num tema aliciante, “O Desenvolvimento do Ciberespaço”. E foi com este espírito de equipa que partimos nesta aventura que se desenrolará durante todo o ano. Com a escolha do tema guardada na algibeira, não foi preciso muito tempo para surgir a ideia de em vez de um trabalho teórico feito em papel como tantos outros, seria mais adequada uma página web, atendendo ao tema que nos propusemos a desbravar.

A escolha do trabalho prático foi deveras mais difícil. Não que a ideia de um programa informático não tenha sido logo pensada, mas nenhum de nós tinha fortes conhecimentos na área da programação e pensávamos que seria uma tarefa hercúlea, para não dizer impossível, criar um programa de computador dentro da data limite! Como o tempo demonstrou, estávamos redondamente enganados…

O Trabalho Teórico
 

O nosso trabalho teórico consiste numa página web onde registaremos todas as nossas conclusões, observações e opiniões. No geral, não diverge muito dos trabalhos que normalmente são apresentados, em papel, mas este formato digital não apenas possibilita uma maior facilidade em ser transportado e copiado, como também abre um novo mundo de possibilidades, potenciando uma maior interactividade entre nós, o que escrevemos e quem lê o que escrevemos.

            O trabalho teórico será dividido em vários capítulos, a saber: 

  • História da Internet;
  • História dos Computadores;
  • Sistemas Operativos;
  • Vírus & Malware;
  • Inteligência Artificial;
  • Vídeojogos;
  • A Importância do Ciberespaço;
  • Dependência e Malefícios;
  • Mundos Virtuais.

Cada aluno ficou responsável pela elaboração de dois capítulos, embora ao longo do ano esta atribuição tenha sofrido algumas alterações.

 

O Trabalho Prático


      Sem dúvida que o trabalho prático é a vertente de todo o projecto mais aliciante não só para nós, como para qualquer pessoa que entre em contacto com ele.

    Começando o ano com poucas ou nenhumas noções de programação informática, tivemos a sensatez de pedir auxílio ao Departamento de Física da Universidade de Coimbra e foi assim que entrámos em contacto com o Professor Doutor Orlando Oliveira, que desde então nos tem auxiliado na compreensão e uso dos códigos da linguagem “Python”.

     Em relação ao jogo, baseamo-nos na mundialmente famosa saga “Metal Gear Solid”, desenrolando-se este num ambiente a duas dimensões.

Fotografia do Grupo

Da esquerda para a direita:

  • Paulo Costa
  • Gil Dias
  • Ivo Correia
  • Tiago Matias
  • Joel Rodrigues

 

(Clique na imagem para ver o seu tamanho real)