Biografias de Químicos

Departamento de Ciências Físicas e Naturais

 

Sala de aula virtual de Ciências Físico- Químicas


Biografias

QUÍMICA

   Simulações

   Biografias

   Curiosidades

   Ligações

 

FÍSICA

   Simulações

   Biografias

   Curiosidades

   Ligações

 

AULAS

   Conteúdos

   Apoio

   Avaliação

 

HISTÓRICO

   Actualizações

7º ano

   Richard August Carl Erlenmeyer

 

8º ano

   Antoine Lavoisier

   Svante Arrhenius

 

9º ano

   Dmitri Mendeleev

   Gilbert Newton Lewis

 

 

Biografias

Richard August Carl Emil Erlenmeyer (28 de Junho de 1825 - 22 de Janeiro de 1909) foi um químico alemão. Nasceu em Wiesbaden.

Foi o inventor do Erlenmeyer, que é um recipiente usado na química para preparar e guardar soluções, para filtragens, titulações, etc.

 

 

Antoine-Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de Agosto de 1743 — Paris, 8 de Maio de 1794) foi um químico francês, considerado o criador da Química moderna.

Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso identificou e baptizou o oxigénio. Participou na reforma da nomenclatura química.

Os trabalhos de Lavoisier assinalam, no século XVIII, o início da Química moderna.

Escreveu um grande Tratado Elementar de Química, assumindo a inspecção nacional das companhias de fabricação de pólvora e foi arrecadador de impostos, cargo pelo qual foi guilhotinado durante o período de Terror durante a Revolução Francesa. (obter mais informação AQUI )   TOPO

 

 

Svante August Arrhenius nasceu em Vik, Suécia, 19 de Fevereiro de 1859, e faleceu em Estocolmo, 2 de Outubro de 1927. Foi um químico sueco.

Obteve o Prémio Nobel de Química em 1903, "em reconhecimento dos extraordinários serviços prestados ao avanço da química através de sua teoria da dissociação electrolítica”. Em 1904 passou a dirigir o Instituto Nobel de Química e Física ( 1905-1927 ). Além disso, trabalhou em diversos ramos da físico-química, como velocidade das reacções, sobre a prática da imunização e sobre astronomia. Como consequência, em 1889, descobriu que a velocidade das reacções químicas aumenta com a temperatura, numa relação proporcional com a concentração de moléculas existentes. (obter mais informação AQUI )    TOPO

 

 

Dmitri Mendeleev ou Dmitriy Ivanovich Mendeleyev, (Tobolsk, 8 de Fevereiro de 1834 – São Petersburgo, 2 de Fevereiro de 1907) foi um químico russo, criador da primeira versão da Tabela Periódica dos elementos químicos.

Esta tabela de Mendeleiev tinha algumas vantagens sobre outras tabelas ou teorias antes apresentadas, mostrava semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal. A classificação de Mendeleiev deixava ainda espaços vazios, prevendo a descoberta de novos elementos. Esta classificação serviu de base para a elaboração da actual tabela periódica, que além de catalogar os 118 elementos conhecidos, fornece inúmeras informações sobre o comportamento de cada um. (obter mais informação AQUI ) TOPO

 

 

Gilbert Newton Lewis (n. Weymouth, Massachusetts, a 23 de Outubro de 1875 — Berkeley, Califórnia, a 24 de Março de 1946), foi um químico americano.

Introduziu novos conceitos em termodinâmica e propôs o nome "fotão" para o quantum da radiação luminosa (1926). Os seus trabalhos de maior repercussão na química foram aqueles em que deu explicações mais adequadas para as ligações químicas em compostos orgânicos: partilha de um par de electrões por dois átomos – ligação covalente (1916). (obter mais informação AQUI )      TOPO