Simulador TankCoders

Simulador de batalhas de tanque de guerra com inteligência baseada em agentes AgentSpeak(L). 

Links importantes

Contato

Germano Fronza,

MSN: mano_rdm@hotmail.com

GTalk: germano.inf@gmail.com

O que é TankCoders?

É um simulador de batalhas de tanque de guerra onde o principal objetivo é desenvolver times de agentes inteligêntes escritos na linguagem AgentSpeak(L) do interpretador Jason. Cada agente controla um tanque de guerra na batalha e cabe a ele ter completa autonomia para se locomover e batalhar no cenário.

Quem deve usar o TankCoders?

Baseado no foco deste simulador, que é de desenvolver times de agentes inteligêntes utilizando o Jason, o público alvo são os estudantes de Inteligência Artificial, mais especificamente da área de Sistemas Multi-Agentes, que visam colocar em prática os conceitos de cooperação e coordenação. A vantagem de se utilizar esta ferramenta é que o estudante não precisa desenvolver o ambiente onde os agentes percebem e atuam, basta forcar-se na inteligência dos mesmos.

Esse simulador também pode ser utilizado como um jogo, onde os tanques são controlados através de teclado e mouse. Neste caso qualquer pessoa pode utilizar e se divertir :).

Como o projeto foi concebido?

Este projeto foi concebido como trabalho de conclusão (TCC) do curso de bacharel em Ciências da Computação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2008-1.

A inspiração para este projeto surgiu em meados de 2006 quando tive o primeiro contato com a ferramenta Robocode. Apesar de ser uma ótima ferramenta para testar conceitos de IA, notei várias limitações e baseado nelas propus melhorias para tornar o ambiente mais atrativo e realístico.