Animais da região norte

Espécies




Passerina brissonii - Azulão

Esta espécie além de ser um pássaro belíssimo, é também muito apreciado pelo seu canto maravilhoso. Na natureza, a alimentação é muito variada, consomem semente de capim ainda verdes; pequenas frutas silvestres e todo tipo de insetos, o bico é forte, mas aprecia muito as comidas macias. O número de ovos de cada postura é quase sempre 2, às vezes 3. O filhote nasce aos treze dias depois de a fêmea deitar e sai do ninho aos dezesseis dias de idade. Em nosso Estado é considerado uma espécie de rara ocorrência.





Forpus xanthopterygius - Periquito tuim

No estado selvagem estas aves alimentam-se das sementes disponíveis, bagas e frutos. Gostam também de mastigar erva como complemento vegetal. Na natureza, estas aves aproveitam muitas cavidades naturais para ninhos. As posturas podem ir de 3 a 8 ovos e são incubados pela fêmea, apesar de o macho também ficar longos períodos dentro do ninho. No habitat natural o período de incubação ronda os 17 dias. As crias têm um desenvolvimento muito rápido. Com 20 dias estão cobertos de penas e deixam o ninho pela quarta ou quinta semana de vida.









Icterus icterus - Concriz

Possui canto muito agradável e canto melodioso, enchendo a paisagem árida do sertão com verdadeira música da natureza. Vive na caatinga e nas zonas descampadas áridas.Alimenta-se de frutos, sementes e pequenos invertebrados. Aprecia a seiva das flores e o fruto do mandacaru. Rouba o ninho de outras aves, ocupando os vazios ou enxotando os donos e jogando seus filhotes no chão. A fêmea põe cerca de 3 ovos chocados durante duas semanas.




fonte: www.zoologiarn.com.br

Comments