Viola tricolor - Amor-perfeito-bravo

Nomes populares

Amor-perfeito-bravo, amor-perfeito, flor-da-trindade, violeta-tricolor

Nome científico

Viola tricolor L.

Basionônio

Sinônimos

Família

Violaceae

Tipo

Subespontânea

Descrição

Planta anual de 5 a 30 cm de altura, caule ereto, folhas agrupadas em três, ovais, bordas denteadas, de onde saem longos pedúnculos florais de flores violetas, brancas e amarelas, assimétricas.

Característica

Floração / frutificação

Dispersão

Hábitat

Distribuição geográfica

Etimologia

Propriedades

Fitoquímica

Fitoterapia

Possui propriedades medicinais, sendo o principal uso como depurativo, conhecido há muito tempo, e além da ação laxativa e diurética, possui ação de drenar a pele, sendo muito usado nas dermatoses crônicas(acne), recidivantes (furunculose), e principalmente nos casos de eczema e de psoríase; é ótimo também contra as crostas de leite e impetigo dos recém-nascidos. O uso interno, no entanto, é recomendado apenas para adultos, não sendo recomendado o uso interno em crianças.

Fitoeconomia

O amor-perfeito-bravo é a espécie que deu origem ao amor-perfeito utilizado nos jardins (Viola tricolor var. hortensis DC.). A maior diferença entre estas duas espécies é o tamanho das flores, pois no amor-perfeito-bravo, elas não passam de 1 cm., enquanto que na variedade ornamental, alcançam até 5 cm. de comprimento. É uma planta muito ornamental devido ao seu aspecto delicado.

Injúria

Comentários

Bibliografia

CHATONET, J. As Plantas Medicinais - Preparo e utilização. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo, 1983. 176P. il.

SCHULTZ, A. R. Botânica Sistemática. 3ª ed. Editora Globo. Porto Alegre, 1963. 428p. il. v. 2.