Feed de notícias



ONG MAE no dia da Água

postado em 25 de mar de 2013 10:57 por Diego Silva Medeiros

Por que lixo no chão da Avenida Higienópolis vai parar dentro dos rios e lagos de Londrina, como o Igapó? Qualquer criança responderia com uma sinceridade que adultos custam a acreditar e torpedeariam na certa: "Porque você jogou no chão!" 


Acompanhadas de monitores da Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE), crianças da Escola SETA fazem a Trilha Interpretativa de Microbacia Urbana, um passeio pelas ruas no rumo do caminho da água - da rua até o rio - no Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira. 


"No Igapó 2 (perto da ponte de madeira próximo à Avenida Ayrton Sena), Igapó 3 (onde desagua o Córrego Rubi) e no Igapó 4 (em frente ao Fábrica 1), o assoreamento e a poluição chegaram a tal ponto que torna possível caminhar sobre as águas", alerta Diego Marques, biólogo e ativista da Ong MAE, um dos responsáveis pela área de educação ambiental. 


O passeio de microbacia é um instrumento de interação ambiental para adultos e crianças. Refaz, em detalhes, todos os impactos sofridos pelos 84 córregos urbanos de Londrina a partir das ruas e das situações provocadas pelos comportamentos dos moradores da cidade, agravados pela omissão nos controles públicos. 


No caminho da água, lixo, materiais de construção nas calçadas expostos à chuva, asfalto destruído e degradado das ruas, terrenos vazios sem mureta de proteção e a inoperância histórica da Prefeitura em permitir impactos sem nenhuma fiscalização e ações de educação colaboram para piorar o problema.

Datas ambientais são comemoradas com campanhas virtuais

postado em 13 de set de 2012 19:01 por Diego Silva Medeiros

A Ong MAE disponibilizou publicamente, nos meses de julho e agosto, uma série de informações referentes às datas ambientais comemoradas nesse período. As informações foram disponibilizadas na página oficial da Ong MAE no facebook, tendo alcançado milhares de pessoas na rede social.

As campanhas tiveram por objetivo trazer à tona temas polêmicos como a alteração do Código Florestal e seus impactos para região de Londrina, além de debater com os fãs da organização sobre a poluição causada por atividades humanas e industriais.

Fan Page Oficial da Ong MAE no Facebook – facebook.com/ongmaelondrina

Confira as imagens das campanhas abaixo:

IMAGENS DA CAMPANHA DO DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS
 
 
 

IMAGENS DA CAMPANHA DO DIA DE CONTROLE À POLUIÇÃO
 
 
 



Field School ONG MAE desenvolve curso de formação de professores em Meio Ambiente e Educação Ambiental

postado em 4 de set de 2012 15:19 por Diego Silva Medeiros   [ 6 de set de 2012 14:21 atualizado‎(s)‎ ]


Quentinho das mentes criativas que compõem o projeto Field School da ONG MAE, foi desenvolvido um curso de formação continuada de professores em Meio Ambiente e Educação Ambiental. Diversas experiências mostraram à equipe as principais dificuldades que os professores demonstram ter dentro das necessidades trans e interdisciplinares de nossa época, e foi com base nisso que foi planejado um curso voltado para os professores das mais diversas disciplinas.
Organizados de maneira lógica e no sentido de facilitar o entendimento dos professores no que se refere às relações existentes entre o homem e a natureza, os temas abordados pelo curso trazem a visão inédita e original que a ONG MAE construiu durante seus onze anos de pesquisa e ação em Londrina e região.
Outro diferencial do curso da ONG MAE é que as modalidades didáticas não se resumem em aulas expositivas e atividades em sala de aula. Há também aulas de campo, nas quais os professores são levados a conhecer ricos ambientes não formais e informais de aprendizagem.
O curso é dividido em três módulos – Ciências da Natureza; Meio Ambiente e Sociedade; e Educação Ambiental – que podem ser adquiridos de forma integral ou parcial, caso a necessidade do parceiro seja mais específica.
A ONG MAE não é uma empresa prestadora de serviços, e sim uma organização sem fins lucrativos, empenhada em satisfazer as necessidades sociais relacionadas à questão ambiental. Por isso, o interessado no curso de formação não é um contratante, e sim um parceiro, do qual não são cobrados custos de administração do projeto ou outros valores institucionais. O valor do curso se refere apenas aos gastos diretamente relacionados a ele, como o pagamento dos profissionais atuantes.
O curso pode ser adquirido por instituições de ensino, grupos de professores interessados e até sujeitos em formação. Não perca tempo, pois oportunidades como essa não são encontradas facilmente. Seja já um parceiro da ONG MAE na construção de um futuro socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Muita diversão com o Biobingo ONG MAE no Arraiá Premier

postado em 12 de jul de 2012 15:13 por Diego Silva Medeiros   [ 14 de ago de 2012 12:43 atualizado‎(s)‎ ]


   
Enfim, o "Biobingo ONG MAE - O bingo da fauna brasileira" saiu dos papéis e foi posto em prática no último sábado, dia 07/07/2012, durante a festa julina da Escola Premier. O Biobingo ONG MAE é uma variante do tradicional jogo de bingo e foi desenvolvido pelo Grupo de Educação Ambiental  (GEA) da ONG MAE no intuito de transformar o famoso jogo de azar em algo mais dependente da atenção e com cunho educativo, sem que, assim, perdesse suas qualidades lúdicas. Desta forma, o bingo conta com animais da fauna brasileira no lugar dos tradicionais números, sendo que o participante precisa se esforçar no sentido de comparar o animal sorteado com os exemplares que aparecem em sua cartela. O mais legal é que, em meio aos sorteios, o narrador conta curiosidades de cada um dos animais ilustrados.
    No entanto, até o dia supracitado, o Biobingo ONG MAE não passava de uma excelente ideia,  e foi por ocasião do convite da pedagoga e diretora da Escola Premier, Maria Augusta Rossini, que a ONG teve a oportunidade de colocar em prática tal inovação lúdico-educacional. Nesta primeira edição, o Biobingo ONG MAE foi executado com as aves mais famosas, curiosas e próprias da região de Londrina. Dentre as sessenta espécies apresentadas, tem-se a problemática pomba Avoante, ou Margozinha, a extinta localmente Araponga, o mestre dos disfarces Urutau, o desajeitado Jacuguaçu e o esplêndido Uirapuru-laranja. 
   O Biobingo da ONG MAE se mostrou uma excepcional oportunidade de diversão e aprendizado que mais de 100 pessoas puderam vivenciar durante o arraiá. Toda a equipe do GEA e Field School ONG MAE agradece a oportunidade de tal experiência e espera ansiosa por outras ocasiões de atuação junto à Escola Premier na tentativa de construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações. 


Diego Marques da Silva
Biólogo e coordenador do Grupo de Educação Ambiental (GEA)
ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE)

1-4 of 4