Galeria MEF

GALERIA VIRTUAL DO MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA


CCORTES

Quando um artista nos apresenta uma série quase minimalista de imagens, geralmente pretende que olhemos para além destas.

É talvez a sua maneira de comunicar e convidar a uma transgressão do espaço com que defronta o observador.

A recusa da autora no título, “Não Quero Ser Dormitório”, é uma recusa da condição de periferia em que a “limpeza da imagem”, sem pessoas, sem etnias, quase ainda sem história, constitui como que um “retorno ao grau zero”, e à possibilidade da criação da afirmação de um lugar fora do espaço onde foi fotografado.

Porém as bandeiras nacionais, os estendais de roupa, os assadores de rua, o lixo no chão, são elementos que de certa maneira traem as imagens e que os portugueses reconhecem, permitindo-lhes reclassificar este bairro na categoria que a autora se recusa a fazer.

Deste modo resulta das imagens uma tensão entre o seu lado utópico e a sua realidade, entre a afirmação do que não quer ser, que não é só da autora mas de um bairro inteiro, e a constatação do observador mais atento ou daquele que tenha maior poder de observação.

Outros haverá, porém, que serão seduzidos pelas imagens e que farão a sua ideação de espaço a partir das sugestões da autora, numa construção de novos enunciados e enredos.

Tudo fica em aberto com o reequacionamento feito pela Cristina, numa tentativa de “reset” das condicionantes sociais do espaço.

Tensão e sedução são os vectores dinâmicos que estão em jogo nestas imagens que, ao serem transportadas para um caderno de esboços, sugerem apontamentos de um arquitecto de espaços, que os torna suspensos na sua finalidade e ambivalentes na sua interpretação.

É como se a autora considerasse que a verdadeira construção deste espaço ainda não tivesse sido feita, existe apenas em esboço no seu bloco de notas. Há ainda a possibilidade de alteração do projecto-espaço…. falta a sua legitimação.

José Oliveira

(6 de Junho de 2006)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTAR A GALERIA MEF

“Não Quero Ser Dormitório”

Este projecto foi realizado por CCortes no decorrer do curso As Linguagens Estéticas e a Fotografia em 2006 com o formador José Oliveira.