Entrevista Valette Negro
Home>>Papo de Chaveamigos

É com grande honra que o CH10 apresenta essa entrevista com uma das pessoas mais influentes no meio CH, é o líder do Movimento Volta Perdidos CH, tambem é colunista do Portal Chaves.

Adivinha de quem eu estou falando?

Não, não é o Chapolin Colorado, e sim um grande fã dele, é o Valette Negro!

Will Santos-Qual é o seu nome completo? 

Valette Negro-Eduardo Gouvêa Lousada (mais conhecido como "Valette Negro") 

WS-Como você descobriu Chaves e Chapolin? 

VN-Esta história é até interessante e, lembro que quando fui entrevistado pelo Maciel (há uns quatro anos), ele perguntou mais ou menos isso também. Eu tinha uns sete anos (por volta de 1992) e minha mãe estava passando canal e ao passar pelo SBT, o programa já estava em seus segundos finais e estava passando aquela inesquecível, clássica e, infelizmente extinta faixa de abertura / final, e aparecia Dona Florinda. Quando minha mãe avançou mais um canal, pedi a ela que voltasse um e perguntei o que era "aquela senhora com rolos na cabeça". Minha mãe disse que era um programa muito legal que assistiu com meu primo por anos. Claro, quando retornou, já havia acabado. Então, me interessei em ver no dia seguinte e, em poucos dias, estava gravando ambas as séries. E digo mais: afirmo que alguns dos perdidos, saíram do ar em 1993 e não em 1992 como reza a História e a Lenda. E mais: "Seu Madruga Leiteiro" depois de sua saída (provavelmente em 1998), voltou bem mais p'ra frente (1994, talvez 1995) e não em 1992 como também dizem por aí. Eu assisti ao retorno desse episódio como também a(s) última(s) apresentação(ões) de alguns dos perdidos. 

"Quando minha mãe avançou mais um canal, pedi a ela que voltasse um e perguntei o que era "aquela senhora com rolos na cabeça"."

WS-Há quanto tempo está no meio CH? (como colunista e etc...) 

VN-Curiosamente, este mês está fazendo seis anos que conheci parcialmente o Movimento CH. Quando me tornei internauta, pesquisei sobre as séries pensando que era o último fã do mundo. Localizei Eduardo Behling (Rufino Rufião) no Mercado Livre e mais que depressa, comprei todos os episódios perdidos que ele tinha (hoje, somos grandes amigos). Pouco depois, conheci o Fórum Único Chespirito (FUCH) e me cadastrei. Como colunista, não lembro exatamente, mas deve ter pelo menos uns três ou quatro anos que estou em parceria com meu irmãozinho Maciel. Já tive inclusive um site que hoje é extinto e tinha colunistas. Aliás, para quem quiser catar alguma coisa que tenha sobrado por lá, descobri que o endereço ainda existe: http://br.geocities.com/chespiritoycompanhia/menu .  

WS-Você visita sites CH que não participa? 

VN-Atualmente, meu tempo para a Internet não está dos melhores, mas sempre que posso visito os fóruns e os site's. Como já declarei várias vezes a alguns fãs, sou fanático por colunas e sempre que posso fico por dentro das boas novas. Claro, tenho meus colunistas de cabeceira, como o pr[óMaciel e alguns outros, mas sempre estou analisando o trabalho de colunistas iniciantes e, gosto também de ler as centrais de notícias para saber como CH está sendo tratado pelo mundo rsrsrsrsrsrsrs! 

WS-Na sua opinião qual é o melhor episódio de chaves? 

VN-Difícil escolher um melhor. Mas no caso de Chaves, cito 3: O radinho do Kiko / O cavaleiro das mil encrencas (Chaves "fala" com as portas) / O fantasma do Senhor Barriga 

WS-E de Chapolin? 

VN-Esse é fácil e na lata: Uma coisa é ser Sansão e outra é usar a peruca (mais conhecido como "A peruca de Sansão") 

WS-E os mais chatos? 

VN-Chaves: o mais mal falado de todos: Matando aula. Chapolin: O bebê jupiteriano 

WS-Como anda o Movimento Volta-Perdidos CH & CH? 

VN-Bem, está praticamente começando agora. O documentário está no ar há dois meses e meio, mas o site foi colocado no ar, Segunda-Feira, dia 04 / 05 / 2009. Mas estou preocupado com o número de assinaturas recolhidas no abaixo-assinado. Uma semana vai fazer amanhã e não passamos de 40 assinaturas. A julgar pelo número de sites que o estão divulgando, já era para ter pelo menos dez vezes isso. Não pensem que 100, 200 assinaturas serão o suficiente para apresentarmos formalmente o formulário ao SBT. Afinal, que tantos fãs seriam esses que dizem que as séries têm e que querem reivindicar algo que será trabalhoso para a emissora (porque catar, organizar, remasterizar e digitalizar os episódios não será uma tarefa a se desempenhar da noite para o dia), quando fazemos tanto “barulho” dizendo que as séries têm milhões de fãs espalhados pelo mundo!?!?!? O Movimento tem que crescer muito e se tornar popular. Uma medida que tomei, foi alterar a sinopse das cinco partes do documentário no Youtube, colocando na frente, o endereço do site. Espero que isso dê maior popularidade ao site e como conseqüência, ao abaixo-assinado. Inclusive, pelo o que fiquei sabendo, há até site’s divulgando anonimamente o Movimento. Ou seja, além dos que se apresentaram como voluntários a ser parceiros do site do Movimento, há outros, que nem sei quais, que mergulharam de cabeça anonimamente. Este, já seria mais um motivo para o abaixo-assinado ferver em assinaturas. Só em parceiros oficiais, temos 14 até o momento, com outros divulgando, somados, já devem passar dos 20. Ou seja, se formos fazer uma média aritmética (a aritmética é uma matéria que...), chegaremos à conclusão de que cada site divulgador do Movimento, conseguiu reunir apenas 2 assinaturas até o momento. Eu quero que os fãs divulguem e não só através da Internet. Todos nós temos amigos: na escola, no trabalho, etc... Temos condições fáceis de ultrapassar mil assinaturas. É só se empenhar DE VERDADE. Nos ajude a procurar a Imprensa e divulgarmos este Movimento. Estou em contato com um meio de comunicação importante, que talvez possa ajudar, mas estou esperando uma resposta oficial para dar mais detalhes ao Meio CH e, estou buscando mais e mais parceiros para o site. Aliás, quero convocar as pessoas que estão divulgando anonimamente o site, a escreverem para o e-mail oficial do Movimento: voltaperdidos@gmail.com para que possamos fazer a inclusão do banner de seu site, Blog ou Fórum na seção de parceiros. E claro, termino esta questão com a famosa frase do Chaves: “(...) Vamos ajudar, ta! Isso, isso, isso, isso, isso, isso, isso!” 

WS-Na sua opinião, qual é o melhor site CH atualmente? 

VN-São 2. Sem qualquer puxação de saco, o do "patrão" Marco Maciel (Portal Chaves). Sempre achei o Marco um colunista, Web-Master e Designer excelente (embora ele diga que não é um bom Designer). Não é à toa que o site ganhou tantos prêmios há pouco tempo. E o "Turma do Chaves". Surgiu há anos e acabou ganhando forte destaque no Meio CH. Hoje tem grandes parcerias, que inclusive os permite fazer promoções. 

WS-O que você acha do Tatá Guarnieri como dublador de Chespirito? 

VN-Para o "Chaves Animado" 10. Para o Chapolin 9,5 (sério, Amei - com "A" maiúsculo mesmo o trabalho dele como substituto do Marcelo em Chapolin). Para o Chaves e demais personagens... bem... precisa falar a verdade assim na lata??? 

WS-Qual é a sua música preferida das séries? 

VN-Por incrível que pareça, as que não foram dubladas: Cacaro / Churin Churin Fun Flays / Taca La Petaca. Ah, sou TOTALMENTE contra a dublagem de músicas.

WS-Você acha que ainda existe rivalidade entre chavesmaníacos? 

VN-D-E-S-G-R-A-Ç-A-D-A-M-E-N-T-E. Por isso estou achando maravilhoso que todos estejam se interessando pelo "Volta-Perdidos", pois é um site e uma idéia que não visa este ou aquele fórum; este ou aquele tipo de fã. Como eu digo na página inicial, é direcionado aos novatos que nada sacam da história dos perdidos, como aos mais fanáticos pelas séries que sabem até o número do sapato dos atores. Sempre achei abomináveis essas rivalidades... Aliás, como pode haver rivalidade entre pessoas que têm o interesse em comum??? Só deveria haver um pensamento na mente de todos. E esse pensamento deveria começar com CH de CHaves, de CHapolin, de CHespirito, etc... e não começar com B de Briga; com R de Rivalidade, etc... Através do "Volta-Perdidos", estou sentindo como se todos os fãs CH fossem unidos, como deveria realmente ser. Quando vejo mais um site, fico extremamente feliz. São mais e mais fãs divulgando o conjunto dessa Obra maravilhosa. Quando vejo mais um Fórum, chega doer o coração, pois significa a clara divisão de fãs. Junto a Gustavo Berriel, criei o Fórum do Fã-Clube que ficou um ano no ar, porém, acabamos vendo que isso não nos levaria a nada e que só provocaria cada vez mais divisão entre os que deveriam ser cada vez mais unidos em nome da causa. Acabamos com o Fórum e voltamos ao FUCH. Dizem que o bom filho à casa torna... Ainda creio que um dia, existirão mil site’s e um único Fórum onde todos os fãs estarão reunidos e em paz, apenas acrescentando coisas boas ao Meio CH. 

WS-Você conhece alguém próximo que gosta mais de Chespirito do que você? 

VN-Talvez não, mas tanto quanto, sim: cito principalmente o fã Gustavo Berriel que já fez loucuras pelas séries (inclusive, depois de um evento realizado no Rio, ele, que ficou o dia todo sem comer e só correndo p’ra cima e p’ra baixo, foi parar no Hospital Copa D’Or, nos dando um grande susto, mas graças a Deus, não foi nada demais), também o Felipe Araújo (Lippe), que inclusive em um dos eventos do Rio, veio de Sampa em dia de trabalho, dando um pequeno olé na chefe. E não posso esquecer de Alex Rodrigues, que já fez o mesmo que o Lippe, porém ao contrário: mora no Rio e o evento foi em Sampa. 

WS-Você gostava do Clube do Chaves? 

VN-Sim e não. Sim, porque eu AMO os episódios dessa época como declarei em uma coluna recente para o Portal Chaves. Alguns chegam a ser melhores que os da era clássica. E não, por conta da redublagem que simplesmente denegriu a imagem da série. Porém, basicamente os mesmos episódios já haviam sido exibidos há anos na CNT / Gazeta com a dublagem original e eu adorava; tanto os episódios quanto as dublagens. 

WS-Sabe quando pode acontecer mais um evento CH? 

VN-Estamos planejando um em SP que TALVEZ ocorra ainda este ano, ams sinceramente, pelo andar da carruagem, não estou vendo muito jeito, mas com certeza, se não rolar este ano, creio que ao início do próximo rolará algum; ou aqui no Rio ou em SP mesmo. 

WS-Para encerrar, se você pudesse ser o Chespirito por um dia, o que você mudaria nas séries?

VN-Não se pode mudar o que é perfeito. Não posso lhe dizer que daria uma mãe ao Chaves, porque isso acabaria com a série. Não posso lhe dizer que jogaria uma moeda na fonte pedindo que Chaves tivesse o que comer todos os dias, porque o foco de sentimentalismo (indispensável) na série é justamente lembrarmos sempre o que o Chaves tem: fome. Não diria que faria o casamento do Velho Madrugão com a Bruxa do... perdão... a Dona Clotilde, porque a graça do "casal" é justamente esta: terminarem tudo (e quando começaram???). Também não faria o casamento do Mestre Lingüi... do Professor Girafales com a Velha Carcomi... a Dona Florinda, porque a magia do casal estáaí: o Kiko nunca os deixando se beijar em público (aliás, creio que nem em casa nunca o fizeram) e ficando sempre na promessa (aliás, só o que ele não propõe é casamento). Não "ressuscitaria" a mãe da Chiquinha nem o pai de Kiko, porque o slogan da série é justamente o fato de nãose ter famílias completas, porém, felizes. nhonho tem pai e mãe... porém, quem já viu a esposa do botijão com patas? E claro, o mais importante: não faria o Kiko deixar de ser burro, porque não se deve pedir o impossível... Quanto às demais séries e personagens, também não creio precisarem de mudanças, principalmente o Chapolin (que aliás, é minha série favorita), que acho tudo perfeito. A ÚNICA coisa que sempre friso que Chespirito exagerou, foi o fato de não ter sabido a hora de parar de fazer Chaves. Creio que 1985 já estava de bom tamanho. Além de em 1978 / 1979 ter perdido seus dois maiores pilares de sustentação (Valdez e Villagrán), a partir de 1985, os atores foram perdendo a boa forma física e a idade foi chegando. É horrível ver Bolaños como Chaves já com quase (e mais) de 60 anos de idade; se não me engano, quando parou, já tinha (ou estava para fazer) 63 anos. E mais: Raul "Chato" Padilla substituindo descaradamente o Ramón foi foda. Tirando isso, tudo é perfeito. 

Amigos, para terminar, peço que todos os fãs das séries participem do abaixo-assinado em prol do Movimento Volta-Perdidos citado nesta entrevista. cada assinatura representa uma jóia. Temos que chegar ao SBT fortes e somente a assinatura de vocês nos dará essa força. Clique no link abaixo, conheça o site e participe desta Campanha: 

 

 


 

No mais, agradeço a oportunidade dessa entrevista e mando um forte abraço e um grande beijo a todos. 




Eduardo Gouvêa (Valette Negro)