O GEAC

O Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição (GEAC) tem suas bases estabelecidas em 1998 a partir da aglutinação de pesquisas tendo o processo de aprendizagem na saúde como tema central. Em maio de 2002, o Grupo é formalmente certificado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro como um Grupo de Pesquisa do Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq .

Desde então o GEAC, que surge de parceria acadêmica entre o Laboratório de Currículo e Ensino do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ) e o Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), amplia suas atividades para um caráter cada vez mais multidisciplinar.

Atualmente, as pesquisas do Grupo, genericamente, visam investigar o processo de aprendizagem no ser humano. Os recortes de interesse incluem: metacognição, estilos de aprendizagem, motivação, hábitos e fontes de estudo, formas de raciocínio, interação social e estratégias de aprendizagem. Os estudos têm se dado em contextos tanto presenciais como naqueles inseridos no ciberespaço. Além disto, procura difundir o conhecimento pertinente, testando algumas de suas aplicações. Seu referencial teórico fundamenta-se principalmente nos autores cognitivistas. Dentre estes em particular, aqueles oriundos do movimento metacognitivo e da psicologia diferencial.

Ao longo de sua história o Grupo tem apresentado composição variada com ênfase em profissões na área da saúde e educação. O GEAC tem congregado participantes com formação acadêmica em enfermagem, medicina, fonoaudiologia, psicologia, letras, pedagogia e matemática, entre outras. São pesquisadores com título de doutorado e mestrado, mestrandos e doutorandos, e iniciantes de pesquisa, inclusive bolsistas de iniciação científica amparados por agências de fomento.

A diversidade de formação e experiências tem permitido o estabelecimento de discussões multidisciplinar e transdisciplinar no âmbito do GEAC, o que vem sendo coroado por um significativo avanço na produção intelectual em comum.




PARA ENTRAR EM CONTATO COM O GEAC-UFRJ
 
Pelo site: www.geac.ufrj.br
Por e-mail: geac.ufrj@gmail.com
 
APOIO E FOMENTOS