A Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville (SC) esteve presente na Feira das Tecnologias da 4ª Educática


voltar

 

 

 

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville (SC) esteve presente na Feira das Tecnologias da 4ª Educática. Com um estande montado no Centro de Convenções e Exposições Guimarães Rosa, no Complexo Argos, as três coordenadoras de sala de informática do sistema municipal de ensino de Joinville informaram que a participação no evento teve como objetivos a troca de experiências sobre a aplicação da informática na educação e levar os novos conceitos obtidos durante a Educática para o 3º Encontro de Tecnologia Educacional, que é realizado em Joinville no mês de junho.

As três coordenadoras se revezaram no estande para que todas pudessem, além de apresentar o trabalho desenvolvido em Joinville, conhecer e trocar experiências com profissionais da educação de várias cidades e Estados do País. Gladis Leal dos Santos, Maria de Fátima Belmiro e Solange Aparecida Reis salientaram os benefícios que essa troca de experiência proporciona e elogiaram o incentivo dado ao setor educacional em Jundiaí.

Gladis visitou a Educática pela terceira vez e, Solange, pela segunda. Maria de Fátima, que esteve em Jundiaí pela primeira vez, explicou que já conhecia a Educática, pois o evento, segundo ela, é tido como referência nacional. Gladis explicou que o modelo de ensino aplicado em Joinville é diferente do ministrado em Jundiaí, mas os objetivos são os mesmos: a inclusão digital. “As crianças aprendem projetos pedagógicos nas salas informatizadas que funcionam como apoio pedagógico do professor.”

Joinville possui 124 escolas municipais e 37 delas dispõem de laboratórios de informática, atendendo a 36 mil alunos. Cada um dos 37 laboratórios possui 21 computadores. “A gente veio mostrar que o coordenador auxilia o professor nos projetos, pesquisas, acabamento de trabalhos e capacitação profissional. O coordenador é um professor e não apenas um técnico em informática. Isso garante que a ferramenta seja usada de forma adequada”, explicou Gladis.

Complexo Modelo
“A Educática é divina. Gostei e repeti a experiência. O Complexo de Capacitação é modelo e a iniciativa do professor (Oswaldo José Fernandes – secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes) é muito interessante. Proporciona a troca de experiências”, disse Gladis, que junto com Solange levou o projeto de montar um estande na 4ª Educática ao secretário de Cultura de Joinville, Sylvio Sniecikovski, que aprovou a iniciativa.

Gladis e Solange, que já conheciam a Educática, observaram que nas edições anteriores o público era basicamente de professores, mas, hoje, atrai famílias inteiras. “E as escolas também estão trazendo os seus alunos, o que é muito importante”, salientou Solange.

 

fonte http://educatica.net/