Blog-se - Nova Escola on line


voltar

 

 

 

 

 

 

 Sexta-feira, 9 de junho de 2006 

Blog-se


Quando percebem que vão publicar uma página na internet, os alunos dão um salto de qualidade nas pesquisas, na produção de texto, no trabalho em equipe... Na aprendizagem

Débora Menezes  

 

Em 2005, a pequena Nova Bassano, cidade com pouco mais de oito mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, ganhou destaque na internet graças à iniciativa da professora Marli Fioretin, de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Padre Colbachini. Ela incentivou suas duas turmas de oitava série a registrar em um blog, o Vidas Secas, todo o trabalho desenvolvido em sala de aula com base na obra de Graciliano Ramos. A página acabou em quarto lugar em uma competição internacional de blogs educativos feito por escolas - o Blopes - em países de língua portuguesa e espanhola.

Mais do que uma simples publicação na internet, o site serviu de estímulo para a leitura e a escrita dos alunos. O ponto de partida foi o romance de Graciliano. "Estabelecemos uma relação entre o sofrimento dos personagens do livro com a nossa realidade. Em 2005, parte do Rio Grande do Sul, incluindo a nossa região, foi afetada econômica e emocionalmente por um grande período de estiagem", recorda a professora. Depois, os alunos leram textos de outros autores sobre a questão da seca e publicaram seus comentários.

Quem não tinha computador em casa recorreu ao laboratório de informática da escola. Na sala de aula, os alunos leram e discutiram os textos. No blog, Marli postou comentários, tarefas para a turma e a produção dos alunos. Ao ver seus escritos publicados em um endereço na internet, os estudantes se sentiram mais valorizados - e preocupados com a coerência de idéias, com a ortografia, com a gramática. A cada post, todos discutiam o retorno dos leitores - pessoal da escola, alunos e professores de outras instituições e até autores de textos propostos por Marli, como o escritor gaúcho Caio Ritter.

A interatividade marcou o projeto do começo ao fim. "Pudemos trocar idéias com crianças de escolas até em Portugal e com os próprios escritores das obras trabalhadas. Isso aproximou muito a turma da literatura", conta a professora. "Além disso, eles não se limitaram ao universo escolar e passaram a ficar antenados com o que acontece no mundo fora do colégio."

Neste ano, Marli desenvolve outro blog com novas turmas de oitava série: o Ficção Versus Realidade, que tem como tema gerador a reflexão sobre as diferenças, as desigualdades sociais e o preconceito.

 

Fotologs e podcasts, a rádio na internet

 

Colega virtual de Marli, a também professora de Língua Portuguesa e coordenadora de um laboratório de informática, Gládis Leal dos Santos, incorporou novos recursos aos blogs que constrói no Centro de Atenção Integrado à Criança (Caic) Mariano Costa, em Joinville (SC). No ano passado ela criou um fotolog em parceria com uma professora de Educação Física - o Falando de Esportes. Fotolog, para quem ainda não conhece, é um blog programado para facilitar a publicação de imagens.

Na página, os alunos publicaram o resultado de suas investigações não somente sobre os esportes em si, mas a respeito de letras de música que falavam sobre futebol ou assuntos que envolvem personalidades do mundo esportivo, como o fato de Romário ter uma filha com Síndrome de Down.

O trabalho de Gládis, nesse sentido, dá apoio aos professores da escola para que conteúdos das aulas regulares sejam explorados com imagem, áudio e vídeo na internet. No blog da escola ela propõe e descreve essas experiências.

Atualmente uma turma está produzindo o blog Copa do Mundo, em parceria com outras instituições: a Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna, também em Joinville; o Instituto Francisca Peixoto, em Cataguases (MG); e o Colégio Santo Antonio, em Belo Horizonte (MG). Em duplas, no laboratório de informática de cada escola, os alunos pesquisam sobre os países participantes da competição, curiosidades sobre os jogadores, mascotes e outras informações sobre o torneio. O resultado da pesquisa, quando postado, vira material de referência para outras atividades que o Caic Mariano está desenvolvendo sobre a copa.

Gládis mostra ter fôlego de sobra. Ela também ajuda a garotada de sexta e oitava séries a produzir a Rádio Web, um podcast. Trata-se de uma rádio virtual que você mesmo cria e armazena na internet para todos que queria ouvir. Músicas, narrações, entrevistas, diário falado, declamações, piadas... tudo pode ser publicado em um podcast.

Os programas da Rádio Web são curtos e editados no próprio computador. Em duplas, os alunos se dividem e buscam informações, fazem entrevistas, escrevem as reportagens, gravam e editam o material no Audacity, programa que você pode baixar gratuitamente na internet.

A rádio é resultado de discussões que aconteceram na escola sobre o papel dos meios de comunicação para a comunidade e a importância da pesquisa para a geração de notícias. "Mais do que aprender as técnicas de rádio, os alunos estão desenvolvendo a oralidade e o protagonismo. E estão aprendendo ao mesmo tempo que se divertem", afirma Gládis.

 

Entre professores

 

Desnorteado com tamanha quantidade de informação sobre as novas tecnologias e sua aplicação educativa? Não é só você que se sente assim. Por isso, Gládis e Marli se juntaram a outras colegas e criaram um blog para debater o uso das tecnologias na escola. É o Trocando Letras. Clique por lá.

Mais do que aprender a construir um blog ou usar as tecnologias, é importante conduzir os alunos nesse mar de novidades e de interatividade, sem perder o foco. "Planejamento é fundamental. O professor tem que estar seguro dos objetivos de seu projeto de ensino para que isso também esteja muito claro ao alunos e para que ninguém se perca na grande teia que é a internet", aconselha Gládis.

 

Como inserir blogs na sua rotina educacional

 

Dicas da professora Andréa Vicente Toledo Abreu, professora e coordenadora da Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto, em Cataguases (MG):

  • Interesse pela internet. Para inserirmos os blogs na rotina educacional temos que primeiro familiarizar nossos educadores com a informática e principalmente com a rede virtual e suas inúmeras facilidades. Email, Massenger, Fórum e Bate Papos devem passar a fazer parte da rotina dos educadores.
  • Como construir um blog. Depois desta familiarização vem a parte técnica de criação do Blog. Existem opções fáceis e dinâmicas para iniciantes. São serviços oferecidos por portais brasileiros e internacionais. Conheça algumas dessas ferramentas em reportagem de NOVA ESCOLA publicada em junho de 2004.
  • Definição clara de objetivos. Vai falar sobre a copa ou sobre literatura? Escolha um tema gerador para não se perder na rede.
  • A produção dos alunos. São os posts feitos com a produção dos alunos que provocam a interatividade e, conseqüentemente, o interesse da turma pela participação.

 

Blogs educativos

 

blogosferamarli.blogspot.com - Blog pessoal da professora Marli Fioretin, que discute sobre as novas tecnologias na educação.

 

vidassecascolbachini.zip.net - Blog da professora Marli Fioretin, com alunos de oitava série (2005) do Colégio Estadual Padre Colbachini, em Nova Bassano (RS).

 

ficrealidade.blogspot.com - Novo blog da professora Marli Fioretin, com alunos de oitava série do Colégio Estadual Padre Colbachini.

 

www.caicmariano.blogdrive.com - Blog da escola municipal Caic Mariano Costa, em Joinville (SC).

 

www.falandodeesportes.nafoto.net - Fotoblog da escola municipal Caic Mariano Costa, em Joinville (SC), realizado com a disciplina de educação física.

 

www.copamundo.blogspot.com - Blog sobre a Copa do Mundo, da escola municipal Caic Marino, em Joinville (SC), realizado com a disciplina de educação física.

 

saladeaula.wikispaces.com/Podcast - Projeto de rádio web da professora Gládis Leal dos Santos, na escola municipal Caic Mariano Costa, em Joinville (SC).

 

trocandoletras.zip.net - Blog comunitário de professoras que utilizam e discutem sobre o uso de internet e novas tecnologias na educação.

 

www.blopes.com - Premiação dos melhores blogs educativos de 2005.

 

Outros blogs interessantes

 

blogsjoaocosta.zip.net - Reúne diversos blogs feitos por alunos da escola municipal João Costa, em Joinville (SC).

 

http://www.ciep451.weblogger.terra.com.br - Blog do CIEP Eliza Antônia Rainho Dias, em Itaboraí (RJ).

 

http://acelera2005.blogdrive.com - Outra iniciativa do Caic Mariano Costa, em Joinville (SC), com alunos de uma classe de aceleração.

 

http://internetnaeducacao.blogspot.com - Blog da professora Fátima Franco, com links para outros blogs e sites sobre educação e tecnologias da informação.

 

 

 

 

 

Quer saber mais?

Caic Professor Mariano Costa – Av. Alvino Hansen, s/n (Adhemar Garcia), CEP: 89203-700, Joinville (SC), tel. < XML="true" PREFIX="SKYPE" NAMESPACE="">              (47) 3426-3388       . caicmarianocosta@netvision.com.br

 

Colégio Estadual Padre Colbachini – R. Silva Jardim, 764 (Centro), CEP: 95340-000, Nova Bassano (RS), tel.               (54) 3273-1520       .

 

Instituto Francisca de Souza Peixoto – Praça Manoel Inácio Peixoto, 96 (Centro), CEP 36770-073, Cataguases (MG), tel.               (32) 3421-4910       , andrea@chica.com.br.

 

 

 

 

 

 

http://novaescola.abril.com.br/noticias/jun_06_9/index.htm