Mantendo a saúde da pele
Reabilitação do Lesado Medular

 

Voltar

CUIDADOS COM A PELE

 

Conteúdo:


1- O que é uma pele saudável?
2- Como cuidar da sua pele:

    a) Nutrição
    b) Circulação

 

1- O que é uma pele saudável?

Sua pele é muito mais do que uma superfície exterior para o mundo ver. Ela protege você da bactérias, da sujeira e de outros objetos estranhos tais como raios solares ultravioletas, e ainda contém terminações nervosas que te informam se alguma é fria ou quente, macia ou dura, afiada ou cega. Sua pele ainda participa de uma importante tarefa que é a de regular os fluidos e a temperatura do seu corpo.
Abaixo da delicada parte externa da pele, coberta de pelos, chamada epiderme, se encontra uma camada de tecido mais forte e elástica conhecida como derme, ricamente suprida de vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e gordurosas, e terminações nervosas.
Uma pele é saudável quando é macia e sem rachaduras em sua superfície. Ela é morna (nem quente e nem vermelha) e também não é ressecada, esfoliativa, não é nem muito úmida e não possui rugas ou estrias. Uma pele saudável é o espelho de um corpo saudável.

 

2- Como cuidar da sua pele?

    a) Nutrição
Para manter sua pele saudável coma uma dieta bem balanceada que inclua alimentos com proteína, frutas frescas, legumes e líquidos. Se você tem algum problema de pele como uma escara ou uma incisão cirúrugica em cicatrização você deve aumentar a sua ingestão de proteínas (carne, leite, queijo, ovos e legumes), carbohidratos (pão e cereais), vitaminas A, C, E e sal mineral Zinco. Extra quantidade de Ferro poderá ser necessário se você estiver anêmico.
    b) Circulação
A pele é servida por um número grande de vasos sanguíneos e circulação adequada é necessária para manter a pele saudável. Você pode ter certeza de assegurar uma boa circulação sanguínea levando em considerção as seguintes sugestões:

Não Fume! A Nicotina dos cigarros causam o estreitamento dos vasos sanguíneos (constricção) e impedem o sangue, o oxigênio e os nutrientes de fluir normalmente pelos tecidos do corpo.

Edema ou inchaços causados pela coleção de líquidos nos tecidos ocorrem geralmente em partes do corpo que não são mobilizados com frequência e que estão abaixo do nível do coração (como por exemplo pés, pernas e mãos). A pele que está sobre o edema, por se tornar mais fina e com má circulação, é mais suscetível a lesão. O edema pode ser prevenido pelaelevação das suas mãos e pernas com frequência, por exercícios regulares de moção e usando certas vestimentas que provoquem ligeira compressão nas pernas.

Anemia (uma diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue). O Oxigênio é essencial para a saúde da pele e ele é transportado pelos glóbulos vermelhos do sangue. Um decréscimo do número de células sanguíneas vermelhas significa menos oxigênio levado à pele levando as células da pele a perder a saúde ou até mesmo a morrer. A anemia deve ser avaliada e tratada pelo seu médico.

Doenças Vasculares, ou um estreitamento dos vasos sanguíneos, podem ser causadas por diabete, fumo, pressão arterial elevada ou colesterol elevado. O resultado é uma diminuição do fluxo sanguíneo na pele. Vá sempre ao seu médico para acompanhar condições que possam levar a uma doença vascular e consequentemente a problemas de pele.

 

Dicas para manter a sua pele em bom estado.

Mantenha a sua pele limpa e seca. Lave com sabão e água todos os dias, enxágue bem e então seque a sua pele totalmente.

Dobras da pele (como debaixo do braço, por exempo) precisam ser lavados com mais frequência – duas vezes ao dia – pela manhã e à noite antes de deitar-se. Fissuras podem facilmente se formar nestas regiões devido ao aum,ento da umidadee do calor. Aumentar a circulação de ar nesta regiões adotando posições que mantenham os braços e as pernas afastados, ajuda a prevenir as fissuras. Por exemplo, use a posição do "sapo" para o ar circular melhor entre as pernas. Areje estas áreas duas vezes ao dia.

Vermelhidões podem ser causadas por esparadrapos, sabões, tecidoss pintados ou outros irritantes. Vermilhidão espalhada por todo o corpo podem ser resultado de alrgia alimentar ou à medicações. Consulte o seu médico para receber tratamento adequado, se você tiver alguma vermelhidão em seu corpo.

Evite usar qualquer produto que possa causar ressecamento de sua pele, como por exemplo, sabões que contém areias ou produtos à base de álcool, como loções. Lubrifique a sua pele seca com cremes umidificantes ou óleos. Tome cuidado quando aplicar cremes sobre as áreas que recobrem os ossos porque eles podem amaciar a pele e provocar o rompimento mais fácil neste local.

Pele suja pode romper com mais facilidade. Urina e fezes contém irritantes e, por isso, devem ser imediatamente retirados e limpos da superfície da pele, para prevenir o enfraquecimento e o rompimento da mesma.

Evite usar talcos porque eles podem favorecer o crescimento de leveduras. Eles também podem endurecer e manter líquidos no interior causando rompimento da pele.

Calos podem aparecer nas suas mãos e pés. Eles podem ser removidos colocando a região afetada de molho na água morna e esfregando a toalha com energia para remover a pele morta.Você também pode usar cremes umidificantes para ajudar a amolecer a calosidade.

As unhas requerem um tratamento especial. Coloque-as de molho e esfregue a toalha gentilmente para remover a pele morta e diminuir a chance de formação de cutículas. As unhas fiacam mais fáceis de serem cortadas depois de permanecerem de molho por um tempo. Tenha a certeza de cortá-las retas para evitar unha encravadae mantenha-as curtas para sua segurança.

 

Dra. Flavia Fernandes, MD

 

Voltar