SEEDNET - Blogs


voltar

 

 

Experiência com blogs



Assessoria de Imprensa da Seed


 

Antes de ingressar no universo dos videologs, a professora Gládis Leal, já utilizava ferramenta semelhante com os alunos do CAIC Mariano Costa, em Joinvile (SC). Como coordenadora do Laboratório de Informática Educativa da escola, ela apresentou o blog (página pessoal na internet que permite interação através de textos, imagens e comentários) aos demais professores para sua utilização de forma complementar as atividades em sala de aula.

Desde o início de 2000, Gládis procura saber o que está sendo trabalhado em sala de aula para propor atividades com o uso dos computadores e, assim, aprofundar os assuntos. "Oriento os professores a utilizarem a internet de forma pedagógica, faço uma pré-seleção de sites apropriados. Então a pesquisa volta para o professor que seleciona alguns sites de acordo com o conteúdo que está lecionando", explica Gladis.

A professora prepara então um documento de Word, um blog ou uma webquest com links para facilitar a pesquisa na internet, otimizando o tempo. A freqüência dos alunos no laboratório é de uma vez por semana e todas as disciplinas podem participar. Essa experiência deu origem ao blog da escola, onde são divulgados projetos da escola e um jornal on line, dentre outros assuntos. 

Passo a passo - Gládis estuda há algum tempo todas as possibilidades dos blogs, mas só no começo de 2005 é que iniciou um blog para uso didático na escola municipal CAIC Professor Mariano Costa, em Joinville (SC), onde é Coordenadora de Informática Educacional. O objetivo era iniciar uma discussão com os professores sobre seu papel frente às novas tecnologias e apresentar o blog como ferramenta educacional. "Para a grande maioria, este foi o primeiro contato com essa ferramenta. Alguns já conheciam por meio de seus filhos, mas nunca haviam postado comentários e muito menos pensado em utilizar este recurso em suas aulas", recorda.

       Ela lembra que este foi um exercício muito interessante. Este blog continua em uso para a divulgação de projetos da escola e, também, funciona como um ponta-pé inicial para outros blogs, como o Acelera2005, destinado aos alunos das classes de Aceleração. "O objetivo principal é trabalhar a auto-estima destes alunos, muitos deles desinteressados ou agressivos por conta de repetições", observa Gládis.

       Formada em Letras, com especialização em Língua Portuguesa, a professora também coordena o Palavra Aberta, dirigido à publicar textos e idéias de alunos do ensino fundamental e médio de  diferentes as regiões do País e também do exterior. O projeto é divulgado em listas de discussão e pelo Orkut e já recebeu t extos de alunos de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Portugal .Os professores participantes estão contando suas experiências numa página colaborativa: . Muitos dos textos publicados no blog são resultado de debates com os alunos sobre os temas do programa CONEXÃO XXI.

 Há ainda o Oficina de Educação, que reúne links educacionais e pretende ser uma fonte de pesquisa para professores que desejam usar a internet com seus alunos.

 

 

 

http://www.seednet.mec.gov.br/casossucesso.php?codmateria=320