REGRAS


AS REGRAS DO JOGO

O futebol australiano é jogado por equipas de 18 jogadores em campos ovais com um comprimento máximo que pode ir de 135 a 185 metros e uma largura máxima que pode ir de 110 a 155 metros. Há três defesas, três médios-defensivos, três médios, três médios ofensivos e três avançados, para além de três jogadores (os “on-ballers” ou “ruck” cuja função é cobrir todo o terreno, perseguindo a bola).



As "balizas" são compostas por quatro postes, sem traves, assim:

 


Se a bola for pontapeada e passar entre os dois postes do meio, sem tocar em mais ninguém, nem bater no poste, marca-se um golo, que vale 6 pontos. Se a bola passar entre um poste central e um poste lateral, ou passar entre os dois postes centrais sem ser pontapeada ou batendo num dos postes ou tocando em alguém pelo caminho, marca-se um "behind", que vale 1 ponto. Se a bola entrar entre um poste central e um poste lateral mas bater neste, não se marcam pontos. Em certas competições, um golo marcado a mais de 50 metros de distância da baliza vale 9 pontos. Os resultados indicam o número de golos, de behinds e o total. Exemplo: 11.11.77 ou 11.11.(77) quer dizer 11 golos, 11 behinds, 77 pontos.

 


A bola é oval e pode ser jogada à mão, socando-a (não vale atirar) ou dando-lhe uma palmada (quando é atirada ao ar, no início do jogo ou em casos de "bola ao solo") ou ao pé. Não se pode correr mais de 15 metros com a bola nas mãos, podendo-se passá-la ou fazê-la tocar no chão.

 

São permitidas placagens entre os ombros e os joelhos, excepto empurrar o adversário pelas costas, e podem-se placar os adversários se estiverem na posse da bola ou a menos de 5 metros da bola. Quem for placado legalmente tem que largar a bola imediatamente, senão é falta.


O jogador que agarrar a bola no ar se esta tiver sido pontapeada e tiver percorrido mais de 15 metros tem direito a um pontapé livre (curiosamente, as primeiras regras do "nosso" futebol, de 1863, tinham uma regra igual, tirando a questão dos 15 metros). Esta jogada chama-se "mark" e é das mais apreciadas no futebol australiano, pois os jogadores competem entre si para ver quem salta mais alto, o que origina jogadas espectaculares.

 

 

 



O jogo é arbitrado por um árbitro (field umpire), auxiliado por dois fiscais de linha (boundary umpires) e dois árbitros de baliza (goal umpires), cuja função é sinalizar os golos e behinds, fazendo sinais com as duas mãos (golo) ou só com um (behind), seguidos do agitar de duas bandeiras (golo) ou uma (behind).

 

Os jogadores não podem ser expulsos, as punições disciplinares fazem-se mediante participações à liga. O jogador participado poderá ser suspenso. Se um jogador se lesiona, é assistido em campo e o jogo não pára, a menos que a lesão seja mesmo grave. Além dos jogadores, árbitros e massagistas, pode entrar e permanecer em campo um membro da equipa técnica de cada clube, chamado "runner", cuja função é passar mensagens do treinador aos jogadores.


O jogo divide-se em quatro quartos de 20 minutos (a duração pode variar), mais descontos, que muitas vezes duram seis ou sete minutos. As equipas mudam de campo no final de cada quarto e recolhem aos balneários entre o segundo e o terceiro quartos.


O equipamento é composto por camisas sem mangas (ou com mangas compridas, para jogadores mais friorentos), calções e meias, sem qualquer protecção especial.


A mais importante competição deste desporto é a "Australian Football League", que começa em Março e termina no último Sábado de Setembro com a "Grand Final". O actual campeão é um clube chamado "Geelong Cats", que venceu a final do ano passado, após 44 anos de jejum. Nas cinco semanas anteriores à época disputa-se um torneio de pré-época, a eliminar.

 

Fora da Austrália, costuma jogar-se a versão de 9 para cada lado, que usa campos de futebol, râguebi ou futebol americano. Podem ver as regras AQUI.

 

Campo de râguebi - usado para a versão de 9 jogadores.