Weinmannia paulliniifolia - Gramimunha

Nomes populares

Gramimunha, gramimanha, gramoinha

Nome científico

Weinmannia paulliniifolia Pohl ex Ser.

Voucher

805 Schwirkowski (MBM)

Sinônimos

Família

Cunoniaceae

Tipo

Nativa, endêmica do Brasil.

Descrição

Árvore com altura de 8-14 m, dotada de copa irregular, com ramos novos tomentosos, de tronco um tanto tortuoso e curto, de 30-40 cm de diâmetro, com casca um pouco áspera e quase sempre coberta por líquen. Folhas compostas 3-8-pinadas, com pecíolo curto; folíolos com raque alada e vilosa, com tufos de pelos nas articulações; lâmina dos folíolos subcoriácea, pilosa na face inferior da nervura mediana, os laterais de 1,2-3,0 cm de comprimento, com flores andróginas décor branca. Frutos do tipo cápsula de cor paleácea de pouco mais de 3 mm de comprimento (LORENZI, 2009, p. 102).

Característica

Floração / frutificação

Novembro a fevereiro, frutificando de janeiro a março.

Dispersão

Habitat

Planta secundária, heliófita; é mais comum no alto das encostas, matas abertas e capoeirões. Ocorre no Cerrado e Mata Atlântica, na Floresta Ombrófila Densa e Restinga.

Distribuição geográfica

Sudeste (Minas Gerais, São Paulo), Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) ()ZICKEL, 2010).

Etimologia

Propriedades

Fitoquímica

Fitoterapia

Fitoeconomia

A madeira possui grã regular e é moderadamente pesada, podendo ser utilizada para a confecção de embalagens, cabo de ferramentas e utensílios agrícolas, bem como para lenha e carvão. A casca é tanífera e a árvore possui atributos ornamentais, podendo também ser plantada em reflorestamentos destinados à preservação.

Injúria

Comentários

Bibliografia

Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, volume 2 / [organização Rafaela Campostrini Forzza... et al.]. -

Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010. 2.v. 830 p. il. Disponível em: <http://www.jbrj.gov.br/publica/livros_pdf/plantas_fungos_vol2.pdf>.

FLORA ARBÓREA e Arborescente do Rio Grande do Sul, Brasil. Organizado por Marcos Sobral e João André Jarenkow. RiMa: Novo Ambiente. São Carlos, 2006. 349p. il.

LORENZI, H. Árvores Brasileiras. Instituto Plantarum. Nova Odessa, SP, 2009. 384p. il. v. 3.

PLANTAS DA FLORESTA ATLÂNTICA. Editores Renato Stehmann et al. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 515p. Disponível em: <http://www.jbrj.gov.br/publica/livros_pdf/plantas_floresta_atlantica.zip>.

ZICKEL, C.S. 2010. Cunoniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB007129).

Weinmannia paulliniifolia http://sites.google.com/site/florasbs/home  São Bento do Sul - Santa Catarina
Weinmannia paulliniifolia http://sites.google.com/site/florasbs/home  São Bento do Sul - Santa Catarina