REVISTA APRENDE BRASIL Nº 16

voltar 

 

 

 

 

Sala dos Professores

 

MUDA ALGUMA COISA NA HORA DE ENSINAR O CONTEÚDO TRADICIONAL POR MEIO DE UM COMPUTADOR?

 

 

 

 

 

MOTIVAÇÃO

 

“As mudanças começam pela relação aluno-professor. Os alunos sentem-se naturalmente motivados diante do computador. O interesse é espontâneo. Tenho desenvolvido alguns trabalhos em colaboração com outros professores via internet utilizando blogs e editores de textos coletivos. O envolvimento dos alunos é impressionante. Para eles é muito mais motivador escrever num blog, por exemplo, onde muita gente vai ler e comentar, do que entregar seu trabalho apenas para o professor. A visão de mundo é ampliada e a sala de aula ultrapassa os limites da escola. Mas não podemos esquecer de que o computador é mais um recurso a ser utilizado. Ele não é um fim, é um meio e como meio deve ser bem aproveitado. Não há sentido usá-lo em atividades que podem ser desenvolvidas sem ele, apenas para dar a impressão de que o professor é “antenado” no uso das tecnologias.”

 

Gládis Leal dos Santos, professora do Centro de Atendimento Integral à Criança Mariano Costa, em Joinville (SC).

 

---------- 

ROMPIMENTO

 

"A utilização de mídias na prática pedagógica é uma forma de romper  paradigmas, embora nem sempre todo o potencial que elas ofereçam seja bem aproveitado. O uso adequado  implica em mudança de postura do educador, que passa de detentor do saber a mediador, oportunizando ao educando a possibilidade de interagir, construindo seu próprio conhecimento. O computador proporciona principalmente mudanças metodológicas. Os recursos multimídia de áudio e imagem, somados aos hipertextos oferecem novos caminhos e atrativos que envolvem o aluno, estimulando o aprendizado. Além disso, a  Internet apresenta uma forma não linear de leitura. Navegando pelos links, o aluno envereda por diferentes atalhos, o que pode tornar uma aula imprevisível e exigir do professor mais abertura e uma postura interdisciplinar, aproveitando as situações criadas por novas descobertas."

 
Marli Fiorentin, professora do Colégio Estadual Pe. Colbachini, em Nova Bassano (RS).

 

 

---------------- 

Especialista

 

 “O computador pode contribuir tanto para ensinar os conteúdos tradicionais de maneira convencional, como também de maneira inovadora. Na forma tradicional, o professor é o centro do processo de ensino, é ele quem apresenta o "conteúdo" aos alunos, neste caso, enriquecido com imagens, sons, simulações, animações e possibilidades que vão muito além do que o material didático impresso permite. Porém, o grande diferencial do computador e da Internet é justamente poder trabalhar de maneira desafiadora e colaborativa com os alunos, de modo que eles não sejam meros receptores de informação, mas sim autores, produtores de conhecimento. Ao criar um blog, podcast, vídeo, História em Quadrinhos, dentre outras possibilidades, os alunos aprendem muito mais tanto o conteúdo motivador destas publicações, como também como trabalhar em equipe e o sentido social do que fazem. Neste contexto, os alunos são protagonistas, conseguem perceber maior valor em suas produções e a avaliação deixa de ser apenas do professor, uma vez que podem contar com opiniões que ultrapassam os muros da escola .”

 

Mary Grace Martins

Pedagoga, Especialista em Design Instrucional para cursos on-line (UFJF), Mestranda em Educação (USP), Docente na disciplina de Didática (Uniban), Consultora Microsoft Educação, Editora do Blog Vivência Pedagógica - www.vivenciapedagogica.com.br