Navegação

EXERCÍCIOS DA AMÉRICA

01. O Canadá e os E.U.A. formam a chamada América Anglo-Saxônica, a América rica. Assim como os E.U.A., o Canadá foi colonizado principalmente, por ingleses, mas apresenta características diferentes. Sobre o Canadá, é correto afirmar que:

1- O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos E.U.A., que controlam amplos setores da atividade industrial.

2- A ocupação agrícola das áreas de tundra possibilitou que o Canadá se tornasse um dos celeiros agrícolas do mundo.

3- A população do país é, predominantemente, de origem inglesa e francesa.

4- 90% da população concentram-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos.

Assinale uma das alternativas

a) 1 e 2 são corretas.

b) 2 e 3 são corretas.

c) 2, 3 e 4 são corretas.

d) 1, 2 e 3 são corretas.

e) 1, 3 e 4 são corretas.

 

02. Os meios de comunicação têm transmitido constantemente notícias sobre o desejo da província de Quebec separar-se do Canadá. Sobre este país, julgue os itens a seguir.

(     ) O Canadá localiza-se a SE dos EUA e abrange porções de terras geladas, localizadas em baixas latitudes.

(     ) Na província de Quebec, predominou a colonização francesa que determinou o idioma, a cultura e as tradições. Essa diferença com relação ao restante do país gera a questão da emancipação dessa província.

(     ) As maiores cidades canadenses são: Óregon, Louisiania e Montana onde a indústria predominante é a automobilística.

(     ) Politicamente o Canadá é uma federação de dez províncias e dois territórios e adota um regime de governo parlamentar bicameral (senado e câmaras comuns) do tipo britânico.

 

03. Leia o texto com atenção:

O Canadá segundo os norte-americanos

"Com o Canadá, tudo limpo. Até por que, a maioria dos americanos acredita piamente que o Canadá faz parte dos Estados Unidos. Falam a mesma língua, até, e sem aquele sotaque pernóstico dos ingleses. E para telefonar você não precisa nem colocar o código na frente do número, só os três dígitos da cidade, mais o número chamado - um interurbano, enfim. E vejam só as contribuições que o Canadá já deu à cultura americana: Joni Mitchell, Neil Young, Michel J. Fox, John Candy, James Cameron e hóquei, que maravilha!

                Ah, sim, tem aquela história de Quebec e aquele povo fala francês. Mas Quebec fica na Europa, não fica?"

                (BAHIANA, Ana Maria. "América de A a Z - quase tudo o que você precisa saber para sobreviver ao sonho americano". Rio de janeiro, Objetiva, 1994. p. 19-20.)

O texto caracteriza-se pela ironia, que quando não é bem interpretada pode parecer uma afirmativa.

Apresente os dois problemas canadenses, um econômico e outro político, citados de forma irônica pela autora.

 

 

 

04. Assinale a opção que NÃO identifica as características da formação geográfica das regiões do Canadá:

a) No Vale do São Lourenço e nos Grandes Lagos, encontram-se as grandes metrópoles, que têm na energia elétrica abundante dos Grandes Lagos, no carvão dos Apalaches o no ferro da Península do Labrador os recursos necessários ao seu desenvolvimento.

b) As Províncias Marítimas se destacam por uma policultura e por indústrias de papel; entretanto, sua mais importante atividade econômica é a indústria pesqueira, favorecida pela Corrente do Labrador.

c) As Grandes Planícies Centrais são áreas de grandes propriedades, intensa mecanização e bem servidas de transporte ferroviário, que escoa a importante produção do trigo canadense.

d) a Colúmbia Britânica, região de alta densidade demográfica de clima temperado continental, tem o relevo acidentado, o que permite grande produção de hidroenergia.

e) o Grande Norte, região de mais reduzida densidade demográfica, de climas polar, subpolar e frio continental, apresenta atividades ligadas ao extrativismo da floresta.

 

05. "Nós (os de fala francesa) votamos pelo "Sim" por uma margem de 60%" é a expressão de um político derrotado no recente plebiscito que procurou decidir:

a) a separação do território dos Tamis, no Sri Lanka

b) a continuidade das experiências atômicas da França

c) a independência do território canadense de Quebec

d) a criação de um país independente na Guiana Francesa

 

06. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.

Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por .........., as tendências separatistas são atuantes no(a) .........., onde .........., de maioria francesa, reivindica uma posição especial.

a) ingleses e franceses - Canadá - Quebec

b) ingleses e franceses - Canadá - Ontário

c) espanhóis e bascos - Espanha - o País Basco

d) ingleses e espanhóis - Espanha - Gibraltar

e) norte-americanos e franceses - Canadá – Quebec

 

07. Nesta região, favorecida pela presença da floresta, de reservas minerais e do grande potencial hidrelétrico, concentra-se a maior parte da população e da atividade industrial do Canadá. Trata-se:

a) da Colúmbia Britânica.

b) das Províncias Atlânticas.

c) do Sudeste.

d) das Pradarias.

e) do Grande Norte.

 

08. Sobre a economia do Canadá, podemos afirmar:

I - É fortemente dependente dos Estados Unidos em relação aos fluxos de capitais, tecnologia e mercadorias.

II - Muito prejudicada pela Segunda Guerra Mundial e fracamente industrializada, equilibra na sua balança comercial com exportações de gêneros alimentícios.

III - Dinâmica e forte, tem na produção de papel e celulose uma posição de destaque que coloca o Canadá como o maior produtor mundial do gênero.

IV - Tem no alumínio seu grande destaque na área metalúrgica, embora a matéria-prima (a bauxita) necessite ser quase que totalmente importada da Jamaica e do Suriname.

V - Não utiliza técnicas modernas na agropecuária, o que faz com que essa atividade se torne altamente improdutiva.

São CORRETAS as afirmativas

a) I, II e IV.

b) I, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, IV e V.

e) III, IV e V.

 

09. "A revolução militar é movida pelos EUA fundindo: planejadores do Pentágono, o complexo industrial-militar americano e a tecnologia do Vale do Silício. Os EUA são responsáveis por 40 a 45% dos gastos militares de 189 países do mundo".

                (KENNEDY, Paul. "Poderio bélico dos EUA não garante segurança". Folha de S. Paulo, 12 de setembro de 2002).

Considerando-se essa informação é INCORRETO afirmar que

a) as guerras são inerentes à política internacional dos estados modernos; a força militar é argumento decisivo em última instância.

b) o uso da força militar organizada como meio de defesa do território e da sociedade é um dado da soberania nacional no mundo moderno.

c) os EUA usam seu poderio militar como meio de persuasão na política internacional, alegando a defesa de sua nação e dos valores da liberdade.

d) a força militar, embora represente um meio não político de se fazer política internacional, sempre foi utilizada pelas potências, após decisão política na ONU.

e) as atuais ações dos EUA em relação ao Iraque são uma demonstração nítida do uso da força militar como meio presente e aceito de se fazer política internacional.

 

10. O dia 11 de setembro de 2001 não será esquecido. Nessa data, o mundo se deu conta da sua fragilidade e de que alguma coisa havia mudado com relação ao século XX, no que diz respeito às relações internacionais. Trata-se de um acontecimento que expressa as modificações que integram o processo iniciado com o fim dos regimes socialistas do Leste Europeu na passagem da década de 1980 para a de 1990.

Esse processo pode ser considerado como a transição entre as duas seguintes situações:

a) polarização entre dois blocos econômicos, políticos e militares - avanço da globalização sob a liderança dos EUA

b) intolerância religiosa entre países de origens culturais diferentes - crescimento das religiões ocidentais em detrimento da cultura oriental

c) coexistência entre diversos continentes de poderio econômico equivalente - acirramento da rivalidade ideológica  entre capitalismo e comunismo

d) integração entre um mundo exportador de alimentos e um outro produtor de manufaturados - isolamento crescente entre os grandes produtores internacionais

 

 

GABARITO

  1. E
  2. F/V/F/V
  3. ECON – falta de mão-de-obra. POLÍTICO – região separatista.
  4. d
  5. c
  6. a
  7. c
  8. b
  9. c
  10. B
  11. b
Comments