A. Apresentação

Rabiscar, intuir, construir e formalizar são condições fundamentais para o ensino e aprendizagem de Matemática... e se o fizermos dinamicamente, potencializamos a possibilidade de êxito nessas tarefas. Deixemos de lado um pouquinho o quadro-negro e o giz e vamos conhecer como trabalhar conceitos diversos explorando o software de geometria dinâmica Geogebra. Neste site, apresentaremos recursos que servem de auxílio para tornar mais rico e atrativo o aprendizado.


Nossa escolha pelo Geogebra se deu por entendermos que possui as características que mencionamos, além de ser gratuito, acessível e com comandos simples que facilitam o processo de familiarização do aluno com o software.

Antes de começar a navegar, convidamos você para uma reflexão: sobre os papéis do professor e do aluno diante da tecnologia. Baseados nas ideias de Isotami e Brandão (2006), afirmamos que esta forma de ensino incentiva a participação ativa do aluno, bem como faz do professor o seu parceiro, diferentemente  daquele ser detentor do conhecimento, como era visto há tempos atrás. Porém, a transição do método tradicional de ensino para o ensino auxiliado por computador requer adaptação tanto por parte do professor como do aluno, o qual precisa abandonar o comportamento passivo. O aluno precisa estar constantemente buscando desafios e interagindo com colegas e professores. Cabe ao professor motivá-lo nesta tarefa.

Assim, esperamos contribuir de alguma forma com o trabalho do professor, uma vez que, a partir dos utilitários apresentados aqui, cada um poderá criar suas próprias construções, de acordo com seus interesses e necessidades, procurando explorar ao máximo as potencialidades do Geogebra.     

Mãos à obra...