ANDRÉ FERNANDES
                  Domingo | 19 Set
Imaginário
André Fernandes | guitarra
Mário Laginha
| piano
Bernardo Sassetti | Fender Rhodes
Nelson Cascais | contrabaixo
Alexandre Frazão | bateria


André Fernandes tem vindo a afirmar-se como uma das forças maiores do jazz nacional através da sua participação em projectos com destacada relevância no panorama jazz do nosso país, diversos dos quais na qualidade de líder. Constituem sinais inequívocos dessa afirmação o convite de Lee Konitz para integrar o seu noneto, as sucessivas solicitações por parte da Orquestra Jazz de Matosinhos e o crescente reconhecimento do seu trabalho por parte da crítica nacional e internacional.

Na sequência do apreciável crescimento artístico evidenciado nos seus três primeiros álbuns (O Osso, Howler e Timbuktu), a constituição do seu novo quarteto, com Mário Laginha, Nelson Cascais e Alexandre Frazão, e a gravação de Cubo (álbum do ano de 2007 para vários críticos e publicações, que lhe valeu o título de músico de jazz do ano para o jornal Público) fizeram de André Fernandes um dos casos mais sérios no panorama jazzístico português. A sua música é, em todos os sentidos, nova, genuína e, sob o ponto de vista estilístico, insubordinável a qualquer rótulo. É um todo absoluto, a definitiva consolidação de um universo musical próprio, o qual, embora assente numa escrita de complexidade harmónica apreciável e plena de intervalos pouco usuais, tem o condão de arrebatar o ouvinte da forma mais assertiva.

Com a edição de Imaginário, André Fernandes passou a contar ainda com a prestação de um segundo pianista, nada mais nada menos do que Bernardo Sassetti, que no Festival de Jazz do Garajau se dedicará ao piano eléctrico Fender Rhodes, enquanto Mário Laginha se mantêm no piano acústico. E é o próprio Laginha quem reconhece que «é admirável a maneira como André Fernandes escapa sempre ao óbvio, sem nunca virar costas à essência da música.» E que mais se lhe poderia pedir?








 

André Fernandes | Perto

André Fernandes e o lançamento de Cubo na TV2

André Fernandes - solista convidado com Maria Rita & OJM

 
Ver também ANDRÉ FERNANDES no Festival TOAP 2010