Mecânica dos Solos



Pré-requisito: Geologia da Engenharia

CH Total:  60h/a

CH Teórica: 30 h/a

CH Prática:  30h/a

Créditos: 4

Ementa:

Teoria:

Conceito de solo na Mecânica dos solos. Tipos de solo. O solo como material de fundação e de construção (construção civil, pavimentação, barragens, estabilidade de encostas). Classificação dos solos. Amostragem. Índices Físicos. Granulometria: granulometria por peneiramento, granulometria por sedimentação; Outros processos; Análise da curva granulométrica. Consistência dos solos: Limites de Liquidez, Limite de Plasticidade, Limite de Contração, Índice de Consistência das Argilas. Classificação dos solos. Forma das partículas dos solos, Estrutura dos solos grossos, Estrutura dos solos finos, Superfície especifica, Sensibilidade das argilas, Tixotropia. Compactação: Curva de compactação; Estrutura dos Solos Compactados; Ensaios de Compactação Proctor; Ensaio de Expansão e CBR; Técnicas de Compactação em Campo; Grau de Compactação; Definição das Condições apropriadas de Compactação em laboratório e no Campo (tipo de Energia de Compactação, umidade de compactação). Pressões neutras: estática e dinâmica. Movimento d'água: permeabilidade, percolação, adensamento. Tensões e Deformações: geostáticas e de carregamentos. Critério de ruptura ou escoamento. Resistência ao cisalhamento: areias e argilas. Estabilidade de taludes. Empuxos de terra. Barragens de terra e enrocamento.

Prática:

Ensaios Laboratoriais em amostras de solos.

Introdução: Objetivos da experimentação laboratorial e Apresentação do laboratório.

Identificação e Classificação de solos: Investigação e amostragem de solo pela ABNT. Umidade. Peso específico aparente com balança hidrostática e frasco de areia; Peso específico dos sólidos, Observação táctil visual p/ classificação expedita MCT,  Observação táctil visual p/ classificação expedita ABNT / ASTM, Granulometria por peneiramento, Granulometria por sedimentação, Limites de consistência dos solos.  

Compactação:  Ensaio de compactação, CBR e expansão.
Ensaios Especiais: Absorção e Massa Específica para grãos retidos na peneira de 4,8 mm, Abrasão Los Angeles


Permeabilidade: Permeabilidade a carga constante e carga variável.

Bibliografia

Bibliografia básica

1.    CAPUTO, H.P. Mecânica dos Solos e suas aplicações. Vol. I, II e III. Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos. 1998.

2.    PINTO, C.S. Curso Básico de Mecânica dos Solos. 3 ed. Oficina de Textos, São Paulo. 2002.

3.    CRUZ, P.T. 100 Barragens Brasileiras, Oficina de Textos, São Paulo, 1998.

4.    HACHICH, W. et alli. Fundações: Teorias e Prática. ABMS/ABEF, editora PONI, 1996.

5.    ORTIGÃO, J.A.R. Introdução à mecânica dos Solos dos Estados Críticos. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro, 1995.

Bibliografia complementar

1.    NOGAMI, J.S. e VILLIBOR, D.F. Pavimentação de Baixo Custo com Solos Lateríticos, Villibor & Villibor, São Paulo, 1995.

2.    OLIVEIRA, A.M.S. E BRITO, S.N.A. (Ed), Geologia de Engenharia. ABGE, São

Paulo, 1998.

3.    ABNT – Coletânea de Normas Brasileiras da Área Geotécnica.

4.    REVISTA SOLOS E ROCHAS, ABMS/ABGE.

    
    
    
    
Subpáginas (2): Arquivos da disciplina Avisos
Comments