Corpo Humano

O corpo HUMANOé constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. 

Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
          ORGÃO DO CORPO HUMANO..

APARELHO SISTEMA HUMANO


 

CORPO HUMANO


Corpo Humano

Em sintonia...

Em completa sintonia, os órgãos do corpo humano mantêm uma verdadeira máquina em ação, realizando tarefas que os cientistas muitas vezes demoram anos para descobrir como funcionam.
O cérebro é quem comanda tudo... Através de milhões de células nervosas, chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do corpo ocorre de forma harmônica.

O sistema respiratório exerce função fundamental: leva o oxigênio do ar até as nossas células.   Todos os seres vivos são formados por minúsculas partículas chamadas células. Elas executam as principais tarefas para nos manter vivos, como transportar oxigênio (glóbulos vermelhos), tomar conta do nosso reservatório de energia (células de gordura), enfrentar as doenças (glóblos brancos) ou eliminar detritos. O óvulo é a maior célula humana. Existem 26 bilhões d células num recém-nascido e 50 trilhões num adulto.
 
Músculos: Responsáveis por todos os movimentos voluntários (como andar) e os involuntários (como os batimentos cardíacos). O bíceps que comanda os braços é o mais potente deles. Temos 639 músculos.


Tendões: Fazem a ligação entre os músculos e os ossos.
Vísceras: São os órgãos que ficam nas cavidades do tórax e abdômen, como os pulmões, o fígado (o mais pesado do corpo), os rins, o baço, o estômago e os intestinos delgado e grosso.



PELE:



A pele é o maior órgão do corpo humano. NUm adulto médio, ela têm 2 metros quadrados de extensão. Sua espessura varia de meio a seis milímetros, dependendo da área em que se encontra. Corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos. Ela é composta por:
- EPIDERME: é a camada que pode ser vista, formada por células mortas ou prestes a morrer.
- DERME: Fica logo abaixo da epiderme e contém a raiz dos pelos, terminações nervosas e vasos sanguíneos, além do colágeno, que dá elasticidade à pele.
- HIPODERME: Região que apresenta as gorduras, veias e músculos.


GRAUS DE PERIGO:


- QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU: São superficiais e atingem somente a epiderme. A área fica bem vermelha e arde, mas normalmente sara em poucos dias. É o caso do bronzeamento de sol.

- QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU: Afetam toda a pele, menos a hipoderme. Geralmente formam bolhas. As feridas demoram mais a cicatrizar e podem deixar marcas. Podem ser causadas pela exposição demasiada ao sol, por água quente e mesmo pelo atrito produzido por um sapato novo.


- QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU: Produzem lesão em todas as camadas da pele e alguns tecidos. A área ao reddor da queimadura não dói, pois esse ferimento destrói as células nervosas. Sua coloração é enegrecida e os ossos ficam expostos. A vítima pode entrar em choque. Podem ser provocadas por fogo e ácido.


OSSOS:



O corpo de um recém-nascido tem trezentos ossos. Em um adulto, esse número baixa para 206. Isso acontece porque ao longo da vida, alguns ossos se fundem e formam um só.

O fêmur é o osso mais comprido do corpo humano. É o que fica na coxa. Numa pessoa de 1,80 metros, ele tem cerca de cinqüenta centímetros. O menor osso, o estribo, fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.

Os ossos representam 14% do peso total do corpo humano.

O desenvolvimento do esqueleto humano se completa aos 22 anos. No macaco ele vai até os 12 anos.




CORAÇÃO:



O coração bate setenta vezes por minuto. Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá oito batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.

Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta quatrocentos litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: SÍSTOLE E DIÁSTOLE. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. O coração descansa durante a diástole.

Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.


O CÉREBRO:



Além de ser o responsável pelo raciocínio, o cérebro controla todas as reações do ser humano. Por meios dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro mensagens de todas as partes do corpo. Aí o cérebro manda sinais para os músculos e as glândulas. Um exemplo: Quando uma pessoa queima o dedo, a dor é um aviso que o tato envia ao cérebro. Ele transmite outro sinal aos músculos, que reagem, retirando a mão de perto do fogo. Essas mensagens do cérebro viajam a 385 KM por hora, muito mais rápido que um carro de Fórmula 1.

O cérebro de um adulto, pesa em média, 1,4 quilo (2% do peso do corpo). Mas ele exige 25% de todo oxigênio usado pelo corpo.



SANGUE:



Uma pessoa normal possui cerca de cinco litros de sangue, representando até 7% de seu peso. Ele é vermelho-vivo nas artérias e vermelho-escuro nas veias. São 96500 km de veias e artérias.

O sangue retirado do corpo coagula-se em seis minutos.
Em um minuto o sangue circula por todo o corpo. Essa viagem fica mais rápida ao praticarmos exercícios físicos. Quase um litro de sangue passa pelo cérebro nesse período.

Para quem vive ao nível do mar, uma gota de sangue contém 5 milhões de glóbulos vermelhos (ou hemácias). Em habitantes de regiões mais altas, esse número aumenta para 7 milhões. Eles transportam o oxigênio da respiração pelo corpo. O organismo destrói perto de 1 trilhão de glóbulos vermelhos por dia.

Nessa mesma gota, temos 9 mil glóbulos brancos (ou linfócitos). Eles formam o sistema imunológico, encarregado de defender o organismo contra os invasores. Existem ainda de 250 mil a 500 mil plaquetas sangüíneas. Ao ocorrer uma lesão num vaso, elas se juntam e contróem uma barreira para evitar a hemorragia.

Existem 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano. É a esses vasos que os glóbulos vermelhos transferem o oxigênio que transportam para as outras células ao redor.

A temperatura do sangue no coração é de 38,8 graus. No fígado ela aumenta para quarenta graus.

A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz duzentos mililitros de sangue por minuto.

O sangue do tipo O é conhecido como DOADOR UNIVERSAL. Ele pode ser injetado em qualquer pessoa. Mas quem tem esse tipo de sangue só pode receber transfusões do tipo O. Já o sangue A B é o RECEPTOR UNIVERSAL.

A AORTA é a maior artéria do corpo. Mede cinco centímetros de diâmetro e distribui o sangue a todas as partes do coração. Já a CARÓTIDA é uma importantíssima artéria que leva o sangue até a cabeça.



DE DECIBÉIS:
RUÍDO. DECIBÉIS.
CASA SOSSEGADA. 20.
MURMÚRIO. 30.
MÚSICA BAIXA. 40.
CONVERSA EM TOM NORMAL. 60.
TELEVISÃO. 65.
RESTAURANTE. 70.
TRÁFEGO INTENSO. 80.
ESQUINA MOVIMENTADA. 93.
WALKMAN NO VOLUME MÁXIMO. 110.
BUZINA. 110.
BRITADEIRA. 110.
SHOW EM ESTÁDIO. 120.
GRITO DE UMA CACATUA. 120.
AVIÃO A JATO DECOLANDO. 130.
TIRO. 140


A exposição prolongada a ruídos superiores a 85 decibéis provoca perda gradativa da audição. Quem fica exposto a um som dessa intensidade por mais tempo do que indica o quadro a seguir está comprometendo sua audição.

DECIBÉIS. HORAS.
85 DB. 8 H.
90 DB. 4 H.
95 DB. 2 H.
100 DB. 1 H.
105 DB. 30 MIN.
110 DB. 15 MIN.
115 DB. 7 MIN.

FIM..
Comments