Aprendendo a ser catequista

Apesar deste blog ser somente para mensagens, quero abrir este espaço para divulgar minha loja virtual. Trata-se do Magazineletrosoares. Todo o nosso trabalho é dedicado a Evangelização, por isso, nossos lucros também serão destinados aos nossos trabalhos, principalmente de catequese. E você ainda desfruta dos melhores produtos do Pais, com os menores preços, em uma plataforma de confiança

. Magazineletrosoares "Se não puder comprar tudo, compre o que puder"!

Paróquia de Ipu - Catequese do Ipu

         Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,  e nos escolheu nele antes da criação do mundo,  para sermos santos e irrepreensíveis,  diante de seus olhos. No seu amor  nos  predestinou  para  sermos  dotados  como  filhos  seus  por  Jesus Cristo,  segundo  sua  livre  vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência. Ef. 1, 3-8.

          "A  maior  preocupação  da  formação  inicial é preparar basicamente o catequista com o conhecimento da pessoa humana, do contexto sócio cultural, da pedagogia da fé e da mensagem cristã. Esta formação inicial é necessária em todas as paróquias, pois é grande  a  rotatividade  de  catequistas.  É  preciso  ter  sempre  disponível  um  atendimento inicial aos novos catequistas que vão chegando". DNC - CNBB, n. 291 

     Pensando nisto a  catequese da paróquia de Ipu promove para seus catequistas uma formação permanente  com encontros mensais. Este ano estamos usando como base o livro " Aprendendo a ser catequista formador de discípulos missionários, da editora pão e vinho" 









          Toda ação tem uma reação. Tudo o que somos depende muito daquilo que fazemos. Muitas coisas acontecem com a gente e não sabemos porque e nem como. No entanto, tudo tem um motivo e uma razão. Nascemos predestinados a sermos catequistas por  sermos especiais, por termos vocação e por desejarmos um mundo melhor para as futuras gerações. Somos especiais por sermos escolhidos por Deus;  Ef. 1, 4.     A nossa vocação vem do batismo, confirmada na crisma e fortalecida na Eucaristia; DGC n°231. e a terceira opção faz parte da natureza humana: " Amar e ser amado". "Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação e,assim a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão.” CIC n° 2331


     A gente nasce com todos os dons que precisa para ser perfeito, para ser feliz. Os Talentos Deus deu para todos. Talvez mais para uns e menos para outros, porem não é a quantidade já que aquém muito é dado, muito é cobrado. O que importa é a maneira que você usa os seus talentos. Você foi Chamado para estar em comunhão com Deus e com os irmãos através da Eucaristia, através das suas ações. A sua resposta a este chamado é ser santo como o Pai do céu é santo. ( Lv 19,2. 20,7. 1Pd 1,16. )



"Ninguém nasce pronto. Cada ser humano vai adquirindo experiências no processo de crescimento. É o princípio aprender-fazendo. A formação catequética é um longo caminho a ser percorrido, através de conhecimentos, de práticas iluminadas pela reflexão bíblico-teológica e metodológica. Requer sintonia com o tempo atual e com a situação da comunidade. Assim, fiéis a Deus, à Igreja e à pessoa humana, os catequistas evangelizam a partir da vida, anunciando o ministério de Jesus".
Diretório Nacional de Catequese, CNBB, n.256.