8 motivos para você usar o Firefox


8 bons motivos para você usar o Firefox ao invés do Internet Explorer.

Principal

Minhas Extensões

Meu Blog

Introdução

De acordo com a Wikipédia:

Mozilla Firefox (inicialmente conhecido como Phoenix e, posteriormente, como Mozilla Firebird) é um navegadorlivre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores.

Resumindo: Firefox é um navegador como o Internet Explorer, só que na minha opinião (e na opinião de muita gente) bem melhor.Meu objetivo aqui é fazer você mudar. Mudar para melhor.

1. Navegação em abas

Uma das coisas que mais diferencia o Firefox do Internet Explorer (6 ou inferior, o 7 já tem isso) é a navegação em abas. Você pode abrir suas páginas em abas em uma única pagina ao invés de ter que ficar abrindo tudo em uma nova página.


2. Mais segurança

O Firefox é mais seguro por três motivos:

1º: Como a maioria das pessoas usam o Internet Explorer, os Hackers (ou Crackers) criam seus vírus ou outras coisas maliciosas baseada nele. Usando o Firefox você estará mais protegido.

2º: O Firefox é um software de código aberto, assim, várias pessoas podem contribuir descobrindo ou arrumando falhas.

3º: Sistema anti-pishing. Se você acessa regularmente site de bancos ou e-mail, então o Firefox é perfeito para você. Com o sistema anti-pishing o Firefox te avisa na hora se a página for falsa. Isso já me salvou uma vez.


3. Mais velocidade

Por um estranho motivo, eu achei o Firefox mais rápido que o Internet Explorer e não acho que sou o único. Dá pra perceber facilmente a diferença.


4. Temas

Outra coisa que eu acho legal no Firefox são os temas. Existe um site com vários temas prontos para serem baixados. O site é totalmente confiável já que é da Mozilla e todos os temas são grátis. Abaixo uma foto do tema que uso. É uma cópia do visual do Internet Explorer 7.


5. Extensões

Essa, com certeza, é a alma do Firefox. Eu disse anteriormente que o Firefox é um software de código aberto, assim outras pessoas podem criar pequenas modificações chamadas de add-ons ou extensões. Essas extensões é uma das principais coisas que difere o Firefox do Internet Explorer. Com eles e os temas você pode personalizar totalmente seu Firefox. Um exemplo é o VideoDownloader que tem a função de baixar vídeos de sites conhecidos (YouTube, Google Video...) com apenas alguns cliques.

Clique aqui para ver minha lista de complementos.

6. Google Toolbar

Com a Google Toolbar (Barra de Ferramentas Google) você pode acessar serviços da Google como Orkut, Gmail, Bookmarks (onde você salva seus favoritos e acessa da qualquer computador), além da opção de adicionar novos botões. Para acessar esses serviços é necessário ter uma Conta Google. Se você tem Orkut, então você tem uma.

7. Continue de onde parou

Outra grande vantagem do Firefox é a função "Restaurar Sessão". Com ela você pode "voltar no tempo" e continuar o que estava fazendo antes de desligar o computador. Por exemplo:

Você estava de boa navegando com umas 15 abas abertas e, de repente, acaba a energia ou o PC desliga sozinho (foi um vírus que você pegou pelo Internet Explorer). Você fica desesperado e pensa "Já era aqueles 15 sites que estavam abertos". Depois você pensa mais um pouquinho, e dá um sorrisinho básico. Você lembrou que estava usando o Firefox! Agora é só ligar o computador(se você escolheu a primeira alternativa, tem que esperar a energia voltar), passar o anti-vírus(se escolheu a segunda alternativa), clicar no item do item Internet Explorer... Ai você da um pulo da cadeira e diz indignado: "O QUÊÊÊ?????? VOCÊ AINDA QUER QUE EU USE ISSO, DEPOIS DE TODOS AQUELES VÍRUS?????? ESSE NARRADOR É LOUCO!!!!." Calma. Deixa eu terminar. Você clica no ícone do Internet Explorer e o arrasta pra lixeira. Enfim, você da um clique duplo naquele lindo ícone do Firefox e vê que aparece uma janela com duas opções "Iniciar nova sessão" e "Restaurar sessão". Você clica na opção mais óbvia e.... Tcharam. Suas janelas e abas apareceram do jeito que você deixou, e você agradecerá eternamente o narrador.


8.Downloads em um só lugar

No Internet Explorer, quando você precisa fazer 10 downloads de uma só vez, você precisa ficar com aquelas 10 janelas ao mesmo tempo te atrapalhando. No Firefox esse problema não existe. Em uma só janela você vê o status de todos os seus downloads em progresso e os já concluídos. Assim fica mais fácil acessar um arquivo no meio de sua bagunça.

Gostou do que leu?