Carlos José de Senna


TRISAVÓS - 5ª Geração


ARCEBISPADO DE PORTO ALEGRE

Certifico que no livro N° 04 de assentamentos de Casamentos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo à fl. 38-v° acha-se o seguinte:


CARLOS JOSÉ DE SENNA e MAURÍCIA ANTÔNIA DE PAIVA.

"Aos onze de junho de mil oitocentos e quarenta e nove às nove horas da manhã, nesta Matriz de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Rio Pardo, depois das formalidades do estilo e de prestarem perante mim seus depoimentos, se receberam em matrimônio com palavras de presente em que expressaram seu mutuo consentimento, Carlos José de Sena, filho legítimo de José de Senna e de Maria Constantina, naturaes da Allemanha, com Maurícia Antônia de Paiva, filha legítima de Antônio de Souza Paiva e Dionísia Pedrosa, naturaes desta freguesia. Receberam as bênçãos nupciaes segundo o Ritual. Foram testemunhas os Abaixo assinados. E para constar fiz este termo, que asignei". O Vigário Vicente Zeferino Dias Loppes. José de Sá Brito Vellozo. José Ferreira da Costa Terra.

Filhos:

João Felippe de Senna,

Júlia Amália de Senna,

Cândida Carlotta de Senna,

Maria Arminda de Senna,

Maria Conceição de Senna.


Nascido : Alemanha (à época Federação Alemã ou Deutsches Bund). Filho legítimo José de Senna e Maria Constantina.

Casado: 11-jun-1849 (Reg Religioso Nº 04 Fl.38v)às 9h da manhã, com Maurícia Antônia Paiva em Rio Pardo -RS-br, conforme registro de casamento da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo.Livro no Arcebispado de Porto Alegre-RS-br.

Óbito: após <08-abr-1864 , data da troca de uma parte de matos(Lº 09 Fl.14  de Transmissões do 1º Tabelionato de Cach.do Sul) e antes de 1903>(óbito da esposa já viúva) no 6º Distrito(Agudo-RS-br).

P.S.: Porém, já em 10-out-1885 toda família,exceto ele,aparece numa relação de contribuintes - AHM (Arquivo histórico Municipal de Cachoeira do Sul) pasta CM/CSA



1º TABELIONATO DE CACHOEIRA DO SUL - TRANSMISSÕES

Livro 09 (06-mai-1863 a 26-jul-1869) s/i todo

Fl. 14 – Em 08-abr-1864. Carlos José de Senna e sua mulher trocam com João José Soares

“João José Soares, uma parte de matos que comprou do finado José Ferreira da Costa Terra, reservando o campo que do mesmo comprou nos quais também tem matos; e Carlos José de Senna e sua mulher uma data de matos no 1º Distrito desta cidade no Rincão do Inferno, que houveram por compra da viúva do dito Terra. Que estes matos tem iguais valores (700$000 Réis cada um); que desde já transpassarão todo direito e posse que tinham nos matos que trocam; e iguais direitos recebem nos matos pelos quais fazem a troca, para que deles disponham como seus que são de hoje para sempre. Em apresentaram o bilhete de distribuição com o selo proporcional sob. Nº 02 em 08-abr-1864. E assim me pediram lhes fizessem este instrumento que lhes li, aceitaram e assinaram fazendo a rogo de João José de Soares, Jenuíno Ignácio de Araújo e de Carlos José de Senna e sua mulher, José Martins Beltrão, por não saberem escrever. Com as testemunhas presentes perante mim, Francisco Pedro Sertório Leite.



Questões:

- O Carlos era Alemão, Qual o nome original ? Alterou ou aportuguesou seu nome ?

- Casou em 1849 com uma Mulher de 32 anos, brasileira . Há quanto tempo ele estava no Brasil ?

- Para ter uma idade próxima da esposa, nasceu por volta de 1815 ?

- Sempre foi Cathólico ? ou só para casar ? Será que aparece em algum registro de outra religião ? 

- A imigração praticamente parou entre 1830 e 1845, então ele chegou antes de 1930 ?

- Ele tinha um irmão e ambos foram adotados ? Seus pais morreram na viagem ?

- Os nomes que forneceu dos pais ( José de Senna e Maria Constantina ) estão aportuguesados. Eles chegaram no Brasil ?

- Para ser adotado, deve ter vindo nas primeiras levas( 1824 ) ?

- Morreu onde e quando ? Entre 1864 e 1885 ?

- Quando faleceu tinha bens a inventariar, existiu ou existe o inventário ?

- Não possuo nenhuma informação sobre ele, antes de seu casamento em 1849.