Escolas de Itajaí recebem documentários em vídeo e DVD


voltar

 

 

 

 

 

 Conteúdo do Programa Conexão XXI apresenta debates protagonizados por adolescentes sobre temas diversos, com acompanhamento profissional.
Um novo olhar sobre o que pensa e sente o jovem sobre assuntos diversos vivenciados cotidianamente. Esse é o enfoque dos documentários em vídeo e DVD que a Secretaria de Educação recebeu nesta terça-feira, 21. Para conhecer as produções, orientadores escolares, coordenadores do Programa Escola Aberta e professores responsáveis pelas escolas isoladas se reuniram durante toda a tarde para acompanhar o conteúdo repassado às escolas.

Ao todo, cada uma das 39 Escolas Básicas de Itajaí, além do Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemespi), ganhou kits de dez vídeos e dez DVDs, contendo em cada um uma edição do Programa Conexão XXI. O programa, que vai ao ar todos os sábados, às 13 horas, pela Rede TV, com reprise às terças-feiras, às 8h, tem como objetivo mostrar que o jovem não se preocupa apenas com os lançamentos musicais do momento ou com as principais tendências da moda.
“Queremos mostrar neste programa que o jovem também pensa e se posiciona a respeito de determinado assunto, sem criar estereótipos, como normalmente acompanhamos em programas voltados ao público adolescente”, comenta o repórter, apresentador e acadêmico de Jornalismo da Univali, Raphael Polito.

Nos kits fornecidos às escolas, contam edições que tratam dos temas preconceito, voluntariado, sonhos de vida, drogas, comunidades virtuais, tribos urbanas, culto ao corpo, intercâmbio cultural e jovens pais. A produção do programa escolhe um grupo de jovens no ambiente escolar ou em alguma comunidade de cidades catarinenses, e promove um verdadeiro debate acompanhado por profissionais que tenham relação com o tema discutido.

“Desde o ano passado, quando demos início a esse projeto, tivemos grandes momentos com esses jovens, que com sua linguagem própria conseguem se aproximar ainda mais dos estudantes, acostumados com as gírias e o linguajar típico da adolescência”, comenta a produtora e coordenadora pedagógica do Programa Conexão XXI, professora Gladis Leal dos Santos.

A aquisição desse material pela Secretaria de Educação tem como objetivo promover o debate na escola e fortalecer os conhecimentos oferecidos aos estudantes do Ensino Fundamental de Rede Municipal, propondo um novo modelo pedagógico do chamado TV Escola, porém com conteúdo jovem e alternativo.

“Quando um jovem toma consciência de assuntos como drogas, preconceito, voluntariado, entre outros, através de um colega, alguém que fale a sua língua, acompanhado de um profissional adaptado ao jovem, como esses programas apresentam, certamente estamos favorecendo a aplicação do ensino e trazendo mais um diferencial para o ensino em Itajaí”, define a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, professora Maria Dulce dos Santos da Silva.



Fontes: Departamento de Ensino Fundamental - < XML="true" PREFIX="SKYPE" NAMESPACE="">              (47) 3249-3320       
 Gladis Leal dos Santos –               (47) 9964-3078       
Texto: Oswaldo Ribeiro Jr. –               (47) 3249-3301        / 9113-7718

 

 

fonte: http://educacao.itajai.sc.gov.br/noticiasp_det.php?id_noticia=3271