Dicionário de FILOSOFIA


A
 B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 
(em construção)

1. Razão

O termo razão vem do latim ratio. É a capacidade de julgar que caracteriza o ser humano. Para René Descartes é a capacidade de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é o que propriamente se denomina o bom senso ou razão, é naturalmente igual em todos os homens. (JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996).

Capacidade de avaliar, julgar, ponderar idéias universais; raciocínio, juízo. Capacidade de estabelecer relações lógicas, de raciocinar; inteligência. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001).

2. Existência

O termo existência vem do latim exsistentia. O termo designa o modo de ser do próprio existente humano, a realidade humana naquilo que tem de absurdo e de irredutível. O fato de existir, de viver. A vida, a realidade. O existencialismo, por exemplo, é o conjunto de doutrinas filosóficas para quais o objeto próprio da reflexão é o homem na sua existência concreta.

3. Percepção

O termo existência vem do latim perceptio. É o ato de perceber, ação de formar mentalmente representações sobre objetos externos a partir dos dados sensoriais. A sensação seria assim a matéria da percepção. Para os empiristas, a percepção é fonte de todo o conhecimento. (JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996).

4. Juízo

O termo juízo vem do latim judicium. Significa julgamento ou discernimento. É o ato de julgar ou decidir sobre
algo. É a relação que se estabelece através do pensamento entre diferentes conceitos. É a faculdade fundamental do pensamento humano que consiste no conjunto de condições que tornam possível o funcionamento do pensamento e sua aplicação a objetos. (JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996).

Local original do artigo

Subpáginas (13): A B C D E F G H I J K L M
Comments