Locais a visitar

Rio Arado e Pedra Bela
 
Partindo das Caldas do Gerês, siga em direção à Portela do Homem, Poucos metros à frente encontrará um entroncamento à direita com a indicação "ERMIDA". Vire nessa direção e siga por essa estrada que tem tanto de apertado como de belas paisagens, mas com cuidado e atenção redobrada. Quando chegar a "Ermida" acaba o luxo do alcatrão e começa a "Terra Batida". Suba sempre por essa estrada até encontrar um entroncamento com as indicações "Pedra Bela"à direita e "Cascata do Arado" à esquerda. Tome o rumo da direita e siga o caminho por mais 200 metros aí tem uma magnífica vista sobre a aldeia da vila do Gerês e do vale da Portela do Homem.
                                                                                                                                     
 
 
Regressando em direção ao rio Arado 2,4 km encontra um entrocamento, vire à esquerda, e siga em frente até à ponte do Arado e delicie-se com a magnífica paisagem.
                                                                                                                                                                              
 
 
Vilarinho das Furnas
 
 
 Partindo das Caldas do Gerês em direção à Barragem da Caniçada, atravesse a vila e siga na rotunda para "S. Bento da Porta Aberta" e continuando passa pelo "Campo do Gerês". Siga a indicação da Barragem de Vilarinho das Furnas. Quando chegar à barragem, estacione o carro no largo aí existente e atravesse a pé a barragem aproveitando para admirar a magnífica paisagem que a rodeia.
 Após atravessar a Barragem siga a estrada de terra que se encontra à sua direita. Tenha atenção ao calçado pois a caminhada demora mais ou menos 45 minutos.
 Ao chegar ao entroncamento vire à direita. A meio, passará por cima de um pontão de cimento e aprecie
a cascata artificial.
 Siga sempre por esse caminho até encontrar o que resta de "Vilarinho Das Furnas".
 
 
 
 
 
 
Vilarinho das Furnas - Terras de Bouro, Braga 
 
 
Mata da albergaria
 
Seguindo a estrada que vai de S. Bento da Porta Aberta para Vilarinho das Furnas, depois de passar por S. João do Campo, encontra um entroncamento vire à direita com a indicação de Portela do Homem, atenção que a estrada é de terra batida. A 1,6 km encontra o ribeiro do Sardilhão. A 4 km surge a Ponte de madeira sobre o ribeiro do Pedrado, junto a ela alguns marcos milenares. A 5,8 km Fonte da Balsada ao seu lado direito. A 6,4 km Ponte de madeira sobre o Rio Macieira. A 6,8 Casa da Albergaria e a 6,9 fim do percurso e enconta a estrada da "Portela do Homem" (3Km), "Caldas do Gerês" (9Km).
 
 
 
Pitões das Júnias e Mosteiro de S. Maria das Júnias

Pode levar o carro até junto do cemitério de "Pitões das Júnias" e estacione aí ou se tem um Todo Terreno pode levar mais abaixo até ao largo em terra batida.

Desça então pelo caminho à esquerda que o leva directamente ao Mosteiro. Vá apreciando o enquadramento da paisagem. Observe a Igreja e o cemitério abandonado. No caminho da entrada do cemitério vire à esquerda e vá até ao moinho, atravessando a ponte.

 Se estiver na hora do almoço ou perto dela, recomponha primeiro o estômago e só depois avance para a caminhada seguinte. São algumas horas a caminhar no duro.

Partindo do largo de terra batida, siga pelo caminho da direita que vai ter a um rego (levada de agua) e siga sempre por esse caminho rodeado de de carvalhos. Vá descendo até encontrar um género de miradouro onde pode observar ao fundo a enorme queda de água.

Continuando para baixo por entre os trilhos estreitos ai existentes chega ao rio e ao local onde se precipita toda aquela agua. Observe a altura da mesma e impressione-se

                                                                                                                                                                           

 

 

 
 
Comments