Shockweaver

IDE para desenvolvimento de Flash em Linux

Atualizado em: 27 de setembro de 2009

Shockweaver é um projeto destinado a cobrir uma das principais demandas da comunidade GNU/Linux para uma interface de código aberto e totalmente livre, para o desenvolvimento de conteúdo em Flash. Esta é a versão 0.1 alpha e ainda está em estágio de desenvolvimento, portanto, ainda com muitos bugs e limitações. Porém, ao contrário de projetos anteriores, só estamos publicando agora porque já tem uma funcionalidade mínima para as funções mais essenciais, de modo a já permitir a manipulação de animações, sons, botões e ActionScript.

Este projeto se baseia no compilador de scripts SWFC, que se constitui numa linguagem fácil e intuitiva para o desenvolvimento de conteúdo em Flash, porém, por ser em modo texto, pode tornar o desenvolvimento bastante trabalhoso. O Shockweaver é basicamente uma interface gráfica para esse projeto, voltada principalmente para facilitar a execução de tarefas como a produção de animações e design de botões.

O Shockweaver foi escrito em Gambas, uma linguagem de programação rápida para a plataforma Linux que é semelhante ao Visual Basic, e para funcionar necessita do SWFC e do script Inkscape2swfc, escrito em Ruby.

A próxima versão está agendada para meados do mês de outubro de 2009 - originalmente seria agosto, mas devido à falta de tempo do autor (trabalhos de pós-graduação, que atrasaram devido à gripe suína), tivemos que adiar para outubro. Será totalmente escrita em Ruby, dispensando a instalação à parte do Inkscape2swfc. Preliminarmente, disponibilizamos uma versão desse script em modo gráfico aqui.

Instalação:

Seguem as instruções para as diferentes distribuições:

UBUNTU, DEBIAN E LINUX MINT:

  • Para instalar o SWFC, digite: sudo apt-get install swftools
  • Clique aqui para baixar o pacote com o script Inkscape2swfc
  • Clique aqui para baixar o pacote DEB do Shockewaver

 

MANDRIVA:

  • Para instalar o SWFC, digite: su <enter> <senha> <enter> urpmi swftools
  • Clique aqui para baixar o pacote com o script Inkscape2swfc
  • Clique aqui para baixar o pacote RPM do Shockweaver

 

OUTRAS DISTRIBUIÇÕES:

  • Clique aqui para baixar o código-fonte
  • Clique aqui para baixar o pacote com o script Inkscape2swfc

 

Inovações do programa:

O Shockweaver permite gerar animações a partir de imagens SVG, geradas pelo Inkscape. Assim, embora não haja internamente uma interface para produzir a imagem quadro a quadro (como acontece no Adobe Flash), é possível desenhar cada quadro no Inkscape e importar cada um deles no Shockweaver. A vantagem de ser em SVG é que as imagens podem se adaptar a qualquer resolução de tela sem perda de qualidade. Além das animações, também é possível inserir sons, vídeos e botões de ação. Para essas atividades não é necessário escrever linhas de código; o código será gerado automaticamente. No caso dos sons e dos botões, é necessário apenas especificar o quadro onde será incluído. A necessidade de escrever código só aparece quando se precisa trabalhar com ActionScript, ou outros scripts avançados do SWFC.

 

Nota importante:

O SWFC só atua com texto e caminhos. Por isso, sempre que for desenhar formas como círculos e linhas abertas no Inkscape, converta esses objetos em caminhos. Isto se faz usando a ferramenta de editar caminhos por nós, apertando F2.

 

Limitações:

Na parte de código, ainda não é possível contar com recursos avançados de editoração, como indentação automática ou destaque em cor para as tags. Há também uma limitação não do Shockweaver, mas do SWFC: as figuras usadas nos botões devem ser em formato PNG; não há ainda suporte para outros formatos, bem como para animações. De qualquer maneira, tão logo esse recurso seja implementado no SWFC também será implementado no Shockweaver.

Licença:

Este programa é livre: você pode redistribui-lo ou modificá-lo nos termos da GNU General Public License, publicada pela Free Software Fundation, versão 3 ou superior. Para mais detalhes, consulte: http://www.gnu.org/licenses/ .

Documentações:

 
  • Clique aqui para acessar a documentação do SWFC
  • Clique aqui para acessar a documentação do ActionScript

 

Aviso importante:

Esta é uma versão alpha, e, como tal, tem vários bugs e nem sempre funcionará como esperado. Se você souber de algum bug, pode reportá-lo por e-mail, ou, se for um desenvolvedor, poderá disponibilizar sua própria solução, através do formulário a seguir: