GPHM

O Grupo de Pesquisa em História da Matemática e/ou suas Relações com a Educação Matemática - GPHM - desenvolve suas atividades no Departamento de Matemática da UNESP – Rio Claro. Foi formado em 1995 e, é constituído por professores do referido Departamento e por alunos da Graduação em Matemática e Pós-Graduação em Educação Matemática. Participa de forma ativa dos principais movimentos acadêmicos nacionais ligados às áreas de Educação Matemática e suas relações com a História da Matemática, bem como os que dizem respeito à História da Matemática. Principalmente no que diz respeito à História da Matemática, o Grupo mantém posição de destaque nacional com a participação direta na organização de encontros nacionais.

Em termos da organização institucional da área de Pesquisa em História da Matemática, membros do Grupo ocuparam papéis de destaque na criação da Sociedade Brasileira de História da Matemática e mantém estes papéis na administração desta sociedade. Em nível internacional, os coordenadores do Grupo e alguns de seus membros também marcam suas presenças com a participação nos principais eventos e o bom relacionamento com alguns dos principais grupos de pesquisadores do mundo, seja na área da História da Matemática ou na área das Relações entre História e Educação Matemática. Ressalta-se que um dos seus coordenadores é o presidente da Sociedade Brasileira de História da Matemática (gestão 2007-2011), membro do Comitê Executivo da Comissão Internacional de História da Matemática, membro da Academia Internacional de História da Ciência(cuja sede é em Paris) e também um dos representantes brasileiros junto ao Grupo Internacional de Pesquisas sobre as Relações entre a História e a Pedagogia da Matemática. Também são membros do Grupo o editor e um dos editores associados da Revista Brasileira de História da Matemática.

Os coordenadores do Grupo atendem a comunidade acadêmica através do oferecimento de disciplinas de conteúdo histórico da matemática para a graduação e pós-graduação e realizam orientações de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado.