Home‎ > ‎

Registos da Temperatura média Global da Terra

 

 

Desde 1860, que existem dados da medição da temperatura global. Estes dados evidenciam um aumento da temperatura até a actualidade de 0,3 a

 0,6 ºC.

 

As temperaturas anteriores a 1860 são inferidas a partir de uma combinação da análise de núcleos de gelo, sedimentos oceânicos, anéis de crescimento das árvores, fósseis e outros dados geológicos.

 

 

Na Idade Média, entre o ano 800 e o ano 1300 dC há um aquecimento global muito curto Período Quente Medieval, que foi seguido por um intervalo climático relativamente mais frio, a Pequena Era do Gelo (1450 a 1890) onde a temperatura média foi 0,5 a 1 ºC inferior à actual.

 

Se recuarmos 18 000 anos, o Período Quente Medieval e a Pequena Era do Gelo aparecem como pequenas perturbações integradas num período de 15 000 anos, consideravelmente mais quente, cerca de 4 a 5 ºC, resultante da recuperação da anterior glaciação.

 

Continuando abrir a janela temporal, nos últimos 150 000 anos, é possível observar o Período Interglaciar do Holocénico, antecedido de um Período glaciar que durou cerca de 100 000 anos.

 

O período interglaciar que se iniciou à 130 000 anos é chamado o Período Eemiano e teve uma temperatura média 1 a 2 ºC superior ao actual período interglaciar.

 

Continuando a abrir a janela temporal, para os últimos 800 000 anos, é possível observar várias eras glaciares, seguidas de períodos interglaciares, mais quentes, em ciclos de cerca de 100 000 anos.

 

Todas estas alterações climáticas têm causas naturais mais ou menos bem identificadas.

 

 As principais, para intervalos de tempo da ordem das dezenas a centenas de milhões de anos têm a ver com:

- o movimento das placas tectónicas,

-a orogénese e

-as alterações nas correntes oceânicas.

 

Na escala de tempo das centenas de milhares de anos, a alternância entre períodos glaciares e interglaciares resulta, muito provavelmente, de:

-forçamentos de natureza astronómica conhecidos pelos ciclos de Milankovich.

 

 

Para além destes factores, há ainda a considerar os forçamentos externos provocados por:

- variações na luminosidade do Sol e

- períodos de intensa actividade vulcânica.

Comments